25/07/25
Ascom PMLG
http://blogfolhadosertao.com.br
As políticas públicas voltadas às mulheres lagoa-grandenses foram debatidas nesta quinta-feira (24/07) durante a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema ‘Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas’, o evento contou com a participação das diversas vozes de mulheres representadas por entidades, organizações e movimentos sociais.
Durante o dia, foram realizadas apresentações culturais do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV ) e de Neia Amaral; palestra magna com Drª. Raquel Amorim, Coordenadora Regional da Secretaria da Mulher do Sertão do São Francisco; grupos de trabalhos para as discussões dos cinco eixos temáticos; aprovações das propostas prioritárias, além da eleição das cinco delegadas e seus suplentes para a etapa estadual.
Para Iara Evangelista, coordenadora especial de Atenção à Mulher e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a conferência fortalece a participação coletiva e traz visibilidade às mulheres. “Estamos aqui para discutir os desafios e principalmente os caminhos, caminhos de justiça, equidade, respeito e direitos para todas as mulheres.
A presidente ressaltou o cuidado da Gestão Municipal em dar voz às mulheres e disse que a prefeita Catharina Garziera reconhece a importância de desenvolver políticas públicas para as mulheres lagoa-grandenses. “Das cidades do Sertão do São Francisco, apenas duas possuem o Centro de Atendimento Especializado à Mulher (CEAM), e uma delas é Lagoa Grande. O CEAM possui equipe própria para atender e fazer os encaminhamentos às mulheres vítimas de violência”, disse Iara.
A palestrante Raquel Amorim, representante do governo de Pernambuco e Coordenadora Regional da Secretaria da Mulher do Sertão do São Francisco, frisou a importância da conferência como local de escutas das necessidades e destacou um fluxo intersetorial envolvendo as Secretarias Municipais para promover as políticas públicas e combater todo e qualquer tipo de violência contra a mulher. “O Governo de Pernambuco coloca-se à disposição sempre enquanto companheiro dos órgãos municipais e de políticas públicas para as mulheres, para elas sentirem que têm com quem contar”, disse.
A 3ª Conferência Municipal foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria Especial de Atenção à Mulher, da prefeitura de Lagoa Grande.
O evento também contou com a participação da ex-prefeita Rose Garziera; das secretárias Eliene Neri (SAS) e Ana Araújo (SESAU); das vereadoras Augusta Borges, Rosa Farias e Werliane Araújo; Maria do Socorro, representante do COMDIM; Marcia Fernandes, presidente da Associação da Mulher de Jutaí; Juraci Almeida, presidente da ASCAMARP; além de outras autoridades e coordenadores.