15/07/25
Ascom Univasf
http://blogfolhadosertao.com.br
O evento foi realizado no auditório da Biblioteca do Campus Sede.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediou, na última sexta-feira (11) e sábado (12), o I Seminário Norte-Nordeste sobre Manejo Populacional de Cães e Gatos, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Pernambuco (CRMV-PE). Realizado no auditório da Biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), o evento reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, professores da Univasf, profissionais da área, membros de instituições públicas e integrantes da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas ao controle populacional ético desses animais.
O seminário foi aberto na manhã de sexta-feira pela presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Fernandes de Souza; pela presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), Maria Elisa Araújo; e pela diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Vanessa Negrini, que também apresentou, em seguida, o Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, de maneira on-line.
A diretora do MMA, Vanessa Negrini, participou de maneira on-line. |
Segundo Maria Elisa Araújo, presidente do CRMV-PE, o seminário teve como objetivo ampliar o debate sobre o manejo populacional de cães e gatos como uma política pública efetiva, que vá além da realização de campanhas isoladas de castração. “A sociedade está muito envolvida com essa temática, especialmente em períodos como o atual, de pré-campanha eleitoral, quando há um aumento nas ações de castração em massa. É preciso refletir se essas ações realmente promovem o bem-estar animal e contribuem para a redução populacional de forma sustentável”, destacou.
O evento surgiu após o lançamento no mês de junho das Diretrizes de Atuação para Responsabilidade Técnica em Programas, Campanhas e Mutirões de Esterilização Cirúrgica de Caninos e Felinos, estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), através da Resolução Nº 1.596/2024. Os novos parâmetros estão alinhados ao Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
As novas diretrizes têm o objetivo de tornar mais claras as orientações já estabelecidas em resoluções anteriores, ampliando a compreensão do tema para além do público profissional e envolvendo também a sociedade. Para a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas (CRMV-AL), Annelise Castanha Barreto Tenório Nunes, o debate sobre o manejo populacional ético é uma pauta constante no sistema federal e nos conselhos regionais.
“Há muito tempo discutimos essa temática, porque é fundamental compreender que o manejo populacional é uma política pública. Ele precisa ser implantado e conhecido não apenas pelos profissionais, que são os responsáveis pela execução, mas também pelos gestores públicos. E é essencial que a população compreenda seu papel nesse processo”, destacou Annelise, que participou do evento em Petrolina.
O docente do Colegiado de Medicina Veterinária e vice-diretor da Clínica Veterinária Universitária (CVU) da Univasf, Alexandre Redson Soares da Silva, também participou do evento e destacou a importância de promover o debate sobre o manejo populacional ético de cães e gatos entre as instituições de ensino, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária e o Ministério do Meio Ambiente. “Enquanto academia, buscamos mitigar as castrações realizadas de forma irregular, como aquelas feitas sem a presença de um número adequado de médicos veterinários. Por isso, é fundamental normatizar essas práticas e garantir o bem-estar dos animais”, afirmou.