09/07/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Ontem, em discurso no município de Goiana, a governadora Raquel Lyra (PSD) sinalizou estar descartando a hipótese de esgarçar ainda mais a relação entre o governo e o Legislativo.
Primeiro, porque os rumores são de que o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), pode não colocar o assunto em pauta.
Depois, porque as comissões, caso uma convocação seja aprovada, devem fazer novos questionamentos e estender a análise das matérias pelos próximos meses.
Além disso, a partir de quarta-feira, a Alepe inicia trabalhos de manutenção que se estenderão até o dia 31
“Tenho certeza de que vamos voltar os trabalhos da Assembleia em agosto e, pela vontade e necessidade do nosso povo, vamos ter esses projetos de lei aprovados para que a gente possa entregar muito mais ao povo pernambucano”, disse Raquel Lyra, listando uma série de ações que pretende fazer com o montante de R$ 3,2 bilhões.
Na agenda pela Mata Norte apelou para que oposicionistas não atrapalhem a gestão.
Horas depois, o presidente Álvaro Porto ocupou as redes sociais para defender a Alepe e desafiar a governadora a dizer que obra deixou de ser feita por responsabilidade dos deputados.
Lembrou que a Casa já autorizou empréstimos no valor de R$ 9,2 bilhões, desde 2023, e que o Executivo precisa agilizar as entregas em vez de cobrar apenas do Legislativo.
À esquerda com certeza
Diante da intensa movimentação de pré-candidatos ao Senado, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral (PSB), manda um recado: O campo progressista deve assegurar a reeleição do senador Humberto Costa (PT). A fragilidade da base no Congresso, segundo ele, reforça a importância dos que não mudam de lado ao sabor dos ventos. “Humberto tem compromisso programático e com Lula.”
Clima quente
Os palanques não foram desarmados após a eleição para presidente estadual do MDB. Aobservação é do prefeito de Toritama, Sérgio Colin. À Rádio Folha, avaliou que o clima ficou mais quente, entre o reeleito, Raul Henry, e Jarbas Filho. E culpou o presidente nacional, Baleia Rossi. Acha que ele deveria ter tentado a unidade.
Treze dos 17 vereadores de Serra Talhada ignoraram a recomendação do TÉ-PE e rejeitaram as contas do ex-prefeito Luciano Duque. O deputado se diz tranquilo. A medida não o torna inelegível. Só acirra os ânimos entre ele e a prefeita Márcia Conrado, ex-aliada.
Caminhos
O novo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, fez ontem a primeira entrega como titular da pasta. Ao lado da governadora Raquel Lyra, inaugurou a PE-062, na Mata Norte, e prometeu mais estradas.