O que Raquel Lyra e João Campos têm para mostrar um ano antes da eleição

05/10/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Cientista político lembra que eleitores estão mais exigentes e serão desafio aos candidatos
Eles ainda não se dizem sequer pré-candidatos e, embora também não admitam, já botaram a campanha nas ruas.

A exatamente um ano das eleições, Pernambuco sinaliza disputa polarizada ao governo, com a candidatura natural da governadora Raquel Lyra (PSD) à reeleição e a do prefeito do Recife, João Campos (PSB), considerada irreversível pelos aliados.

O ex-vereador Ivan Moraes (Psol) já se colocou no páreo, mas a briga deve ficar entre os dois primeiros.

Raquel Lyra tem ignorado pesquisas adversas. Carrega a vantagem de percorrer o estado em agendas que parecem apenas administrativas. Só ontem visitou três municípios no Agreste, entregou títulos de posse de terra, trecho duplicado da BR-104 e autorizou obras.

Abraçou pautas essenciais como educação, saúde, abastecimento d’água, segurança. Ganhou pontos ao espalhar no Grande Recife os ‘laranjinhas’, policiais em treinamento. Provoca os adversários ao oferecer benesses a prefeitos e arrastá-los para sua base.

A oposição  reage à pressão e não autoriza dias fáceis. Aposta que não haverá tempo hábil para grandes entregas. Afirma que João Campos faz  gestão aprovada pela maioria, concilia atividades de prefeito e presidente nacional do partido.

Ontem vistoriou obras no Recife e viajou ao Ceará para filiação de líderes ao PSB. Organiza agenda para, vez ou outra, circular pelo estado. Tem carisma. Tem história que vem do pai Eduardo Campos e do bisavô Miguel Arraes.

Para o cientista político Manoel Moraes, os candidatos enfrentarão um eleitorado mais exigente. “Terá mais chance quem mostrar a que veio. Será um grande teste para os gestores.” A eleição promete ser animada.

Prefeitos e promessas
O PSB em Pernambuco perdeu nove prefeitos, atraídos pelas promessas da  governadora Raquel Lyra. A avaliação é do vice-presidente estadual do partido, deputado Pedro Campos. “Se essas promessas não se realizarem, é pouco provável que a população acompanhe o prefeito. E talvez até o prefeito volte atrás”, afirmou à Rádio Folha.

Emaranhado
Aliado do presidente Lula, João Campos recebeu na prefeitura o presidente da Câmara de Jaboatão, Getúlio Belém, para conversar sobre política. O vereador é do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e base do prefeito Mano Medeiros, que está com Raquel Lyra.

Articulação
A vice-presidente nacional do Solidariedade e ex-deputada federal, Marília Arraes, comanda hoje encontro do partido, a partir das 15h, em Boa Viagem. Pretende reunir líderes e mostrar que, mesmo sem mandato, tem força política para disputar uma vaga ao Senado.

Acelerado
Afogados da Ingazeira, Brejinho, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito e Tabira. Silvio Costa Filho visitou todos eles ontem. Apenas o prefeito de Afogados, Sandrinho Palmeira, é aliado de João Campos, de quem o ministro pretende ser candidato ao Senado.

 

Deixe um comentário