17/08/22
Por Letícia Freitas
blogfolhadosertao.com.br
Jovem de Carpina conta que descobriu os asteroides após quatro meses de pesquisa e diz já ter planos para continuar os estudos em astronomia
Os asteroides identificados por Raul ficam em Marte e Júpiter, numa área chamada Cinturão de Asteroides. O jovem contou que sempre teve vontade de estudar astronomia, até que um dia teve a oportunidade.
“Eu sempre tive vontade de pesquisar ciência, de fazer alguma pesquisa sobre ciência, só que eu nunca tive a oportunidade”.
Raul descobriu o programa International Astronomical Search Collaboration (IASC) em seu feed no Instagram. O programa é parceiro da Nasa em uma colaboração internacional de pesquisa astronômica e responsável por atrair voluntários de diferentes partes do mundo.
“Eu estava na rede social quando vi um post falando que iria começar uma nova campanha da Nasa, que é a caça de asteroides. Daí, eu cliquei no post para saber mais sobre esse assunto”, relatou o jovem.
Pesquisando em casa, usando o computador do pai, Raul começou sua pesquisa em janeiro deste ano e levou cerca de quatro meses para descobrir os asteroides que lhe renderam a premiação.
“A gente pode pesquisar a hora que quiser. Daí, quando acreditar que achou os asteroides, se faz um relatório sobre objeto encontrado e envia para eles”, disse.
Após descobrir os asteroides, Raul enviou nesse relatório encaminhado para a Nasa dados dos achados, como tamanho, localização, velocidade e magnitude.
O estudante contou que o contato acontecia por e-mail, através dos documentos de pesquisa que eram enviados para que ele respondesse.
Ansioso pelo resultado, que só saiu alguns dias após o envio do relatório e análise de especialistas, Raul contou que ficou muito feliz com a descoberta e em ter podido colaborar com a ciência.
Quando perguntado sobre se já tinha feito algum teste para para avaliar seu QI., Raul respondeu: “Eu já tive vontade de fazer um tete de QI, mas eu nunca fiz.”