Suape apresenta Hub de Hidrogênio Verde para pesquisadores

13/08/22

ImprensaSuape

blogfolhadosertao.com.br

 

O evento, promovido pela Escola Politécnica de Pernambuco, pretende discutir as pesquisas e projetos para a produção de energia verde no Estado

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

As iniciativas pioneiras do Complexo Industrial Portuário de Suape para produção de energia limpa vêm chamando, cada vez mais, a atenção de estudiosos e pesquisadores da área. Na próxima segunda-feira (15), a estatal portuária participa do evento “Hidrogênio: a onda verde”, promovido pela coordenação do curso de engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE). Na ocasião, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti( foto ),  apresentará à academia o projeto Tech Hub H2V, lançado, recentemente, com o objetivo de transformar o complexo em um laboratório vivo de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no combustível sustentável.

Segundo o fundador e coordenador do Laboratório de Combustíveis e Energia da Universidade de Pernambuco, Sérgio Peres, o evento é o primeiro de uma série de atividades planejadas pela instituição de ensino para ampliar o debate sobre combustíveis sustentáveis e a sua futura produção em Pernambuco. “Aproveitamos o momento do lançamento inovador do Hub de Hidrogênio em Suape para trazer esse tema para o meio acadêmico e divulgar as pesquisas que estamos desenvolvendo na área”, explica.

 Para Carlos Cavalcanti, o debate é uma ótima oportunidade para o Complexo de Suape se alinhar ainda mais com a academia. “Precisamos sempre avançar em pesquisas e essa é mais uma semente que estamos plantando para reforçar a parceria com a universidade. Ter a academia ao nosso lado é fundamental para impulsionar o projeto piloto para produção de hidrogênio verde no complexo”, pontua.

A programação também vai abordar temas como formas de produção de hidrogênio, caraterísticas do produto, uso energético e como matéria-prima. Estarão presentes no debate o professor adjunto da Poli/UPE Eduardo Loureiro  e o diretor do escritório da Fraunhofer no Brasil, Rodrigo Pastl. Ele representa uma organização alemã que desenvolve pesquisas focadas em tecnologias de relevância para o futuro.

O “Hidrogênio: a onda verde” acontece a partir das 18h, no auditório da Escola Técnica Joseph Mesel, localizadaa na Rua Benfica, 455, Madalena, na Zona Oeste do Recife. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição (gratuita) pelo link:encurtador.com.br/dLMR4. O número de vagas é limitado.

Deixe um comentário