
Durante sessão plenária no Senado Federal nesta terça (14), a senadora Teresa Leitão (PT-foto)) fez um discurso em homenagem ao Dia dos Professores e das Professoras. Defendeu a valorização dos profissionais da educação como elemento central para garantir qualidade no ensino. “Sem valorização profissional, não há educação de qualidade”.
Professora de formação, sindicalista, e atual presidenta da Comissão de Educação e Cultura do Senado, ela defendeu planos de carreira estruturados, concursos públicos e condições adequadas de trabalho como parte da valorização docente.
Teresa enalteceu o papel dos sindicatos e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) na luta por melhores condições de trabalho, formação e remuneração. Citou o Sintepe, sindicato do qual foi presidenta, como exemplo da atuação permanente em defesa da categoria.
Na véspera da data em que se comemora o Dia dos Professores e das Professoras, Teresa lamentou ter que vir a público mais uma vez para cobrar de governadores e prefeitos o cumprimento do Piso Salarial Nacional do Magistério, instituído em 2009. “Não é a primeira vez que falo sobre o piso nesta tribuna. E, a cada vez que o trago à pauta, gostaria sinceramente que fosse a última em tom de apelo”.
Para a senadora, respeitar o piso é respeitar os profissionais da educação e o futuro do país. “Valorizar nossos educadores e educadoras é mais do que uma obrigação: é um dever legal, um compromisso político e um ato de justiça”, concluiu.
Foto: Mariana Leal