Wolney Queiroz e o novo momento da Previdência Social

13/07/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Ministro diz trabalhar para ressarcir aposentados e pensionistas e reconstruir credibilidade do INSS
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode ter falhas diversas na terceira gestão, mas é preciso reconhecer dois acertos recentes.

Ter reforçado a operação entre Polícia Federal, Corregedoria-Geral (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU), que trouxe à tona a fraude ao INSS, em torno de R$ 6 bilhões.

E em seguida, ter nomeado Gilberto Waller Júnior para presidir o instituto e o pernambucano e ex-secretário-executivo da Previdência, Wolney Queiroz, como ministro.

Não se conheciam, e o ministro nega divergências, apesar de uma portaria reduzindo os poderes do presidente do INSS. Juntos anunciaram ontem um calendário para ressarcir milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos.

A adesão começa hoje, e a devolução do dinheiro, a partir do dia 24. Wolney Queiroz reconhece que o episódio é um dos mais nefastos.

“Vamos usar todas as lições que duramente tivemos para refazer os processos e reconstruir a credibilidade do INSS e da Previdência, patrimônio dos brasileiros e o maior sistema de proteção social do planeta.”

Argumenta terem, em três meses e de forma inédita, construído acordo unindo, governo federal, Ministério Público, Defensoria Pública, Supremo Tribunal Federal, OAB.

O desafio agora é ter o apoio do Congresso Nacional, que precisa aprovar a medida provisória estabelecendo crédito extra de R$ 3 bilhões para o ressarcimento.  “Um novo momento se inicia. Somos a equipe para trazer soluções a uma crise grave que indignou a todos.”

Líder no processo

Na conversa com a imprensa, em Brasília, o ministro Wolney Queiroz, destacou a “competência, agilidade, influência e respeito” que o ministro da AGU, Jorge Messias, deteve no acordo com aposentados e pensionistas. “Ele tem sido conselheiro.A questão jurídica não é simples perfumaria, e a base do acordo tem de ser sólida.”

Na conta da prefeitura
Em Garanhuns, terra do adversário Sivaldo Albino (PSB), a governadora Raquel Lyra (PSD) entregou títulos de propriedade e ampliou o programa do leite. “Vou pedir ao prefeito que inaugure a cozinha, o povo tem fome”. O dinheiro está na conta desde 2024.

Tudo em Olinda
Hoje, a governadora Raquel Lyra autoriza a requalificação da Ponte Preta, na Pan Nordestina (PE-15); a restauração da 2ª Perimetral; o recapeamento da Rua Pedro Álvares Cabral, que alaga toda vez em que chove, e a manutenção de parte da Estrada da Mirueira.

Nem adversária, nem inimiga
A deputada Dani Portela (PSOL) não anunciou apoio à pré-candidatura de Ivan Moraes, também do PSOL, ao governo. ÀRádio Folha considerou “falsa polêmica” o ex-presidente do PSOL Tiago Paraíba cobrar seu posicionamento. “Quem faz isso não tem o que fazer.”

Deixe um comentário