04/02/24
Por Machado Freire
http://blogfolhadosertao.com.br
1-O manancial que abasteceu a população urbana de Salgueiro por muitos anos, secou completamente e sua parede e instalações hidráulicas serão restauradas.
2- Por muitos anos, o açude também deu condições de sobrevivência a mais de 25 famílias através da agricultura irrigada no chamado Perímetro Irrigado do Boa Vista.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas- Dnocs, Fernando Leão (com origem em São José do Belmonte), determinou que o açude Boa Vista – , em Salgueiro, será revitalizado, dentro de seis meses, passando por uma profunda reforma- tanto na área de engenharia civil quanto na hidromecânica, que foram danificadas ao longo dos anos, por falta de uma administração competente, que permitiu que o manancial chegasse ao total esgotamento do seu volume morto.
Esta semana, o engenheiro civil André Mavignier, que integra a equipe técnica do Setor de Barragens do Dnocs, em Fortaleza, veio a Salgueiro fazer uma vistoria nas instalação do Açude Boa Vista – na parte civil e hidráulica, e constatou que o equipamento público que tanto serviu à população de Salgueiro vive uma situação de “abandono”, por falta de administração comprometida com a coisa pública.
Na avaliação do técnico do Dnocs, a parede do açude será recuperada em toda sua extensão, inclusive com a reposição do meio-fio, bem como as instalações hidráulicas, que foram danificadas e terão que ser refeitas para permitir o devido controle do volume de água da reserva.
André Mavignier também inspecionou a passagem molhada da estrada de acesso-que foi implantada na gestão do engenheiro Otacílio Bezerra Leite, que também está precisando ser revitalizada e devidamente sinalizada, para evitar acidentes.
Na vistoria que instruirá o projeto de restauração do Açude Boa Vista, o engenheiro registrou que por falta de gestão, foi causado um grande dano ao manancial, chamando sua atenção o fato de que houve um bombeamento exagerado e danoso que levou ao fim a reserva do volume morto. ” Serão feitos os serviços necessários, mas o açude precisará de uma gestão eficiente, que evite problemas futuros”, disse o profissional.
Licitação: A direção do Dnocs está elaborando o projeto técnico que visa a revitalização do açude e, ao mesmo tempo, providenciando a licitação pública que permitirá que todos os serviços serão efetivados dentro de seis meses.
Paizinha Patriota defendeu melhorias efetivas
na conservação/recuperação do Boa Vista
Ao longo de suas atividades na Câmara Municipal de Salgueiro, a ex-vereadora Paizinha Patriota fez uma série de gestões em defesa da recuperação e melhorias nas instalações do açude Boa Vista, já no ano de 2017, chamando a atenção das autoridades sobre o estado de precariedade do manancial construído há 6 4 anos e com capacidade de mais de 16 milhões de metros cúbicos.
No requerimento 374, a ex-parlamentar – disse ao defender a revitalização do Boa Vista, que “o açude é muito importante para o desenvolvimento da agricultura naquela região e incentiva o turismo e lazer do município. “é necessário que seja feita a substituição da tubulaçao , que apresentam vazamentos que causam um grande desperdício de água” disse Paizinha.
Diante da gravidade do problema que não atingiu apenas o Açude Boa Vista, a então vereadora criou uma lei – a Lei 2.037, que instituiu o o Programa Água Viva, com ações de revitalização dos mananciais, que obriga o poder público a proceder uma série de ações de interesse público no tocante à preservação dos açude e barreiros.
Em outro requerimento, também aprovado por unanimidade, Paizinha Patriota evidenciou que em 2004 o Açude Boa Vista chegou a sua capacidade máxima, mas devido a vazamentos, foi feito um tamponamento na tubulação principal, mas hoje o manancial encontra-se em volume morto e não mais existe o tamponamento, o que compromete até o maciço da barragem”.
Novas fotos mostram situação
precária do açude do DNOCS
Usado para abastecer Sagueiro antes da inauguração da Adutora do Sertão, o açude da Boa Vista serve desde então para atender aos agricultores do perímetro irrigado implantado em Salgueiro nos anos 70 pelo Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS).
O açude cumpriu por muitos anos o seu dever, mas chegou a um estado deplorável devido à ação do homem e falta de chuvas na região.
Tivemos acesso nesta terça-feira (14) a algumas fotos que mostram como o ‘Açude do DNOCS’ se encontra atualmente. A parede de contenção está rachada, garrafas pets jogadas por toda parte, o açude praticamente seco, as tubulações enferrujadas, entre outros problemas.
Com capacidade para 16.448.450 m3 de água, o açude está com um acúmulo de água muito longe deste número. A solução para amenizar os problemas estruturais é uma intervenção do Governo Federal, através do DNOCS. Já em relação aos recursos hídricos, só resta pedir a Deus para chover.