14/07/25
Ascom PMLG
http://blogfolhadosertao.com.br
A 25ª Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) começou na quarta-feira (9) e conta com a participação da Capital da Uva e do Vinho com a exposição de rótulos especiais e o artesanato local. A edição deste ano tem como tema “A Feira das Feiras”, em homenagem às tradicionais feiras livres do estado, e segue até o dia 20 de julho.
Lagoa Grande participa do evento através do Departamento Municipal de Cultura, Turismo e Esporte – DECULTE, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação. O município expõe o artesanato local, reunindo peças dos artesãos, incluindo os contemplados pela Lei Aldir Blanc, da Associação das Mulheres e de artistas de forma independente. Os rótulos especiais das vinícolas lagoa-grandenses estão presentes e são destaques no estande 369, da Rua 14, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O diretor do DECULTE, Edivaldo Barbosa, declarou que a Fenearte desempenha um papel essencial na valorização da cultura e potencialização do município de Lagoa Grande. Segundo o diretor, a Feira é uma excelente oportunidade para o público conhecer os produtos da capital da uva e do vinho.
“A Fenearte engrandece a cultura da nossa cidade e do estado de Pernambuco com a abertura do espaço para as exposições do nosso artesanato e para o fortalecimento da vitivinicultura. Além da exposição dos nossos produtos, estamos apresentando vídeos institucionais apresentando Lagoa Grande e a nossa VinhuvaFest para o mundo”, explicou Edivaldo.
Os mestres do artesanato lagoa-grandense também garantiram espaço privilegiado na Fenearte com apresentação dos seus trabalhos. Mestre Mazinho Santana e Mestre Gilson Oliveira encantam os visitantes com suas obras. A obra “São Francisco no Balanço”, do Mestre Mazinho, premiada no 9º Salão de Arte Popular, é uma dos destaques do evento.
A prefeita Catharina Garziera acompanhou a abertura oficial da feira e disse que a cultura e o desenvolvimento econômico de Lagoa Grande serão expostos para as milhares de pessoas que vão frequentar a Fenearte. Além da prefeita, vereadores e secretários também estão prestigiando o evento.
A Feira Nacional de Negócios do Artesanato é uma realização do Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — ADEPE, responsável por executar no Estado o Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE) e contará com mais de 700 espaços de comercialização.