15/07/25
PMLG
http://blogfolhadosertao.com.br
Integrantes da Secretaria de Saúde de Lagoa Grande (Sesau) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, discutiram na Pré-conferência Municipal de Saúde, temas de interesse da população do interior, com foco na preparação da pauta de discussões que estarão presentes na Conferência Municipal de Saúde, marcada para o dia 30 deste mês.
O tema do encontro: Cuidar da Saúde de nossa gente: desafios e compromissos para um SUS forte e humanizado – norteou os debates e encaminhamentos da discussão realizada na Câmara Municipal. Conforme o coordenador de Planejamento em Saúde da Sesau, Bergson Pereira, foram coletadas informações pra saber as reais necessidades de saúde das comunidades da zona rural e encaminhar os temas para a Conferência.
“Essa coleta de informações visa planejar a pauta da Conferência atendendo as necessidade de saúde de todo o território”, explicou.
Membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e do Conselho Municipal de Saúde, Regivando Siqueira salientou ser positiva essa programação antecipada para que as demandas das comunidades sejam de fato, atendidas. “É uma escuta que se faz necessária, aonde a população e toda a comunidade poderão externar seus anseios e propor as mudanças necessárias para melhorar a saúde básica de nossa cidade”, considerou Regivando.
Francisco Nailton, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lagoa Grande, reforça a importância das escutas nas pre-conferências para fortalecer o diálogo entre a população e a saúde municipal. “Essas pré-conferências na verdade são um chamamento à sociedade para que sejam atendidos os anseios da população. No dia 30, todas essas demandas estarão na programação da oitava Conferência Municipal que ocorrerá no CTA”, finalizou o presidente, acrescentando que antes da Conferência Municipal, a Sesau ainda realiza as pré-conferências nas regiões de Açude Saco e Malhada Real.
Fotos: Santiê Comunicação