Com expressiva participação popular, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou nesta quinta-feira, 10, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Salgueiro. O evento teve apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. A programação, realizada no auditório do Salgueiro Plaza Hotel, contou com exposição das ações sociais desenvolvidas no município, apresentações culturais do PROAC e da APAE e discussões relevantes sobre as políticas públicas do setor. Este ano o encontro teve como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
A conferência teve participação de representantes de toda a sociedade civil, a exemplo de instituições de ensino, entidades sociais, como a APAE, o PROAC e o Centro de Desenvolvimento Integral Maria do Carmo (CDI), Polícia Militar, integrantes do CMAS e membros dos poderes Executivo e Legislativo. Entre os presentes estavam o prefeito do município, Fabinho Lisandro, a secretaria de Desenvolvimento Social, Paizinha Patriota, além de vereadores e outros secretários do governo municipal.
Em discurso na abertura do evento, a secretária de Desenvolvimento Social destacou os avanços na área neste início de governo, citando melhorias na Cozinha Comunitária, que expandiu o número de quentinhas entregues diariamente, o programa de distribuição de leite e o Abrigo Israel. “É com grande alegria que hoje a gente está nesse desafio. […] A gente está aqui para fazer muito mais, tanto para o CREAS, os CRAS, [e] para os Serviços de Convivência”, disse Paizinha.
O prefeito Fabinho defendeu um olhar voltado para os invisíveis, que precisam de programas sociais, muitas vezes combatidos por aqueles que defendem a meritocracia como requisito para conquistas. “Como a gente pode ter meritocracia diante de uma região que a gente vive tão desigual? A gente tem que ter muito respeito e um olhar de muita atenção para os que mais precisam”, afirmou.
Ao longo do evento foram debatidos cinco eixos temáticos: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS; e Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
No encerramento ocorreu a escolha dos delegados municipais que representarão Salgueiro na 16ª Conferência Estadual de Assistência, que será realizada em Recife nos dias 23, 24 e 25 de setembro.