PT oficializa resultado da eleição interna e reforça que alianças serão decididas por Lula

08/07/25

Por Anthony Santana

Dirigentes eleitos reiteram reeleição do presidente Lula como prioridade

O Partido dos Trabalhadores vai compor o palanque que for melhor para o projeto de reeleição do presidente Lula em 2026. A declaração foi do presidente eleito do PT no Recife, o vereador Osmar Ricardo, que teve a eleição oficializada em coletiva de imprensa na sede estadual do partido, na manhã desta terça-feira (8). 

Com mais de cinco mil votos entre os 9.300 filiados que compareceram às urnas no último domingo (6), Osmar defende que a aliança do partido nas eleições de 2026 seja feita pelo próprio presidente Lula (PT), em diálogo com os diretórios estadual e municipal e descarta que sua proximidade com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), possível candidato ao governo de Pernambuco em 2026, poderá influenciar a decisão.

“O PT nacional, junto com o presidente Lula, é quem vai definir os caminhos que a gente vai seguir. Falam que a gente é próximo do prefeito João Campos (PSB), mas o vice-presidente da República é do PSB, e vários partidos estão requerendo estar na vice de Lula. O presidente quem vai definir qual o melhor arco de alianças”, enfatizou Osmar.

Participaram da coletiva de imprensa que oficializou a eleição do novo dirigente municipal petista o presidente estadual do partido, deputado estadual Doriel Barros, os secretários de Meio Ambiente e Habitação do Recife, Oscar Barreto e Felipe Cury, respectivamente, o secretário estadual da sigla, Sérgio Goiana, o atual presidente da legenda no Recife, Cirilo Mota, entre outros integrantes do PT.

Diretório Estadual
Os petistas também oficializaram a vitória do deputado federal Carlos Veras como presidente do PT de Pernambuco. Veras obteve mais de 26 mil votos em todo o estado, superando, inclusive, a votação do presidente nacional eleito no mesmo pleito, Edinho Silva.

O candidato de oposição a Carlos Veras, o ex-deputado federal Fernando Ferro, obteve apenas 1.915 votos na eleição, correspondente a 6,6% de todos os votos.

Com 93% dos votos, Carlos Veras, que também ocupa a função de primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, vai substituir Doriel Barros no comando do PT em Pernambuco. O atual presidente parabenizou o eleito e aos filiados do PT pela realização do processo de eleição.

“Foi uma presença grande, pela capacidade de mobilização de todas as forças políticas, para que a gente pudesse estar celebrando hoje este grande Processo de Eleição Direta, o que significa dizer que o PT tem algo que nenhum outro partido tem: uma maneira muito forte de exercer sua democracia interna”, declarou Barros.

Deixe um comentário