13/07/25
Ascom Univasf
http://blogfolhadosertao.com.br
Trabalhos foram premiados entre mais de 450 de todo o país.
O Colegiado de Farmácia (Cfarm) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se destacou no Congresso Brasileiro de Ações e Cuidado Farmacêutico (CBACF), realizado no final de maio em Olinda (PE). Quatro trabalhos com autoria de docentes e discentes do curso receberam menção honrosa na categoria Apresentação Oral, sendo que três deles conquistaram o primeiro, o terceiro e o quinto lugar entre mais de 450 trabalhos submetidos ao CBACF por diversas instituições de ensino superior do Brasil.
O trabalho intitulado “Elaboração de um Guia sobre o Uso Racional de Medicamentos em Língua de Sinais”, apresentado pelo doutorando Ricardo Vinicius Simões Vieira, egresso do curso de Farmácia e do Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas da Univasf, e orientado pelas professoras do Cfarm Isabel Dielle Souza Lima Pio e Deuzilane Muniz Nunes, foi premiado com o primeiro lugar e menção honrosa. O trabalho foi executado pelo Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) e descreveu o processo de tradução para Libras do “Guia Uso Certo: um guia fácil sobre medicamentos”.
![]() Trabalho desenvolvido no CIM Univasf alcançou o primeiro lugar. |
“Trata-se de um trabalho extremamente importante e urgente, que une duas áreas do conhecimento: Farmácia e Linguística. Todo o processo foi desenvolvido por uma equipe altamente comprometida e competente”, afirmou o pesquisador Ricardo Vieira, um dos autores da iniciativa. Ele também destacou o protagonismo da comunidade surda na execução do projeto. “Tudo foi pensado para garantir o maior nível de acessibilidade possível. Os textos foram escritos em linguagem simples, sem abrir mão do rigor técnico, e toda a tradução foi realizada por uma equipe engajada na comunidade surda”, explicou.
A quinta colocação no congresso ficou com o trabalho “Análise da Eficácia do Geraniol Nanoemulsionado e sua Atividade Antidiarreica em Modelo Animal”, desenvolvido pelo doutorando em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) David Souza Silva, egresso do curso de Farmácia da Univasf, sob orientação do professor do Cfarm Fabrício Souza Silva. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Farmacologia Experimental (LAFEX) da Univasf e investigou a atividade antidiarreica do geraniol e de sua formulação nanoemulsionada em modelos animais, além de analisar seu mecanismo de ação farmacológico. O estudo se destacou por ser o único premiado na área de farmacologia experimental em todo o congresso.
Para David Silva, a premiação representa o reconhecimento do esforço dedicado à pesquisa e a valorização do conhecimento produzido na Univasf. “O trabalho demonstra a atividade de mais um monoterpeno com atividade antidiarreica, o que pode contribuir com seu uso e prospecção biotecnológica, sendo uma importante contribuição para a pesquisa científica da região e da Univasf”, disse.
![]() David Silva, egresso da Univasf ficou com a quinta colocação. |
Outro destaque do Congresso foi o trabalho intitulado “Interações Medicamentosas Potenciais com o Lítio em um Centro de Atenção Psicossocial”, apresentado pela estudante do 7º período de Farmácia, Maria Alice Ramos Bezerra Sousa, sob orientação da professora Sybelle Christianne Batista de Lacerda Pedrosa, do CFarm. O estudo, que recebeu menção honrosa, analisou 399 interações medicamentosas potenciais (IMPs) envolvendo o uso de lítio em pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Petrolina (PE). Os resultados apontaram que a maioria das interações identificadas apresentava grau de gravidade alto ou moderado, representando risco à segurança do tratamento medicamentoso.
De acordo com Maria Alice, a premiação representou o reconhecimento de um esforço voltado ao cuidado farmacêutico e ao impacto direto na qualidade de vida de pacientes em tratamento psiquiátrico. “Ao identificar e classificar as interações medicamentosas potenciais, a pesquisa reforça a importância da atuação do farmacêutico na revisão da farmacoterapia, promovendo assim uma assistência mais segura e individualizada para o paciente”, observou.
![]() Maria Alice (à direita) recebeu menção honrosa no evento. |
Além dos estudos desenvolvidos na Univasf, o trabalho intitulado “Uso de Large Language Models na Reescrita de Bulas de Medicamentos”, de Amancio Henrique Damasceno Rodrigues, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com participação do professor Daniel Tenório da Silva, do Colegiado de Farmácia da Univasf, conquistou o terceiro lugar no evento.
A professora Sybelle Pedrosa, orientadora de um dos estudos, destacou a importância do reconhecimento dos trabalhos para a Universidade. “Para o curso de Farmácia, essa premiação é um reflexo direto da qualidade do ensino, da pesquisa e da orientação aos estudantes. Demonstra o compromisso dos docentes em formar profissionais críticos, humanizados e inovadores, além de representar um reconhecimento da excelência acadêmica e científica”. Para ela, a premiação também reforça o prestígio da Univasf e seu papel transformador no semiárido nordestino, ao investir em projetos de impacto social, econômico e científico.