Diretor-presidente de Suape aposta na competitividade e no potencial do porto

16/11/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Armando Monteiro Bisneto acredita que Complexo Portuário será, em breve, o maior do Norte-Nordeste
O Porto de Suape será o maior do Norte-Nordeste. Vai superar o de Pecém, no Ceará, mesmo contemplado com a Ferrovia Transnordestina. E o da Bahia, maior estado da região.

A aposta é do diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, que ontem reuniu a imprensa para avaliar os sete meses à frente da estatal portuária. Mas, sobretudo, para desenhar o que vislumbra para um futuro com ritmo de presente.

“O Porto de Suape é muito mais competitivo em vários quesitos. A gente tem uma área de expansão com licenciamento prévio infinitamente superior. Tem uma área em que a gente pode atrair várias indústrias  grandes”, atesta. Bisneto também cita que a empresa dispõe de mais água, infraestrutura logística de estradas e calado melhor.

“A gente já tem 90 indústrias no nosso território. Agora, realmente, a gente tem que reconhecer o esforço dos nossos irmãos cearenses, que foram muito hábeis em atrair a ferrovia no momento em que Pernambuco cochilou, infelizmente.”

Mas Bisneto não vê obstáculos irremovíveis. Acredita que o Arco Metropolitano, com previsão de início da construção em breve, vai ampliar a competitividade quando cumprir o papel de melhorar a mobilidade na região. E na retomada da refinaria. “A melhor definição de Suape para 2026 é a de que será um canteiro de obras.”

Quase impossível
A governadora Raquel Lyra convocou deputados da base para almoço no Palácio segunda. Véspera da votação do pedido de empréstimo do Executivo, de R$ 1,7 bilhão, e da PEC que propõe o dobro do valor das emendas para 2026. A gestora pede que a bancada vote contra o aumento. Maioria não quer nem ouvir a proposta.

Resistência democrática
Os 40 anos das eleições diretas, após a ditadura, são celebrados hoje. Dia 3, no Recife, evento vai marcar a data. Idealizador do ato, o deputado Jarbas Filho (MDB) sabe do compromisso de ter como pai o 1º prefeito eleito na retomada do processo democrático. Jarbas Vasconcelos receberá amigos. O presidente estadual do MDB, Raul Henry, não foi convidado.

Rame-rame
Raul Henry foi reconduzido à presidência estadual do MDB. O desembargador Arquibaldo Carneiro, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desconsiderou pedido dos diretórios de Paulista e Bodocó para impugnar convenção do partido, em maio.

Nova PF
A delegada Adriana Albuquerque de Vasconcelos é a nova superintendente da Polícia Federal em Pernambuco. Ela, ex-adjunta, substitui o delegado Antônio de Pádua, que vai representar a PF na China.

 

 

Deixe um comentário