Pedro Eurico vira réu por acusações de violência contra a ex-mulher

02/02/22

Por Raphael Guerra

blogfolhadosertao.com.br

MPPE denunciou Pedro Eurico por perseguição, violência psicológica e estupro. Justiça deu prazo de dez dias para que ele apresente defesa prévia
HÉLIA SCHEPPA/SEI
 Eurico deixou cargo no governo de Pernambuco, em novembro de 2021, após entrevista da ex-esposa detalhando os anos de violência – Foto Hélia Scheppa/SEI

 

A 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Recife aceitou denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em desfavor do ex-secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Agora na condição de réu, ele será notificado da decisão e terá prazo de dez dias para apresentar a defesa prévia em relação às acusações de perseguição, violência psicológica e estupro contra a ex-mulher, a economista aposentada Maria Eduarda Marques de Carvalho. A coluna Ronda JC teve acesso à decisão da juíza Marylúsia Pereira Feitosa Dias de Araújo, publicada na tarde desta terça-feira (1º).

“Cite-se denunciado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias, podendo arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário. Fica o(a) acusado(a) ciente também de que, no caso de condenação será fixado na sentença, valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando-se os prejuízos sofridos pela ofendida”, informa decisão da magistrada.

As penas para os crimes de perseguição e de violência doméstica podem chegar a dois anos de prisão, cada. Já para o estupro, a pena máxima é de dez anos, em caso de condenação. Não há prazo para julgamento.

O processo é referente à denúncia encaminhada pela 26ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital à Justiça na última sexta-feira (28). Em 17 de dezembro do ano passado, Pedro Eurico já havia sido denunciado pela 10ª Promotoria de Justiça Criminal de Olinda por descumprimento de medida protetiva, perseguição e violência psicológica contra Maria Eduarda. Essa primeira denúncia está sob segredo de justiça, por isso o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPPE) não confirma se Pedro Eurico já virou réu e em que fase está o processo.

Procurada pela coluna Ronda JC, na tarde desta terça-feira (1º), a defesa de Pedro Eurico respondeu por meio de nota oficial. “A defesa de Pedro Eurico recebe com surpresa a notícia do oferecimento da denúncia na comarca de Recife, uma vez que não existe absolutamente nenhuma prova dos crimes ali descritos. A denúncia baseou-se unicamente na palavra da sua ex-esposa e desconsiderou a linha de defesa, a despeito dos vários elementos que indicam inverdades no relato da acusação”, afirmou o texto. “A defesa segue confiando na elucidação dos fatos e reitera que demonstrará, ao juiz, a inocência do acusado”, completou.

Desde que as acusações vieram à tona, durante entrevista dada pela ex-esposa, 07 de dezembro de 2021, Pedro Eurico nunca falou sobre o caso. No mesmo dia, ele decidiu se afastar do cargo do secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco. Ele ocupava cargos no governo do Estado desde 2012.

ARTES/JC
PROCESSO_WEB – ARTES/JC
ACUSAÇÕES

Em 20 anos de relacionamento, a ex-esposa registrou dez boletins de ocorrência em delegacias do Estado. Em entrevista à TV Jornal, Maria Eduarda Marques relatou que, ao longo de mais de duas décadas, o relacionamento entre ela e Pedro foi marcado por diversos tipos de violência, como agressões e ameaças de morte. “Sempre acreditei que Pedro Eurico iria cumprir com o que me dizia: não ser mais violento, não ser agressivo. Mas era tapa, murro, chute…”, contou a ex-esposa.

O primeiro boletim de ocorrência foi ainda na fase em que os dois namoravam, em 2000, na Delegacia da Mulher, na área central do Recife. Exames de corpo de delito, no Instituto de Medicina Legal (IML), confirmaram as agressões físicas. No entanto, a queixa foi retirada.

Em 2002, segundo Maria Eduarda, a violência continuou. Um ano depois, os dois se casaram. Mas já em 2006, houve a separação. “Como as ameaças continuaram, fui morar em São Paulo. E fiquei separada morando em São Paulo dois ou três anos. Ele foi novamente insistir, pedir perdão, disse que nada ia mais acontecer. Voltei para o Recife e reatamos em 2008”, disse.

Ela contou que a relação conturbada e com agressões não mudou. “Cheguei a sair do País. Mas, em 2012, precisei voltar, e casamos novamente. Era uma coisa tão terrível. Ameaças tão fortes, não sabia mais o que fazer.” Em janeiro do ano passado, segundo a economista, houve a última agressão física. “Decidi: agora não dá mais. Ele passou a semana inteira batendo porta, gritando, dizendo que não ia mais aguentar esse relacionamento. Saí de casa”, descreveu.

Em 1º de novembro do ano passado, Maria Eduarda voltou a procurar a polícia. Informou que o ex-marido teria tentado invadir a casa onde ela estava morando, em Olinda. No dia seguinte, ela conseguiu uma medida protetiva expedida pelo TJPE. Mas cinco dias depois ele teria descumprido e tentado ir até o apartamento.

Avanço da Covid: Pernambuco ultrapassa 700 mil casos do vírus com mais 6 mil confirmações

02/02/22

Por Cinthya Leite

blogfolhadosertao.com.br

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (1º), mais 6.010 casos da doença
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Estado totaliza 704.277 infecções pelo coronavírus – Foto: Guga Matos/JC Imagem

Com mais de 6 mil novos casos da covid-19 confirmados apenas nesta terça-feira (1º), Pernambuco ultrapassou a marca de 700 mil registros de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia no Estado, em março de 2020. Neste auge da variante ômicron, o dia teve, do total de confirmações, 222 casos (3,7%) entre crianças de 5 a 11 anos — faixa etária pediátrica elegível para a vacinação contra a covid-19. Nesse universo de infecções do grupo infantil, três casos evoluíram para a forma mais severa da doença: a síndrome respiratória aguda grave (srag). Os demais, 219 crianças, manifestaram sintomas leves.

Também estão sendo contabilizados 16 óbitos, ocorridos entre os dias 17/07/2021 e 30/01/2022. Com isso, o Estado totaliza 20.659 mortes pela covid-19.

 

Novo protocolo de isolamento

Pernambuco atualizou o protocolo para o afastamento das funções de todos os casos confirmados para covid-19 e isolamento. Agora, para as pessoas com diagnóstico positivo da doença, sejam sintomáticas ou não, a nova recomendação é manter isolamento por sete dias e retorno às atividades no oitavo dia. Mas é necessário observar a ausência de sintomas nas últimas 24 horas, principalmente manifestações respiratórias e febre. Anteriormente, o Estado sugeria 10 dias, mais 24 horas sem sintomas para sintomáticos. E eram recomendados sete dias para assintomáticos.

A secretária-executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Patrícia Ismael, reforça que a decisão do comitê técnico se baseia em ações adotadas em outros países e com aval dos especialistas membros do grupo. “Com a mudança, Pernambuco passa a igualar os casos sintomáticos e assintomáticos”, diz Patrícia. Ela ressalta que é importante deixar todos atentos à necessidade do cumprimento desse protocolo para proteção dos contatos próximos. “Para o retorno a atividades cotidianas e de trabalho, o paciente precisa contabilizar, pelo menos, 24 horas sem sintomas, não sendo necessário realizar novo teste”, explica.

O médico infectologista Demetrius Montenegro, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, destacou, na reunião, o comportamento das variantes do coronavírus. “Temos observado que o comportamento virológico da ômicron é mais curto, mas é bastante importante. Por isso, precisamos estar atentos aos sinais e sintomas e à manutenção do isolamento, além do uso de máscara de forma correta”, alerta.

Os membros do comitê técnico ainda reforçaram a manutenção do afastamento de profissionais dos serviços de saúde que apresentam fator de agravamento para a doença. “Resolvemos manter as recomendações já vigentes. Os profissionais com obesidade, com IMC acima de 40, idosos a partir de 70 anos, gestantes e pessoas vivendo com HIV/Aids devem permanecer afastados. Entendemos que esses trabalhadores devem ser protegidos devido às suas condições, ainda mais neste momento de aceleração da circulação da variante ômicron”, diz o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

TESTAGEM

Nessa segunda (31), passaram a funcionar novos centros de testagem de covid-19 administrados pela Prefeitura do Recife. Entre as unidades municipais, estão a da Uninassau, bairro das Graças, Zona Norte do Recife; a do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, também na Zona Norte; e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep; Zona Sul. Com os novos locais, a capacidade diária de testes realizados, pelo Recife, vai para 6,5 mil testes por dia. Agora, para marcar o exame, é preciso anexar um comprovante de residência, no momento do agendamento, no Bora Testar — no site ou aplicativo do Conecta Recife. Além disso, é necessário apresentar o comprovante, de forma presencial, no momento da testagem.

Já a Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou a partir de ontem mais um local para a população fazer o exame. O novo ponto é no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda. O funcionamento é de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea. Com mais este centro, já são oito pontos de testagem disponibilizados pelo Estado.

Brasil goleia Paraguai pela eliminatórias

02/02/22

Por Yuri Teixeira

blogfolhadosertao.com.br

Com grande atuação coletiva, Seleção não deu chances para o rival no Mineirão
Coutinho foi destaque do Brasil contra o Paraguai

O Brasil fechou mais uma data Fifa sem derrota nas Eliminatórias para a Copa do Catar. Depois de empatar em Quito com o Equador, com uma atuação abaixo da crítica, nesta terça-feira (1) a Seleção Brasileira não encontrou dificuldades para passar pelo Paraguai. Em ritmo de treino e com grande atuação coletiva, com destaque para o meia Philippe Coutinho, o time comandado por Tite goleou os paraguaios por 4×0, no Mineirão, em encontro válido pela 16ª rodada da competição continental e chegou aos 39 pontos. De volta ao futebol inglês, o camisa 11 ditou o ritmo das jogadas ofensivas brasileiras e estava sempre deixando os companheiros em boas condições para finalizar.

Com quase 80% de posse de bola no primeiro tempo, o Brasil mostrou superioridade durante os quase 50 minutos da etapa inicial. Logo no primeiro minuto, Raphinha chegou a abrir o placar, mas o árbitro anulou o gol, após auxílio do VAR. O atacante levou a bola com o braço. Aos 27, porém, não teve jeito. Em grande lançamento de Marquinhos, o jogador do Leeds dominou bonito, fintou a marcação e bateu no canto esquerdo de Antony Silva.

Satisfeito com a equipe, o técnico Tite não voltou para o segundo tempo com alterações e a Seleção seguia sufocando o Paraguai. Em bela jogada de Vini Jr, Raphinha carimbou a trave adversária. Na sequência, Paquetá perdeu grande chance ao receber ótimo lançamento de Coutinho. Aos 16, no entanto, o agora jogador do Aston Villa voltou deixou sua marca. Em novo passe de Marquinhos, Coutinho bateu de fora da área e não deu chances para o goleiro adversário. Já na reta final, Antony, em belo chute colocado, e Rodrygo, fizeram mais dois para decretar a goleada brasileira.

Ficha do jogo

Brasil
Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Telles; Fabinho, Lucas Paquetá (Rodrygo) e Coutinho (Bruno Guimarães); Raphinha (Everton Ribeiro), Vini Jr (Antony) e Matheus Cunha (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.

Paraguai
Antony Silva; Robert Rojas (Escobar), Balbuena, Junior Alonso e Arzamendia (David Martínez); Villasanti (Benítez), Ojeda e Richard Sánchez; Almirón, Samudio e Carlos Gonzále (Sanabria). Técnico: Guillermo Schelotto.

Estádio: Mineirão (Belo Horizonte/MG)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Maximiliano Del Yesso (ambos da ARG)
VAR: Patricio Loustau (ARG)
Gols: Raphinha, aos 27′ do 1T, Coutinho, aos 16′, Antony, aos 40′ e Rodrygo, aos 42′ do 2T (BRA)
Cartões amarelos: Junior Alonso, Arzamendia e Villasanti (PAR)

Náutico vence Sete de Setembro em jogo que marca volta de Kieza

02/02/22

Por William Tavares

blogfolhadosertao.com.br

Timbu ganhou por 3×0, na Arena de Pernambuco, pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano
Náutico venceu Sete de Setembro por 3x0

O Sete de Setembro segue sofrendo diante do Trio de Ferro da Capital. Depois de ser goleado por 7×0 para o Sport, o time de Garanhuns também não foi capaz de segurar o Náutico. Nesta terça (1º), o Timbu venceu por 3×0, na Arena de Pernambuco, pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano. Com o resultado, os alvirrubros assumiram a liderança do torneio, com seis pontos.

Foram 28 minutos segurando o Náutico. A intensidade dos visitantes encurralou o Sete de Setembro. A diferença de velocidade e organização dos dois times era visível. Leandro Carvalho quase marcou em chute colocado na entrada da área. Richard Franco chegou perto em cabeçada.

Mas era questão de tempo. Quando Júnior Tavares cobrou a falta, esperava-se uma defesa tranquila de Saulo. Eis que o goleiro deu um passe a mais para a direita e, quando o chute veio, no meio do gol, não teve força para desviar a bola com uma mão só. Suficiente para o Timbu furar a retranca dos mandantes.

A pressão do Náutico não cessou com a vantagem. Em escanteio cobrado por Leandro Carvalho, Richard Franco, na pequena área, desperdiçou a chance de ampliar. Nos acréscimos da primeira etapa, porém, o artilheiro alvirrubro no Estadual deixou o dele. Carpina pegou sobra na entrada da área e bateu colocado para fazer o segundo do Timbu no duelo e o terceiro dele na competição.

A bola parada permanecia como uma arma poderosa dos visitantes.  Aos 7, Leandro Carvalho foi derrubado na área. Pênalti que Ewandro cobrou com categoria para fazer 3×0. Com a vitória assegurada, o técnico Hélio dos Anjos aproveitou para botar mais peças da base, como Waguininho e Felipe Cabelereira, além do centroavante Kieza, que não atuava desde julho do ano passado.

O próximo jogo do Náutico será sábado (5), às 20h, contra o Sampaio Corrêa, no Castelão, pela terceira rodada da Copa do Nordeste 2022.

Ficha técnica

Sete de Setembro 0

Saulo (Neneka); Sílvio, Fabinho e Fernando; Rony, Anderson Recife, Anderson São João (Nego Brejão), Pantico e Jonilson; Clóves (Roger) e Abuda (Souza). Técnico: Luís Miguel.

Náutico 3

Lucas Perri; Thassio, Camutanga, Rafael Ribeiro e Júnior Tavares (Luan); Rhaldney, Richard Franco (Waguininho) e Carpina; Ewandro (Felipe), Robinho (Kieza) e Leandro Carvalho (Pedro Vitor). Técnico: Hélio dos Anjos

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior. Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Tulio de Farias Ribeiro Caldas
Gols: Júnior Tavares (aos 28 do 1ºT), Carpina (aos 46 do 1ºT) e Ewandro (aos 7 do 2ºT)
Cartões amarelos: Rhaldney (N); Fabinho, Abuda, Sílvio (S)
Público: 210 torcedores
Renda: R$ 2.640,00

Leia também
• Álvaro recebe sondagens e pode deixar o Náutico
• Diretoria nega proposta para promover retorno de Thiago ao Náutico

Ministro Barroso diz que dados do TSE vazados por Bolsonaro ‘auxiliam milícias digitais e hackers’

02/02/22

Agência O Globo

blogfolhadosertao.com.br

 

Segundo o presidente do TSE, não há adjetivos para descrever a conduta do presidente, que expôs a estrutura interna da TI da Corte
Sessão de abertura do ano de 2022 no TSE

Na primeira sessão do ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, criticou o presidente Jair Bolsonaro, em razão do vazamento de dados de uma investigação sigilosa que apura um ataque hacker à Corte. Segundo Barroso, a atitude de Bolsonaro expôs dados que ajudam “milícias digitais e hackers” que queiram invadir o sistema do TSE.

— Ninguém fornece informações que possam facilitar ataques invasões, e outros comportamentos delituosos. Tudo aqui é transparente, mas sem ingenuidades. Sempre lembrando que informações sigilosas que foram fornecidas à Polícia Federal para auxiliar uma investigação foram vazadas pelo próprio presidente da República em redes sociais, divulgando dados que auxiliam milícias digitais e hackers de todo mundo que queiram invadir nossos equipamentos — disse Barroso.

Em seguida, acrescentou:

— O presidente da República vazou a estrutura interna da TI [tecnologia da informação] do Tribunal Superior Eleitoral. Tivemos que tomar uma série de providências de reforço da segurança cibernética dos nossos sistemas para nos proteger. Faltam adjetivos para qualificar a atitude deliberada de facilitar a exposição do processo eleitoral brasileiro para ataques criminosos.

A divulgação das informações levou o TSE a pedir uma investigação de Bolsonaro, que atualmente está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Na semana passada, o presidente da República faltou ao depoimento marcado para que pudesse falar sobre o assunto. A Advocacia-Geral da União (AGU), que defende Bolsonaro, diz que a investigação do ataque hacker não estava em segredo. Já a delegada da Polícia Federal responsável pelo inquérito para apurar a conduta do presidente diz que o caso era sigiloso sim.

Bolsonaro tornou as informações públicas com o objetivo de atacar a credibilidade das urnas eletrônicas, embora não houvesse relação do ataque com o funcionamento das urnas. Em relatório de novembro, mas tornado público semana passada, a delegada Denisse Dias Ribeiro, da PF, afirmou que Bolsonaro teve “atuação direta, voluntária e consciente” na prática do crime de violação de sigilo funcional.

Nesta terça-feira, Barroso afirmou que o voto impresso, que já foi defendido por Bolsonaro é um retrocesso que permite fraudes.

— Inovações como a urna eletrônica e a biometria asseguram a confiança, a rapidez e a eficiência na coleta e apuração de votos — afirmou o presidente do TSE.

O ministro atuou como observador na eleição recém-ocorrida em Portugal. Ele elogiou a organização e aproveitou para dar uma indireta a Bolsonaro, que já deu sinais de que pode não aceitar uma derrota na eleição presidencial de 2022.

— Um show de organização e democracia. Debate público de qualidade que não foi dominado pelo ódio e pela desinformação disseminados pelas mídias sociais. Ao contrário do que ocorre em outros países, as mídias sociais em Portugal têm muito menos peso. Apesar da surpresa, todos aceitaram o resultado surpreendente, com civilidade e respeito aos vencedores, sem acusações infundadas de fraudes, sem grosserias.

Barroso também defendeu a necessidade de ampliar a participação da mulher na política. E lamentou o aumento de casos e mortes na pandemia de Covid-19. Em outra indireta a Bolsonaro, Barroso elogiou a vacinação contra a doença “mesmo contra as forças contrárias e as narrativas sem amparo científico”.

Sem citar nomes, ele criticou o aplicativo de mensagens Telegram. O TSE estuda entrar em ação para proibir seu funcionamento no Brasil, como parte das ações de combate às notícias falsas durante as eleições. Desde 2018, a Corte tenta notificar os responsáveis pela empresa, sem sucesso. Internamente, magistrados da Justiça Eleitoral consideram que o Congresso deveria agir para aperfeiçoar a legislação sobre o tema.

— Plataformas que queiram operar no Brasil têm que estar sujeitas à legislação brasileira e às autoridades judiciais do país. Nenhuma mídia social pode se transformar num espaço mafioso, onde circulem pedofilia, venda de armas, de drogas, de notas falsa, ou de campanhas de ataques à democracia, como foi divulgado pela imprensa nacional, que por semanas observou durante semanas o que circulou em redes que pretendem atuar no Brasil — disse Barroso.

Ele afirmou ainda que houve dificuldades para a fabricação de urnas eletrônicas para substituir os equipamentos mais velhos, em razão da escassez de matéria-prima, mas a questão foi resolvida após negociação com as empresas automobilísticas, que também usam esse material nos carros.

— Foram meses de tensão e negociação com a empresa automobilísticas. Felizmente conseguimos todas as peças de que precisávamos — afirmou Barroso.

Leia também
• Moraes rejeita recurso da AGU para adiar depoimento de Bolsonaro à PF
• AGU tentou retirar Moraes da relatoria de processo que apura se Bolsonaro vazou dados sigilosos
• Em discurso de abertura, Fux diz que em 2022 não há espaço para ‘ações contra o regime democrático’
• Eduardo Bolsonaro confirma filiação ao PL em março