Diocese de Afogados da Ingazeira e FIS promovem simpósio em celebração ao centenário de Dom Francisco

22/10/24
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Teve início nessa segunda-feira, 21, e termina nesta terça, 22, o “II Simpósio Dom Francisco – Nosso Dom, Nosso Profeta”, realizado pela Diocese de Afogados da Ingazeira em parceria com a Faculdade de Integração do Sertão (FIS).

O evento faz parte das comemorações pelo centenário de Dom Francisco e tem como tema “O episcopado profético e a luta pelo acesso aos direitos e garantias fundamentais”. O lema é “Para que tenham vida e vida em abundância”.

Durante o simpósio, que acontece no auditório do FIS, em Serra Talhada, painelistas e autoridades da Igreja Católica, como o bispo emérito Dom Egídio Bisol, estão refletindo sobre o legado do “Profeta do Sertão”.

Sobre Dom Francisco

Dom Francisco Austregésilo de Mesquita, falecido no dia 7 de outubro de 2006, aos 82 anos, foi bispo emérito da Diocese de Afogados da Ingazeira. Ele dedicou a vida aos sertanejos do Vale do Pajeú, mobilizando autoridades públicas e religiosas em busca de melhorias para a população local, como energia elétrica, água encanada e agências bancárias. Uma de suas conquistas foi a instalação da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, dando uma importante contribuição o Sertão do Pajeú.

Eleições marcadas pelo dinheiro sujo

22/10/24

Por Machado Freire*

Meu caro irmão sertanejo e tricolor, Magno Martins!

Vamos ter que refazer a nossa luta que derrubou a ditadura de 1964. Só que hoje já estou setentão e os novinhos e novinhas ainda não acordaram para Jesus. As eleições que acabamos de acompanhar foram (quase) todas manchadas com dinheiro sujo. A compra de votos estava “dando na cara” feito papeira.

A situação é de uma gravidade gritante. Precisamos chamar de volta a Igreja de Dom Helder Câmara e os meninos seguidores de Doutor Arraes e Gregório Bezerra. Tenho pena do futuro dos meus netinhos e de todos os descendentes de homens e mulheres patriotas que conviveram conosco e junto a todos nós não tinham vergonha de defender os interesses da maioria da nossa Nação vilipendiada pelos seguidores de um tal sujeito que episodicamente chegou à Presidência da República.

E os péssimos maus exemplos deixados por ele estão sendo seguidos ao pé da letra. Um deles, é cada chefe político colocar um parente bem próximo (mulher, marido, irmão ou filho) na Câmara de Vereadores e na Prefeitura, para garantir a presença de sua família.

Em Salgueiro, foi assim e em muitos lugares também pelo Sertão afora. Pense num nepotismo imoral e desavergonhado por completo!

Jornalista*

Secretaria de Cultura de Pernambuco realiza Encontro PNAB: Editais de Pontos e de Pontões de Cultura

22/10/24

Imprensa PE

htt://blogfolhadosertao.com.br

O evento tem o objetivo de mobilizar, orientar e esclarecer dúvidas dos agentes culturais que desejam submeter projetos aos Editais.
Papo PNAB Pernambuco - Edital Cultura Viva: Pontos e Pontões - YouTube

A Secretária de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) promoverá, na terça-feira (22), às 18h, no Complexo de Tecnologia Empreendedorismo e Negócios (CETEN), em Igarassu, município do Litoral Norte, o Encontro PNAB. Este evento, que contará com a presença do Observatório de Indicadores Culturais da Secult-PE, marca o início de uma série de encontros que acontecerão em diversos municípios pernambucanos.

O Encontro PNAB tem como objetivo mobilizar, orientar e esclarecer dúvidas dos agentes culturais que desejam submeter projetos aos Editais de Pontos e Pontões de Cultura, ambos parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Neste ano, a PNAB contará com mais de R$ 74 milhões em investimentos para o setor cultural.

Não é necessário realizar inscrição prévia para participar, e o evento está aberto a todos os interessados, mas está sujeito à lotação do espaço. A iniciativa visa facilitar o acesso à informação e promover o protagonismo cultural em todas as regiões de Pernambuco, garantindo que as oportunidades de fomento cheguem àqueles que realmente fazem a cultura acontecer.

“A PNAB é uma ferramenta fundamental para o fortalecimento da nossa cultura e a ampliação das oportunidades para os agentes culturais. Este encontro é mais uma etapa do nosso compromisso com o setor, garantindo a transparência, o diálogo e o apoio necessário para que os projetos possam ser realizados com êxito”, afirmou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

Diferente de iniciativas emergenciais, como a Lei Aldir Blanc 1 e a Lei Paulo Gustavo, a PNAB é uma frente contínua, com investimentos anuais garantidos até 2027. As submissões aos editais para Pontos e Pontões da Cultura da PNAB em Pernambuco deverão ser feitas exclusivamente por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco, até o dia 18 de novembro, no link www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidades.

Raquel Lyra recebe presidente da Anac para tratar sobre o andamento das obras do Aeroporto de Fernando de Noronha

22/10/24
Imprensa PE
http: //blogfolhdosertao.co
Raquel Lyra recebe presidente da Anac para tratar sobre o andamento das obras do Aeroporto de Fernando de Noronha
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (21), no Palácio do Campo das Princesas, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira. Durante a reunião foram detalhados os investimentos que o Governo do Estado tem feito para melhorar a malha aeroviária de Pernambuco, além de ações que vêm sendo desenvolvidas no Aeroporto de Fernando de Noronha – Governador Carlos Wilson.
 
“O Governo de Pernambuco tem o objetivo de ampliar a aviação regional nos nossos aeroportos e aeródromos. Nós entendemos que desta forma teremos um diferencial competitivo em nosso Estado, então estamos garantindo que obras aconteçam no Aeroporto de Fernando de Noronha para que assim sejam gerados mais empregos, renda e nosso turismo se fortaleça”, afirmou Raquel Lyra.
 
Em setembro, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) iniciou as obras de reabilitação do pátio de aeronaves e das pistas de pouso e taxiamento do Aeroporto de Fernando de Noronha, orçadas em R$ 60 milhões. As intervenções são fundamentais para que a Anac devolva ao aeroporto a autorização para pousos e decolagens de aeronaves turbojato, perdida pelo Estado em 2022 após diversas advertências feitas pela Agência sobre a necessidade de melhorias no espaço.
 
O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, afirmou que os serviços andam em ritmo acelerado no local. “A obra do aeroporto da Ilha é uma prioridade para o Governo do Estado, tendo em vista a necessidade para a população de forma geral e turistas. A obra está acontecendo o mais rápido possível, com mais profundidade nos últimos dias”, comentou.
 
Além das obras que o governo estadual está desenvolvendo na pista do Aeroporto de Noronha, a DIX Aeroportos, concessionária que administra o terminal, está executando uma grande reforma no terminal de passageiros, que também será ampliado. Com as mudanças, o local passará dos atuais 1.500 metros quadrados para 3 mil metros quadrados, oferecendo mais conforto e comodidade aos usuários sem abrir mão da sustentabilidade.
 
Técnicos da Anac já estiveram no arquipélago e têm acompanhado de perto o desenvolvimento das obras da pista. Hoje, o aeroporto opera voos domésticos e tem capacidade para receber aeronaves de médio porte. Nesta terça-feira (22), o presidente do órgão participa de uma reunião com o Conselho Distrital para discutir o andamento dos serviços. “A Agência está atenta à evolução das obras e espera que elas sejam concluídas o quanto antes, para que possamos reabrir as operações a jato no local”, afirmou o presidente da Anac, Tiago Pereira.
 
Participaram da reunião os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além do presidente da Agemar e DIX Empreendimentos, Manoel Ferreira Junior.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom


Bolsonarismo: Sob Tarcísio, letalidade policial sobe 78% em 2024; duas em cada três vítimas são negras

22/10/24

Por 247

http://blogfolhadosertao.com.br

Taxa de mortalidade de pessoas negras pelas polícias Civil e Militar de São Paulo subiu 83% de janeiro a agosto deste ano
PM de São Paulo e Tarcísio de Freitas
PM de São Paulo e Tarcísio de Freitas (Foto: Polícia Civil de SP/Twitter | ABR)

 

 A taxa de mortalidade de pessoas negras pelas polícias Civil e Militar de São Paulo subiu 83% de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, a taxa entre pessoas brancas também aumentou, mas em uma proporção menor, de 59%. Os dados constam de um levantamento do Instituto Sou da Paz, que se baseou em informações oficiais da Secretaria da Segurança Pública da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), segundo a Folha de S. Paulo.

Nos primeiros oito meses deste ano, 441 pessoas foram mortas no estado em ações policiais, um aumento de 78% em relação aos 247 casos registrados no mesmo período do ano anterior. Desse total, 283 vítimas eram identificadas como negras (considerando pardos e pretos), enquanto 138 eram brancas, e 20 casos não apresentavam informações sobre a raça ou cor. Em 2023, esses números eram de 154 negros e 87 brancos.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, as forças de segurança estaduais seguem protocolos técnicos durante as abordagens, respeitando a legislação vigente. “Desde a formação e ao longo de toda a carreira, os policiais paulistas passam por cursos de formação e atualização que contemplam disciplinas de direitos humanos, igualdade social, diversidade de gênero, ações antirracistas, entre outras”, declarou a pasta em nota.

O coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz, Rafael Rocha, afirmou que há “um retorno a uma letalidade policial que tem cor, tem endereço, tem gênero. Não é à toa que, em 2024, o percentual de vítimas negras de letalidade policial em serviço bateu o recorde dos últimos anos.” Ele também alertou que, se essa tendência continuar, a população negra será duas vezes mais vitimada em comparação à sua proporção na população paulista, o que representa um cenário bastante preocupante.

Atualmente, a soma da população preta e parda representa 41% da população do estado, de acordo com o Censo. A cidade de São Paulo e a região de Santos, na Baixada Santista, foram responsáveis por um aumento significativo nos números. Na capital, a quantidade de pessoas mortas por policiais em serviço saltou de 76 para 118, enquanto na região do Deinter 6, que inclui Santos e mais 22 cidades, a cifra subiu de 54 para 109 mortes. Essas áreas estão dentro das operações Escudo e Verão, que, juntas, resultaram em pelo menos 93 mortes.

Rocha enfatizou que a letalidade policial está concentrada entre pessoas pretas e pardas, refletindo uma maior letalidade em áreas periféricas e nas regiões metropolitanas, especialmente na Baixada Santista. Para a diretora-executiva do Sou da Paz, Carolina Ricardo, o aumento da letalidade policial está relacionado a um enfraquecimento do programa de controle do uso da força pela Polícia Militar.

“O que temos visto desde 2023, e que se agravou em 2024, é uma política de segurança pública que produz mais mortes. Apesar de não terem ocorrido novas operações como Escudo e Verão, a letalidade policial segue crescendo no estado, indicando que o investimento na profissionalização do uso da força realizado entre 2020 e 2022 foi abandonado”, declarou Carolina.

A Secretaria da Segurança Pública, por sua vez, atribui as mortes à reação de suspeitos durante ações policiais e afirma que todos os casos são rigorosamente investigados. “Para reduzir a letalidade, a SSP-SP investe continuamente na capacitação do efetivo, aquisição de equipamentos de menor potencial ofensivo e em políticas públicas”, finalizou a pasta.

Governo de Pernambuco reabre Cinema São Luiz no dia 1º de novembro

22/10/22
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
 
Retorno do equipamento cultural terá em cartaz o 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que acontecerá até o dia 8/11

Os amantes da sétima arte já podem se preparar para o tão aguardado reencontro com um dos cinemas de rua mais importantes do Brasil. Após a execução de serviços de restauração realizados no equipamento cultural, o Governo de Pernambuco já definiu a data da reabertura do Cinema São Luiz. O monumento histórico será entregue à população em 1º de novembro, com o início da programação do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, evento que conta com direção artística de Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux e acontecerá até o dia 8 do próximo mês.

As obras de recuperação foram realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e incluíram a recuperação da coberta, orçada em R$ 106 mil de investimento estadual, e a restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.

“O Cinema São Luiz estava fechado desde novembro de 2021 e é uma prioridade desde o início do nosso governo. Sua reabertura é fundamental para o segmento audiovisual e representa um resgate da nossa cultura. É também uma das iniciativas para recuperar equipamentos importantes e históricos na área central do Recife, a exemplo da antiga sede do Diario de Pernambuco, do prédio do Liceu de Artes e Ofícios e dos prédios do INSS e Frei Caneca (antiga Vice-Governadoria), sendo os dois últimos transformados em moradia popular”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, a reabertura do São Luiz é um importante movimento para o aquecimento da economia do setor audiovisual local. “A restauração do Cinema São Luiz, um monumento histórico da capital pernambucana, é uma ação da gestão estadual que fortalece o setor do audiovisual e da economia criativa, promovendo a geração de emprego e renda, além da questão afetiva de entregar para a população um equipamento cultural que é referência para o cinema brasileiro”, disse.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a relevância do equipamento para a valorização da memória cultural pernambucana. “É com a sensação de dever cumprido que reabrimos o Cinema São Luiz. Sabemos da importância deste equipamento cultural para o segmento do audiovisual e da economia criativa pernambucana, e ter de volta esse grande espaço faz parte da série de ações do Governo de Pernambuco voltadas para a preservação do patrimônio histórico e para a valorização da cadeira produtiva da cultura no Estado”, observou.

MODERNIZAÇÃO – Após a reabertura, outras melhorias seguem em curso para deixar o São Luiz mais moderno, seguro e acessível. A última fase de obras no cinema iniciou no mês de agosto passado, com a licitação da requalificação e acessibilidade do espaço cultural. O serviço inclui a recuperação das marquises externas, a instalação de um sistema de prevenção e combate a incêndios, a requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador para os quatro pavimentos superiores. Também será realizada a recuperação de danos em pisos, tetos, portas, luminárias e no icônico letreiro da fachada. A previsão é que, em dez meses, tudo esteja finalizado.

JANELA – A programação da 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife inclui lançamentos nacionais e internacionais, clássicos restaurados, sessões com música ao vivo, o retorno da premiação de curtas-metragens nacionais, além de ações formativas e homenagens, entre elas, à cineasta pernambucana Kátia Mesel. O festival também contará com exibições no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Sala Museu), em Casa Forte.

Durante os oito dias do evento, o Janela exibirá mais de 100 filmes, entre longas e curtas-metragens, distribuídos em cerca de 55 sessões. Os ingressos estarão disponíveis para compra pelo Sympla e nas bilheterias dos cinemas antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala. O Festival é realizado pela Cinemascópio, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e Lei Paulo Gustavo Recife, além do apoio cultural da Copergás e do Complexo Industrial Portuário de Suape.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 e situado às margens do Rio Capibaribe, o Cinema São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, prezando por essa arte em sua concepção clássica, com exibição em cineteatro. Atualmente, é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do Brasil.

Serviço:

Governo de Pernambuco reabre o Cinema São Luiz no dia 1º de novembro | 15ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife

Quando: dia 1º de novembro de 2024

Programação do festival até o dia 8 de novembro de 2024

Amupe vai implementar setor de captação de recursos e lançar Rede de Informações para municípios

22/10/24
Comunicação Amupe
http://blogfolhadosertao.com.br

Amupe vai implementar setor de captação de recursos e lançar Rede de  Informações para municípios : Nill Junior

Nesta segunda-feira (21/10), a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) recebeu membros da União dos Municípios da Bahia (UPB) em sua sede, com o objetivo de fortalecer a parceria entre as duas entidades e aprimorar a captação de recursos e implantar a Rede Amupe, um sistema informatizado que visa integrar os municípios pernambucanos com a Amupe, entre si e com órgãos das administrações federal e estadual.

A parceria também tem como foco a estruturação do setor de Captação de Recursos da Amupe. Hospedado dentro do núcleo técnico, o novo setor buscará ampliar a capacidade técnica dos municípios na identificação de oportunidades e na gestão de recursos financeiros. Além disso, apoiará as prefeituras na formulação de projetos e na execução de convênios e contratos de repasse.

Como parte dessa iniciativa, a Amupe fortalece o seu Núcleo Técnico. A expectativa é que ambas ferramentas contribuam para potencializar a gestão pública e otimizar a qualidade dos serviços prestados aos municípios e, consequentemente, à população pernambucana.

A reunião contou com a presença de Elve Cardoso, superintendente da UPB, e Joelson Cardoso, coordenador de captação de recursos da entidade. Representando a Amupe, participaram Gorette Aquino, secretária executiva, José Mário, gerente financeiro, e Ana Nery, coordenadora técnica, além de uma equipe de técnicos. A expectativa é que a iniciativa contribua para fortalecer a gestão pública e otimizar a qualidade dos serviços prestados à população pernambucana.

Foto: José Bonifácio Lira

Briga entre candidatos à Prefeitura de Olinda neste sábado é pelo voto feminino

22/10/24
Betânia Santana
http://blogfolhadosetao.com.br
Mirella Almeida e Vinicius Castello fazem caminhada enfatizando a importância das mulheres
Dona do maior percentual do eleitorado feminino de Pernambuco, Olinda terá hoje um embate entre os candidatos pelo voto das mulheres. Pela manhã, Mirella Almeida (PSD) une-se à governadora Raquel Lyra (PSDB), à vice Priscila Krause (Cidadania) e à prefeita Elcione Ramos (PSDB), reeleita em Igarassu, para uma caminhada na Cidade Tabajara.
Querem mostrar a força feminina na política. A escolha do local também foi estratégica. O bairro vem sendo alvo de obras do Governo do Estado na PE-15.

Também pela manhã haverá caminhada de mulheres em apoio à candidatura de Vinicius Castello (PT). Com concentração na Praça da Caixa-d’Água, em Peixinhos. A ideia é juntar nomes como a senadora Teresa Leitão, a ministra Luciana Santos, as deputadas Gleide Ângelo, Rosa Amorim e Dani Portela (PSOL) e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

A deputada federal, que está no Nordeste desde ontem, veio reforçar a campanha de Natália Bonavides (PT), em Natal (RN).

Ontem, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ao lado do candidato, participou de uma minicarreata pelas ruas da Vila Popular e de Jardim Brasil.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Olinda representa o terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco. São 300.304 eleitores. Destes, 55.49% são mulheres. Em números absolutos chega a 166.064 eleitoras

O índice é maior que o do Estado (53,58%)  A Marim dos Caetés tem, em percentual, mais voto feminino que o Recife e Caruaru, que aparecem com o mesmo índice: 55,46%. Pernambuco contabiliza 7.018.098 eleitores aptos a votar.

Sobre as sabatinas 1
O cientista político Hely Ferreira, que participou das sabatinas na Rádio Folha, observou candidatos, no geral, mais afinados com as pautas da cidade. Lamentou a ausência de Severino Ramos (PSDB). Postulante em Paulista, que alegou “compromissos inadiáveis”. No dia seguinte, seu oponente, Junior Matuto (PSB), não explorou isso. Optou por criticar a gestão de Yves Ribeiro e relacioná-lo ao adversário.

Sobre as sabatinas 2
Mirella Almeida (PSD), de Olinda, pareceu, segundo Hely Ferreira, menos desenvolta que no primeiro turno. Enquanto o adversário, Vinicius Castello (PT), não perdeu a chance de criticar a gestão do prefeito Lupércio Nascimento e ligar ao nome da ex-secretária.

Transparência
A Controladoria-Geral de Jaboatão lançou um Guia Prático de Linguagem Simples. A ideia é que servidores e gestores falem a língua do povo. Caminha lado a lado com o perfil do prefeito reeleito, Mano Medeiros (PL), que prioriza a proximidade com a população.

Balanço
A Rede Primeira Infância de Pernambuco entregou carta-compromisso a 50 candidatos de 34 municípios, representando 28,5% das entregas em todo o Brasil. O resultado fez do Estado o mais ativo nessa mobilização em todo o país.

Super Santa, torcedor símbolo do Santa Cruz, morre em acidente de moto no Recife

22/10/24
Por Maria Eduarda Lima
http://blogfolhadosertao.com.br
Marcelo Xavier morreu aos 54 anos na tarde desta segunda-feira (21); Tricolores lamentam partida
Marcelo marcou uma geração de Tricolores no Arruda
O estádio do Arruda deu adeus a mais um símbolo coral. No início da tarde desta segunda-feira (21), Marcelo Xavier de Araújo, conhecido como “Super Santa”, faleceu após sofrer um acidente de moto na Estrada da Mumbeca, na Guabiraba, Zona Norte do Recife.
De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Marcelo, de 54 anos, veio a óbito antes do atendimento.Torcedor símbolo do Santa Cruz, o Super Santa marcou uma geração de torcedores que frequentavam as arquibancadas do Estádio José do Rêgo Maciel nos anos 2000. Vestido de super-herói, o personagem incorporado por Marcelo é lembrado pela alegria contagiante com as crianças tricolores.

Dennis Barbosa, de 31 anos, foi uma das pessoas que teve contato com o personagem nas arquibancadas do Arruda e relembrou os momentos vividos.

“Frequento o Arruda desde a minha infância e as lembranças com Marcelo Super Santa são mais fortes nos anos de 2004 e 2005, quando, ao lado do meu pai, frequentei a maioria dos jogos do Campeonato Pernambucano e Brasileiro. Super Santa sempre foi um torcedor alegre e de muito acesso, principalmente das crianças que ficavam nas sociais. A notícia da sua morte mexeu muito comigo, cheguei a ficar arrepiado. É um torcedor que nunca vamos nos esquecer”, disse.

Nas redes sociais, torcedores do Santa Cruz também lamentaram a partida do torcedor: “Marcou gerações.”

 

“O que Marcelo Xavier de Araújo pretende é apenas brincar e fazer rir, tanto que se define como um humorista quando veste o uniforme de Super Santa”, diz a descrição do torcedor símbolo no site da Cobra Coral.

O Super Santa está ao lado de personagens como Jesus Tricolor, Bacalhau, Chico da Cobra e Mazinho da Buzina na lista de personalidades históricas do  Santa Cruz.

Leia também
• Ex-Santa Cruz, Renatinho é oficializado como executivo de futebol do CSE-AL
• Santa Cruz oficializa contratação do lateral-esquerdo Rodrigues, ex-Aparecidense
• Apresentado no América-RN, Constantino Júnior reflete sobre erros cometidos no Santa Cruz