01/10/25
Ascom CMVS
http://blogfolhadosertao.com.br

Na noite desta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Salgueiro foi palco de um evento que uniu literatura, política e história. O jornalista e escritor Magno Martins lançou seu livro “Os Leões do Norte”, em uma noite de autógrafos que reuniu autoridades, estudantes e personalidades locais.
Entre os presentes estavam o prefeito Fabinho Lisandro, o cantor Batista Lima e diversos vereadores, como Mael do Divino (Republicanos), Léo Parente (PRD), Pitel Filho (MDB), Mariano Barros (PSB), Prof. Agaeudes(Republicanos), Zé Carlos (Republicanos), Augusto Matias (Republicanos), Baldin dos Anjos (PRD), Flavinho Barros (PSD) e Cleber Freitas (PP).
Magno Martins destacou o processo de pesquisa que resultou na obra, que reúne 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, entre 1930 e 2022. “Eu fui motivado pela existência de um vácuo na história política do estado. Este livro traz 60% de pesquisa e 40% da minha vivência como jornalista, desde 1982, quando passei a cobrir a política. Para resgatar figuras mais antigas, como Etelvino Lins, Barbosa Lima Sobrinho e Carlos de Lima Cavalcante, foi necessário um mergulho mais profundo em arquivos”, afirmou.
O autor ressaltou ainda o propósito de sua 14ª obra. “Esse livro é feito para as novas gerações, para que conheçam de forma sintética 22 governadores e a contribuição que deram para o desenvolvimento de Pernambuco, em uma época em que o estado era conhecido como Leão do Norte — daí o título da obra”, explicou.
O presidente da Câmara, vereador Léo Parente, enfatizou a relevância do momento e anunciou uma iniciativa que garantirá acesso da população ao conteúdo. “É muito importante sediar um evento que resgata a memória política de Pernambuco. Estamos firmando um convênio com o autor para que os estudantes tenham acesso ao livro através da biblioteca da Câmara”.
Já o chefe de gabinete da Coordenadoria do município, Daniel Alcântara, frisou a dimensão cultural e educativa da noite de autógrafos. “Eventos como este não são apenas celebrações literárias, mas espaços de reflexão. O Magno Martins sempre conseguiu traduzir a complexidade da política nordestina de forma acessível, e esse livro é um gesto de valorização cultural e política, resgatando histórias que poderiam se perder com o tempo”.
Com “Os Leões do Norte”, Magno Martins reforça seu compromisso em preservar a memória política de Pernambuco, oferecendo ao público um panorama histórico que combina rigor de pesquisa e relatos vividos de perto por quem acompanhou os bastidores da política nordestina.