18/06/24
Por Magno Martins
http://blogfolhadosertao.com.br

Decano da Câmara dos Deputados, o ex-deputado Gonzaga Patriota, filho de Sertânia, no Sertão dó Moxotó, agora é cidadão do Recife. O título partiu da Mesa Diretora da Casa e foi entregue, há pouco, pelo presidente Romerinho Jatobá.
Se tivesse sido reeleito, Patriota teria chegado ao décimo primeiro mandato. Com mais de 40 anos no parlamento, se manteve fiel às causas do Sertão, do Nordeste, de modo especial de Pernambuco e do País.

Três sertanejos, de três áreas de atuação distintas: Gonzaga Patriota, de Sertânia, na política; Cristina Amaral, também de Sertânia, no mundo musical, e este blogueiro, de Afogados da Ingazeira, da área de jornalismo.
O encontro foi na Câmara de Vereadores do Recife, cidade que acolheu, há pouco, numa linda e emocionante solenidade, Patriota como seu novo cidadão. Cristina e eu já somos igualmente cidadãos recifenses.
A longa jornada de Gonzaga Patriota
Compareci à solenidade que marcou a outorga do título de cidadão do Recife ao companheiro Gonzaga Patriota, merecidamente, concedida pela Mesa diretora da Casa de José Mariano.
Ao lado de familiares, o sertanejo Gonzaga Patriota foi saudado por vereadores, deputados estaduais e federais, além de amigos de velhos tempos que sempre estiveram presentes com ele numa luta de quase meio século.
Uma coisa que ficou bem clara-para os presentes e para a história, é que Gonzaga Patriota teve um importante desempenho e atuou como um político que sempre se preocupou com os problemas do Sertão e dos sertanejos.
Não foi preciso que o hoje primeiro suplente da Câmara Federal fizesse uma prestação de contas, pois os políticos que usaram o microfone para homenageá-lo, contaram um pouco da sua longa trajetória, a exemplo do jovem deputado federal Pedro Campos, filho de Eduardo Campos e neto do ex-governador Miguel Arraes que, ocuparam o gabinete que serviu ao sertanejo Gonzaga Patriota por cerca de 40 anos.
Vida longa, companheiro Gonzaga Patriota !
Machado Freire