23/02/22
Augusto Tenório
blogfolhadosertao.com.br
Pesquisa eleitoral CNT/MDA mostra a intenção de voto de Lula e Jair Bolsonaro nas regiões do Brasil
- Nordeste: Lula 61% x Bolsonaro 16%
- Sudeste: Lula 34% x Bolsonaro 32% (empate técnico)
- Sul: Lula 40% x 32% Bolsonaro: (empate técnico)
- Soma do Centro-Oeste e Norte: Lula 35% x Bolsonaro 34% (empate técnico)
O ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro – FOTO: RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA E CAROLINA ANTUNES/PR
A diferença entre a intenção de voto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) aumentou no Nordeste. Enquanto isso, sua vantagem diminuiu no Sudeste, indicando um empate técnico, como ocorre nas demais regiões. Isso é o que apresenta a pesquisa eleitoral CNT/MDA, divulgada nesta semana.
Como mostra o levantamento deste mês, Lula tem 61% da intenção de voto do eleitorado nordestino, enquanto Bolsonaro tem 16%. São 45 pontos percentuais de diferença, o que significa um acréscimo de 7 pontos na vantagem do petista na região.
No Sudeste, Lula segue liderando, mas viu sua vantagem para o atual presidente encolher. Na região, o ex-presidente tem 34% da intenção de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 32%. Isso significa que a vantagem de nove pontos do petista, atingida em dezembro, diminuiu para dois pontos.
Tecnicamente, considerando-se a margem de erro de 6,0 pontos percentuais para mais ou para menos (quando o dado refere-se às estratificações do eleitorado), Lula e Jair Bolsonaro estão tecnicamente empatados no Sudeste. O atual presidente também ganhou terreno na média nacional, mas ainda enfrenta uma das maiores taxas de rejeição.
No Sul, a liderança também é de Lula, mas também há espaço para empate técnico. Ele tem 40% da intenção de voto, contra 32% de Bolsonaro. Na soma das regiões Centro-Oeste e Norte, apresenta-se outro empate técnico: 35% para o ex-presidente e 34% para o atual chefe do executivo.
Em resumo:
- Nordeste: Lula 61% x Bolsonaro 16%
- Sudeste: Lula 34% x Bolsonaro 32% (empate técnico)
- Sul: Lula 40% x 32% Bolsonaro: (empate técnico)
- Soma do Centro-Oeste e Norte: Lula 35% x Bolsonaro 34% (empate técnico)
Informações sobre a pesquisa CNT
A pesquisa CNT entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 16 e 19 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,6%.
Mais:
Pesquisa CNT: Lula lidera, mas Bolsonaro ganha terreno; Moro é ultrapassado por Ciro
Pesquisa CNT: Sergio Moro pode perder para Bolsonaro em eventual 2º turno
Pesquisa mostra a segunda opção de voto; Ciro poderia ajudar vitória de Lula no 1º turno
Veja intenção de voto do eleitorado evangélico e católico, segundo pesquisa
Tudo dentro da LEI !
Todo mundo sabe -especialmente os técnicos e políticos profissionais, que pesquisa é feito uma “nuvem”, que muda de lugar e forma a todo momento.
Mas no caso específico da marcha para a corrida presidencial de outubro, sabe-se muito bem que vencerá o pleito aquele que tiver o preparo (global/geral) mais robusto.
Acreditamos, inclusive, que a situação político/partidária/eleitoral/social e policial do Brasil é bem outra em relação à tudo que aconteceu há quatro anos e, também, aos pleitos ocorridos nos últimos 12/16 anos.
Que os políticos e os partidos, principalmente, respeito minimamente a população brasileira que começa – já agora, antes da data já começa a vislumbrar campanha eleitorais antecipada.
Que o Ministério Público e a Justiça Eleitorais passem, já agora, a trabalhar com o máximo de rigor, fazendo cumprir a Lei.