Ex-presidente da Funai do governo Bolsonaro é condenado a dez anos de prisão.

17/10/25

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

Justiça condena ex-presidente da Funai por perseguição - 15/10/2025 - Cotidiano - Folha
O ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Marcelo Xavier (foto) foi condenado, nesta quarta-feira (15), pela Justiça Federal do Amazonas a dez anos de prisão por perseguir lideranças indígenas e servidores da fundação pela liberação das obras do Linhão de Tucuruí.

Xavier, atualmente delegado da Polícia Federal, foi chefe da instituição durante o governo de Jair Bolsonaro, de 2019 a 2022, quando foi exonerado do cargo.

Segundo o MPF, Xavier, deu causa à abertura de dois inquéritos sem base legal. No primeiro, acusou servidores da Funai, lideranças indígenas e entidades ligadas ao povo Waimiri Atroari de manipular informações sobre o licenciamento do Linhão de Tucuruí. No segundo, após o arquivamento dessa investigação, denunciou o procurador da República Igor da Silva Spíndola por prevaricação e abuso de autoridade.

Para a Justiça, Xavier agiu de forma dolosa e injusta, usando a Polícia Federal como instrumento de pressão política para acelerar as obras do Linhão de Tucuruí. A decisão apontou que ele buscava favorecer interesses políticos e ideológicos, desrespeitando normas e pareceres técnicos.

A defesa de Marcelo Xavier negou qualquer tentativa de usar a PF ou o MP para pressionar servidores ou lideranças indígenas, e disse ainda que lutará pela reforma total da sentença, “para demonstrar a inocência” de Xavier.”

Mário Vilela/Funai

Deixe um comentário