27/10/24
Caio Moraes
http://blogfolhdosertao.com.br
Olinda teve disputa entre Vinicius Castello, candidato do prefeito João Campos, e Mirella Almeida, candidata da governadora Raquel Lyra
O segundo turno das eleições municipais aconteceu neste domingo (27), e, em Olinda (PE), o embate se deu entre Vinicius Castello (PT) e Mirella Almeida (PSD). No primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro, Vinicius recebeu 38,75% dos votos válidos (80.422 votos), enquanto Mirella obteve 30,02% (62.289 votos), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O petista contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de João Campos (PSB), prefeito reeleito do Recife e filho do ex-governador Eduardo Campos. Durante a campanha João buscou articular apoio de vereadores e forças politicas da cidade para apoiar seu aliado.
Mirella Almeida, por sua vez, é apoiada pelo atual prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), como sua sucessora, e pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).
Esta é a terceira vez que Olinda realiza um segundo turno em suas eleições municipais desde 1992. Em 2000, Luciana Santos (PCdoB) venceu Jacilda Urquiza, e em 2016, Professor Lupércio derrotou Antônio Campos.
O município é o 3º maior colégio eleitoral do estado, com um total de 535 mil eleitores aptos a votar em mais de 1,5 mil seções eleitorais.