11/09/21
Por Jamildo
blogfolhadosertao.com.br
Políticos de Pernambuco se revoltaram com a decisão do Governo Federal e passaram a articular o ramal SUAPE da ferrovia
ATRASO Obras da Transnordestina começaram em 2006. Não foram concluídas mesmo com R$ 6,4 bi investidos – FOTO: DIEGO NIGRO / ACERVO JC IMAGEM
A emenda foi assinada por todos os deputados estaduais que compõe a mesa diretora da Assembleia e já está em vigor. A medida é uma ação do governo que busca contribuir para viabilizar a conclusão do Ramal Suape, da Ferrovia Transnordestina.
A instituição de um marco constitucional para o desenvolvimento da malha ferroviária estadual permitirá ampliar a competitividade logística de Pernambuco, com um modal mais econômico e sustentável ambientalmente, resultando em maiores oportunidades de emprego e renda para os pernambucanos.
“Temos uma ferrovia já construída, que vai do interior do Piauí até o município de Custódia, no Sertão de Pernambuco. Todos os estudos técnicos mostram que a conclusão da Transnordestina até Suape é a opção mais viável, seja pelo percurso menor, seja pelo custo da obra a ser finalizada. Com o envio dessa emenda constitucional ao Legislativo, estamos deixando claro que todos os esforços necessários para a Transnordestina se tornar uma realidade em Pernambuco estão sendo feitos pelo Governo do Estado”, afirmou Paulo Câmara.
A construção e exploração da Ferrovia Transnordestina é uma concessão do Governo Federal a um grupo investidor privado.
A obra, iniciada em 2006, prevê a ligação ferroviária entre municípios do interior do Piauí, produtores de minério de ferro e soja, com os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.
Em entrevista, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que apenas o ramal de Pecém seria concluído, apesar de a instalação da ferrovia estar mais adiantada em território pernambucano, e além de o trajeto até Suape ser 92 km mais curto do que o percurso até Pecém.
Políticos de Pernambuco se revoltaram com a decisão do Governo Federal e passaram a articular o ramal SUAPE da ferrovia.