1o/1o/25
Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br
Evento ocorreu na CASACOR e reuniu secretarias municipais e órgãos parceiros para desburocratizar os processos de quem possui imóveis e negócios nos bairros do Recife, Boa Vista, Santo Antônio e São José
A terceira edição do Atende Recentro, promovido pela Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro, atendeu, em dois dias, cerca de 180 pessoas interessadas em investir ou regularizar a situação de imóveis na área central da cidade e, assim, solicitar benefícios fiscais pela Lei do Recentro. A iniciativa aconteceu na CASACOR e teve como objetivo facilitar a vida do proprietário e do investidor colocando todos os serviços de mais de 10 secretarias e órgãos municipais, além de entidades parceiras, à disposição em um só lugar. A expectativa é que novos negócios sejam fechados ao longo dos próximos meses futuro desse trabalho concentrado.
“Tivemos um recorde de atendimentos nesta edição e 100% de encaminhamento para que o proprietário do imóvel consiga resolver todas as pendências e, assim, ocupar seu imóvel no Centro. O Atende Recentro é a vitrine do que o Gabinete do Centro faz todos os dias neste trabalho desafiador, mas ao mesmo tempo que está sendo tão bem sucedido: de revitalizar e reocupar o Centro seja com moradia, comércio ou negócios”, comentou a chefe do gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça.
No espaço externo da CASACOR, com entrada pela rua Itaiópolis, o Atende Recentro colocou à disposição os serviços de marcação de vistoria da Defesa Civil, dos Bombeiros, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); também estavam presentes o cartório de imóveis, a Secretaria de Finanças para orientar quanto às dívidas de IPTU e ITBI; as secretarias de Controle Urbano, de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Procuradoria da Fazenda Municipal, Procuradoria de Urbanismo e Meio Ambiente, Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, SEBRAE Pernambuco e Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco.
Para Maria Cecília Magalhães, que possui um imóvel na Rua da Concórdia, o Atende Recentro deu celeridade aos processos e economizou o tempo que gastaria indo em cada um dos órgãos e secretarias. “Consegui resolver tudo em poucas horas. Esta é uma grande iniciativa sobretudo para quem é cadeirante como eu. Ajuda demais na acessibilidade concentrando tudo em um só lugar”, afirmou, satisfeita. Entre os atendidos também tinha um investidor do ramo de estacionamento que procurou o Atende Recentro para checar toda a situação do novo imóvel e regularizá-lo.
A arquiteta Veralda Lauritzen também esteve presente no evento do Recentro. Ela possui projetos em dois imóveis no Centro e precisava das licenças para os projetos de arquitetura. “Este evento do Recentro representa solução porque temos a facilidade de lidar com todos os órgãos aqui, além do benefício fiscal que é indiscutível o que se tornou para alavancar os negócios no Centro”, disse. O chef de gastronomia, que possui um restaurante na Aurora, André Britto, também saiu satisfeito. Ele precisava solicitar o alvará definitivo para seguir com seu negócio e tudo foi rapidamente agilizado.
IMÓVEIS CONTEMPLADOS – Em 2024, o Gabinete do Centro contabilizou 31 imóveis beneficiados com a Lei do Recentro, o que significa novos negócios chegando ao Centro do Recife. Um exemplo de imóvel beneficiado foi o edifício Moinho, que possui, em um mesmo prédio, diversos empreendimentos. Para quem perdeu a edição do Atende Recentro deste ano, mas precisa de ajuda para desburocratizar seus processos no Centro, basta procurar o Recentro que fica localizado na Rua da Guia, nº 142, no bairro do Recife ou acessar o site recentro.recife.pe.gov.br.
OUTRAS AÇÕES – Outras medidas vêm sendo tomadas que visam a ocupação da área central foram: a parceria com a Sudene e o Banco do Nordeste para financiamento de imóveis na modalidade multiuso (moradia e serviço), a criação da Parceria Público-Privada (PPP) “Morar no Centro” de retrofit para construção de unidades habitacionais, além das desapropriações dos edifícios Trianon e Art Palácio, que serão transformados em um novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Constantemente o Recentro realiza ativações para estimular o comércio como o “Viva o Centro”, em parceria com a CDL, apoia e promove feiras de artesanato que geram emprego e renda e realiza ações que ajudam na manutenção e preservação local como drenagem, pavimentação, pintura, ordenamento do comércio popular, pedestrianização das ruas e requalificação de praças.