Estado investiga mais 13 mortes suspeitas de covid-19 e outros vírus respiratórios

Por Coluna JC Saúde e  Bem-Estar
 25/03/2020 às 18:06
O Estado  tem 14 óbitos (srag), cuja causa pode estar associada a vários agentes, como o novo coronavírus. Nove dessas mortes fazem parte da faixa etária a partir dos 60 anos
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Hospital Universitário Oswaldo Cruz é uma das unidades da rede estadual que são referência em assistência aos pacientes infectados pelo novo coronavírus – Foto: Yacy Ribeiro/JC imagem  

            Após ser  confirmada, no início da tarde  de ontem (25), a primeira morte causada pelo novo coronavírus em Pernambuco, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, informou que há outros 13 óbitos suspeitas de covid-19 e outros vírus respiratórios em investigação.

          As análises mostram que são casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), que podem ter como causa a infecção pelo novo coronavírus ou o adoecimento por outros agentes, como os vírus da gripe. A primeira vítima fatal, em Pernambuco, é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife, referência para o acompanhamento dos casos de covid-19 na rede estadual.

        “Ao todo, o Estado registra, até o momento, 14 óbitos por srag, e nove deles fazem parte da faixa etária a partir dos 60 anos. Vários vírus podem causar essa síndrome, incluindo o novo coronavírus. Estamos, então, atentos à possibilidade de covid-19 (nesses casos de srag)”, destacou André Longo, que pediu atenção especial para os idosos durante coletiva de imprensa online realizada pelo Governo de Pernambuco e iniciada no fim da tarde desta quarta-feira (25).

     De acordo com o secretário, a taxa de letalidade associada à covid-19 aumenta ao longo do envelhecimento. “A mortalidade é superior a 3% entre 60 e 70 anos, maior do que 8% dos 70 a 80 anos e maior do que 14,5% a partir dos 80 anos. Neste momento (da pandemia), o essencial é cuidar das vidas das pessoas mais vulneráveis, incluindo os mais idosos”, frisou o gestor.

Deixe um comentário