Recife recebeu a visita da Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda

08/10/25

Imprensa PCR

http://blogfolhdosertao.com.br

Pilar Lacerda conheceu ações da Prefeitura voltadas aos Direitos Humanos e à proteção da infância, como o Núcleo de Prevenção e Mediação de Conflitos, o Projeto Geração Afeto e o Protocolo Unificado de Atendimento Integrado

Recife recebe visita da Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Reconhecida por suas iniciativas em prol da proteção à infância, a cidade do Recife recebeu a visita da Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, nesta terça-feira (7). A representante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania conheceu de perto algumas das ações realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, tais como o trabalho do Núcleo de Prevenção e Mediação de Conflitos, o Projeto Geração Afeto e o Protocolo Unificado de Atendimento Integrado de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência na Cidade do Recife.

“Eu tenho vindo a Recife para aprender. Nós aprendemos muito com ações do Carnaval, por exemplo, tanto que nós estamos levando essas iniciativas para a COP-30 em Belém”, declarou Pilar Lacerda.

O vice-prefeito do Recife, Victor Marques, recebeu Pilar Lacerda em seu gabinete e entregou para ela uma edição do Protocolo Unificado de Atendimento Integrado de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência na Cidade do Recife. A capital pernambucana foi a primeira do Brasil a lançar o documento, no último dia 29 de setembro. Ela também recebeu o Guia de Atendimento e Encaminhamento de Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade, lançado em junho, com o objetivo de garantir um atendimento humanizado e eficiente dentro dos shoppings centers.

“É uma satisfação ver as experiências do Recife, como o Compaz, o Geração Afeto e o nosso Protocolo Unificado de Atendimento Integrado, sendo reconhecidas e servindo de referência para o restante do país. No encontro com Pilar Lacerda fizemos questão de reafirmar o compromisso do Recife com essa pauta. A parceria com o Ministério dos Direitos Humanos é fundamental para que a gente siga multiplicando boas práticas e garantindo, na ponta, mais dignidade e oportunidades para as nossas crianças e adolescentes”, afirmou Victor Marques.

Para o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho, a visita da representante do Governo Federal reforça o protagonismo da capital pernambucana na construção de políticas públicas de proteção integral à infância e à juventude. “Nesta gestão, temos o compromisso de fazer do Recife uma cidade do acolhimento, onde cada criança e adolescente possa crescer com proteção, afeto e oportunidades. Receber Pilar Lacerda é motivo de alegria e orgulho, porque ela é uma referência nacional na defesa dos direitos humanos e na construção de políticas públicas voltadas para quem mais precisa. Essa troca fortalece ainda mais o nosso trabalho e reafirma o papel do Recife como exemplo de cuidado e inovação social”, destacou.

A primeira agenda do dia ocorreu no Compaz Dom Helder Câmara, Ilha Joana Bezerra. Após um café da manhã, Lacerda conheceu as instalações do equipamento de proteção à cidadania bem como o trabalho do Núcleo de Prevenção e Mediação de Conflitos no local. O Núcleo é um espaço público extrajudicial que promove  a gestão de conflitos de forma pacífica, voluntária,  consensual e utiliza o diálogo como metodologia primordial. Cada Compaz, conta com uma unidade do Núcleo que é composta por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, e operadores do Direito do quadro da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife.

Pilar Lacerda também conheceu o Projeto Geração Afeto, que é desenvolvido junto com o programa da Secretaria de Saúde do Recife Mãe Coruja Recife, realizando oficinas com gestantes. No Compaz Dom Helder Câmara, nesta terça, o tema da roda de conversa foi “Ser mãe em muitas vozes: desafios e potências das maternidades”.

Na Prefeitura do Recife, a representante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania contemplou a exposição Expressão da Liberdade que reúne telas produzidas por 66 jovens artistas do Recife e Região Metropolitana, participantes do programa Com.Direitos. As obras expressam a luta pela garantia dos direitos de meninas e mulheres e a resistência frente às diversas formas de violência.

A representante do MDHC também esteve na sede do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). A visita reforça o compromisso conjunto entre o Governo Federal e a Prefeitura do Recife na promoção dos direitos humanos e na proteção integral de crianças e adolescentes.

Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife.

Deixe um comentário