10/07/25
Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Álvaro Porto nega que deputados tentem atrapalhar a gestão e destaca que o povo quer ações
Cobra a aprovação dos pedidos para autorização de captação de empréstimos de R$ 3,2 bilhões. Já instigou prefeitos, vereadores e líderes políticos a cobrarem também.
Apela a diretor de hospital, reitora, gestores beneficiados com entregas a revelarem aos deputados para onde estão indo os recursos.
“A verdade tem que vir a público. A partir de agora, nada vai ficar sem resposta. Porque isso é uma cobrança dos colegas e da sociedade. Agora, será uma resposta consciente, verdadeira. A gente não vai fabricar resposta”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.
Assegurou que em momento algum a Alepe tentou atrapalhar a gestão, como a governadora, sem citar nomes, disse em agenda na Mata Norte, terça-feira.
“Se a comissão for favorável, estou a favor, porque sei que é bom para Pernambuco. Mas não é só aprovar e ficar no papel para dizer ‘estou com o cofre cheio de dinheiro’. O povo não quer saber. O povo quer saúde, educação, segurança, infraestrutura. Não está atrás de confusão, nem de birra”, sustentou Álvaro Porto.
Para ele, o importante agora é dar destino ao que a Alepe já aprovou desde 2023: R$ 9,2 bilhões em captação de recursos para o Executivo.
Na única agenda pública que teve ontem – a abertura da Fenearte, no Centro de Convenções, em Olinda – a governadora não quis falar sobre o assunto.
Referência nacional em ações de proteção à infância, o Recife vai levar sua experiência para a Cidade do México. O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, representa o Brasil, amanhã, na Reunião Regional dos Países Pioneiros das Américas da Aliança Global para Acabar com a Violência Contra Crianças.
Alíquota psicopata
O deputado Augusto Coutinho reagiu indignado à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump. “Defendo que a gente enfrente esse psicopata. Ele quer ser o dono do mundo, mas não será o dono do Brasil.” Trump anunciou que vai aplicar tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil, a partir de 1º de agosto.
Na pele
Condado recebeu a segunda cozinha comunitária, e o prefeito Albino Silva (PP) fez questão de sentar com a nutricionista e definir o cardápio. “Vamos dar comida de qualidade a nosso povo todo dia.” Quando criança, o gestor entregava leite para ajudar a família.
Ninho completo
Com a filiação do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, hoje, ao PSD, o partido da governadora Raquel Lyra passa a abrigar todos os gestores eleitos em 2024 pelo PSDB, sua antiga legenda. OPSD, que fez 19 prefeitos em Pernambuco no ano passado, chega hoje a 70.