23/06/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Prefeito do Recife tem reforçado presença no interior do estado
“O São João de Vitória é muito bonito. É um São João especial, assim como o do Recife. Vitória tem uma festa junina espetacular. Quem não for curtir Vitória pode curtir o Recife. Quem não for curtir o Recife pode curtir Vitória. O importante é viver a cultura do Nordeste, do estado de Pernambuco. É garantia de ter festa de qualidade”, disse João Campos, na noite do último sábado, elogiando o gestor e aliado, que, segundo ele, está fazendo um grande trabalho.
O prefeito do Recife observou que a festa é importante não apenas pela quantidade de shows que oferece, mas, especialmente, por movimentar a economia da cidade, gerando emprego e renda.
“É o turista que vem, é gente que consome no comércio, no informal, na produção de roupas e adereços. Não é somente a arrecadação da prefeitura, mas é principalmente a economia girando na mão das pessoas, garantindo alegria para quem está na festa e renda para quem está trabalhando”, avaliou João Campos.
Embora ainda não admita, o prefeito João Campos deve disputar a vaga para o Palácio do Campo das Princesas em 2026. Aproveita esses eventos para chegar mais perto da população. E não falta assédio por onde anda. Foi assim também quando chegou ao pátio de eventos em Vitória. Pedidos para tirar fotos e comentários de “meu governador”. Encontrou até outro João, que em 2013 tirou, em Vitória, uma foto com o então governador Eduardo Campos (1965-2014). “Agora somos nós dois no mesmo local”, brincou João Campos nas redes sociais.
“O São João da nossa cidade representa bem a cultura nordestina, e Pernambuco tem São João do litoral ao sertão. Vitória faz parte desse calendário e desse roteiro de festas juninas”, registra o prefeito Paulo Roberto, preferindo não fazer, por enquanto, estimativas de investimentos. A festa tem recursos da prefeitura e de parcerias com a iniciativa privada, mas não teve apoio do governo do estado. “É lamentável, mas quando o governo fomenta o São João do nosso estado em outras cidades faz com que também Vitória de Santo Antão venha a ser apresentada, porque para entrar no interior tem de passar por Vitória. E para sair do interior, pela BR-232, tem que passar na nossa cidade”, ressalta Paulo Roberto.
O prefeito avalia que a cidade da Zona Mata oferece hoje uma das maiores festas juninas do estado. “E não é mania de superlativo. Nosso São João hoje já está consolidado”, crava, sem a necessidade de disputar com outras cidades qual apresenta a melhor festividade.
“Vitória é uma cidade limítrofe da metropolitana e é a primeira do interior, pela BR-232. Somos o portal que leva para o São João de Pernambuco”.
A abertura dos shows do São João 2025 no Pátio de Eventos de Vitória, na noite de sábado, teve Jotavê, Trimanos Brasil, Luan Santana e Pedro Guerra, além de João Caverna e Edilma animando os intervalos. A programação segue até o próximo sábado (28).