Santa Cruz é eliminado da Série D e precisa de milagre para não ficar sem divisão

24/07/23
Haim Ferreira
blogfolhadosertao.com.br

 

Tricolores precisam torcer para o Retrô conseguir o acesso ou não terão divisão no ano que vem

Os tricolores perderam por 1×0 para o Iguatu, na noite deste domingo (23), no interior do Ceará, e não aproveitaram as combinações de resultado e saldos de gols que lhe ajudaram.

O Potiguar de Mossoró empatou em 0x0 com o Nacional de Patos, enquanto o Pacajus perdeu por 3×2 para o Campinense, que já estava eliminado. A equipe coral só precisava de uma vitória simples, por apenas um gol de diferença, mas não fez o mais importante: a sua parte.

Agora, a única e última saída dos tricolores será torcer a todo custo para o Retrô conseguir o acesso, abrindo a sua vaga para os corais. Outra possibilidade, mas totalmente remota, é o Petrolina desistir da disputa.

O Santa Cruz termina a disputa da Série D 2023 na sexta posição do Grupo 3, com 20 pontos somados. Ao todo, a campanha extremamente irregular teve cinco vitórias, cinco empates e quatro vitórias.

Para se ter ideia, os tricolores não venceram nenhum dos seus seis últimos jogos. A equipe chegou a ficar na vice-liderança do Brasileirão no início da competição, mas caiu vertiginosamente.

RETRÔ É A ÚLTIMA SALVAÇÃO DO SANTA CRUZ:

Matematicamente, o Santa Cruz ainda tem uma última chance de conseguir jogar o Brasileirão do ano que vem. Isso pode acontecer se o Retrô conseguir o acesso para a Série C.

Como a Fênix já tinha sua vaga assegurada na Série D de 2023 por ter sido vice-campeã pernambucana, a equipe de Camaragibe abriria sua vaga para os tricolores.

DIVULGAÇÃO
Retrô é a última esperança do Santa Cruz para disputar o Brasileirão em 2024 – DIVULGAÇÃO

A outra possibilidade, porém esta bem mais remota, seria o Petrolina desistir da sua participação, cedendo ela para o Santa Cruz. No entanto, o presidente da Fera Sertaneja já deixou claro que não tem motivos para este vexame.

Isso porquê a CBF otimizou o seu sistema de repasse aos clubes que disputam a Série D, que têm custeadas as suas viagens e hospedagens. Como a questão financeira deixa de ser um impedimento, o Petrolina vai jogar o Brasileirão normalmente.

SANTA CRUZ “SEM CALENDÁRIO” EM 2024:

A péssima temporada de 2023 trará grandes sequelas para o Santa Cruz no ano que vem. Por ter feito uma campanha ruim no Campeonato Pernambucano, os tricolores não jogarão a Copa do Brasil e precisarão disputar a fase eliminatória da Copa do Nordeste.

Com apenas o estadual no calendário, a equipe coral corre grande risco de só atuar nos primeiros meses de 2024 e depois tirar férias forçadas. Seriam mais de seis meses sem nenhuma partida oficial.

FICHA DO JOGO – IGUATU 1×0 SANTA CRUZ:

IGUATU: Geferson; Talisson Calcinha, Regineldo, Júlio Nascimento e Guidio; Max Oliveira, Thalison Silva, Dedeco e Otacílio Mendes; Pedrinho e Araçoiaba. Técnico: Washington Luiz.

SANTA CRUZ: Michael; Rhuan Rodrigues, Dudu, Guedes e Marcus Vinícius; Wagninho, Fabrício e Chiquinho; Maranhão, Alessandro e Iago. Técnico: Evaristo Piza.

COMPETIÇÃO: Série D do Brasileirão (14ª rodada)

LOCAL: Morenão, em Iguatu-CE

GOLS: 

  • Otacílio, aos 7 min do 1°T (Pacajus)

ARBITRAGEM: Grazianni Maciel Rocha (RJ); Wesley Rodrigues Miguel (CE) e Tiago Castro e Silva (CE)

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE D 2023:

Deixe um comentário