13/07/25
O Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Lagoa Grande (SESAU/PMI) já dispõe desde 1 de julho da meningocócica ACWY, uma nova vacina que visa combater a meningite de forma reforçada. Antes, essa proteção era feita apenas com a vacina tipo C. Agora, a nova vacina foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde para proteger contra quatro tipos de bactérias que causam a meningite: A, C, W e Y.
“Ela é uma vacina conjugada, o que significa que usa proteínas da bactéria para estimular uma resposta imunológica mais eficaz. A mudança amplia a proteção das crianças contra a meningite”, disse o coordenador municipal de Imunização”, George Luiz Nascimento.
Lagoa Grande recebeu 200 doses que já estão disponíveis em todas as unidades do PSF do município, sede e interior. George alerta sobre a importância dos pais protegerem os filhos com esse novo reforço vacinal.
“Desde o dia 1 de julho que estamos com essas doses já disponíveis nos nossos PSFs. Podem se vacinar crianças a partir de 12 meses, ou seja, de 1 até menos de 5 anos. Também crianças que não receberam a dose de reforço aos 12 anos de idade. Quem recebeu as doses, já está protegido”, explicou George Luiz, ressaltando que as campanhas de vacinações de rotina para crianças, gestantes e idosos continuam em todos os postos, e que a vacina contra a influenza está disponível para todas as idades a partir dos 6 meses de vida.
Calendário de Vacinas
A vacina ACWY está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 12 meses, substituindo a dose de reforço da vacina meningocócica C. Anteriormente, a vacina ACWY era oferecida apenas na rede privada. Antes de procurar a unidade de saúde, a população deve verificar se a caderneta de vacinação está atualizada. Qualquer dúvida, basta se dirigir à unidade do PSF mais próxima de sua casa.
Importância da vacinação:
A meningite meningocócica é uma doença grave que pode levar a complicações sérias, como perda auditiva, danos cerebrais e até mesmo a morte.
A vacina ACWY oferece proteção mais abrangente contra os principais tipos de meningococo que circulam no Brasil.
Fotos: Santiê Comunicação