Embate entre Raquel Lyra e Álvaro Porto deixa possibilidade de extraordinária cada vez mais longe

09/07/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Governadora sinalizou descartar convocação, e presidente da Alepe desafiou gestora
A possibilidade de convocação da Assembleia Legislativa de Pernambuco em caráter extraordinário para análise de dois pedidos de autorização de empréstimos vem perdendo força no Executivo.

Ontem, em discurso no município de Goiana, a governadora Raquel Lyra (PSD) sinalizou estar descartando a hipótese de esgarçar ainda mais a relação entre o governo e o Legislativo.

Primeiro, porque os rumores são de que o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), pode não colocar o assunto em pauta.

Depois, porque as comissões, caso uma convocação seja aprovada, devem fazer novos questionamentos e estender a análise das matérias pelos próximos meses.

Além disso, a partir de quarta-feira, a Alepe inicia trabalhos de manutenção que se estenderão até o dia 31

“Tenho certeza de que vamos voltar os trabalhos da Assembleia em agosto e, pela vontade e necessidade do nosso povo, vamos ter esses projetos de lei aprovados para que a gente possa entregar muito mais ao povo pernambucano”, disse Raquel Lyra, listando uma série de ações que pretende fazer com o montante de R$ 3,2 bilhões.

Na agenda pela Mata Norte apelou para que oposicionistas não atrapalhem a gestão.

Horas depois, o presidente Álvaro Porto ocupou as redes sociais para defender a Alepe e desafiar a governadora a dizer que obra deixou de ser feita por responsabilidade dos deputados.

Lembrou que a Casa já autorizou empréstimos no valor de R$ 9,2 bilhões, desde 2023, e que o Executivo precisa agilizar as entregas em vez de cobrar apenas do Legislativo.

À esquerda com certeza
Diante da intensa movimentação de pré-candidatos ao Senado, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral (PSB), manda um recado: O campo progressista deve assegurar a reeleição do senador Humberto Costa (PT). A fragilidade da base no Congresso, segundo ele, reforça a importância dos que não mudam de lado ao sabor dos ventos. “Humberto tem compromisso programático e com  Lula.”

Clima quente
Os palanques não foram desarmados após a eleição para presidente estadual do MDB. Aobservação é do prefeito de Toritama, Sérgio Colin. À Rádio Folha, avaliou que o clima ficou mais quente, entre o reeleito, Raul Henry, e Jarbas Filho. E culpou o presidente nacional, Baleia Rossi. Acha que ele deveria ter tentado a unidade.

Na contramão

Treze dos 17 vereadores de Serra Talhada ignoraram a recomendação do TÉ-PE e rejeitaram as contas do ex-prefeito Luciano Duque. O deputado se diz tranquilo. A medida não o torna inelegível. Só acirra os ânimos entre ele e a prefeita Márcia Conrado, ex-aliada.

Caminhos
O novo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, fez ontem a primeira entrega como titular da pasta. Ao lado da governadora Raquel Lyra, inaugurou a PE-062, na Mata Norte, e prometeu mais estradas.

Deixe um comentário