Sem tempo a perder, Raquel Lyra reúne secretariado e pede: cuide!

05/07/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Governadora de Pernambuco estimulou equipe a focar e acelerar entregas
Nas últimas semanas, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), incorporou um verbo aos discursos, na maioria das solenidades, e a ele vem dando mais ênfase: Cuidar.

Cuidar não apenas no sentido de zelar. Cuidar no sentido de acelerar, apressar, ficar atento e não perder a hora. Em tom de brincadeira, vem alertando um ou outro, pública e individualmente, para as metas que o governo se propôs a cumprir.

De forma coletiva, esse verbo foi também o fio condutor da reunião de ontem com o secretariado. A primeira depois da minirreforma que modificou a titularidade de duas pastas, uma secretaria-executiva e a presidência de três órgãos.

Ninguém levou puxão de orelha. Ao contrário. Recebeu injeção de ânimo. Para não esmorecer. Para não perder o foco. A gestora quer desburocratizar, intensificar entregas, reforçar agendas de canto a canto do estado.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, o encontro foi de balanço e alinhamento. “Fechamos bem o primeiro semestre. E a reunião foi superimportante para ajustar os ponteiros para o segundo”, considerou o secretário, um dos que têm ajudado a ajustar o caixa, listar e consolidar as prioridades.

A imprensa não teve acesso à reunião por tratar-se, segundo representantes do governo, de uma discussão administrativa. Mas, claro, cada vez mais perto de 2026. Na condição de candidata natural à reeleição, a governadora só poderá fazer entregas até início de julho, três meses antes do pleito, como determina a Justiça Eleitoral. Tem de cuidar.

Calendário eleitoral
A governadora Raquel Lyra negociou publicamente o prazo para conclusão da obra de ampliação do Procape, em Santo Amaro. Sem definir o dia, o representante da construtora prometeu para julho, e ela pediu dois meses antes. Teve um argumento a mais, além dos prazos de ano eleitoral. Maio é o mês de aniversário do gestor executivo do hospital, Ricardo Lima. E ela poderá fazer a entrega com tranquilidade.

OPT do PT
“Não existe o PT de João Campos ou o PT de Raquel Lyra. É o PT do PT. É o PT daquilo que a gente construiu durante anos. Quem está fazendo nossas eleições somos nós”, disse o secretário de Habitação do Recife e dirigente do PT estadual, Felipe Cury. À Rádio Folha descartou qualquer intervenção nas eleições do partido.

Negociações
Um encontro ontem entre os pré-candidatos ao Senado ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Rep), e o senador Humberto Costa (PT) aumentou o mistério sobre os nomes que vão compor a possível chapa do prefeito João Campos ao governo.

Urbanismo
Em seu primeiro mandato, o vereador do Recife Eduardo Mota (PSB) preside a Comissão Especial que vai discutir o Projeto de Lei do Executivo nº 16/2025. A matéria trata do parcelamento, uso e ocupação do solo. A ideia é modernizar a legislação urbanística.

 

Deixe um comentário