Raquel Lyra prestigia inauguração do Mix Mateus Caruaru e celebra geração de empregos no Agreste

23/08/24
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Iniciando sua agenda no município de Caruaru, no Agreste, a governadora Raquel Lyra prestigiou a inauguração do Mix Mateus da cidade, nesta sexta-feira (23). Com esta, que é uma das maiores lojas da companhia no Estado, com 4,7 mil m² de área de vendas, o Grupo Mateus gera 352 postos de trabalho diretos. O empreendimento chega para somar aos dados positivos de emprego em Pernambuco, onde a população ocupada aumentou em 143 mil pessoas entre abril e junho de 2024, totalizando 3,7 milhões de trabalhadores. Os números representam um crescimento de 3,9% com relação ao mesmo período do ano anterior e foram apontados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada no último dia 15.

Além de participar da cerimônia de inauguração, a gestora conheceu as novas instalações e conversou com funcionários e clientes da loja. “Estamos vivenciando um novo ciclo de investimento e desenvolvimento em Pernambuco. Novas instituições estão se instalando no Estado, trazendo mais emprego para a nossa população. Somos o segundo estado que mais está gerando emprego em todo o Nordeste. E não é por acaso. O Governo de Pernambuco está fazendo sua parte realizando obras estruturantes, a exemplo da recuperação das nossas estradas, e atraindo novos empreendimentos que têm papel fundamental para o escoamento da produção do nosso Estado”, destacou Raquel Lyra.

O Grupo Mateus já se instalou nas cidades de Petrolina, Olinda e Paulista, e possui cinco outras lojas no Recife. Ao todo, a companhia tem 3.512 colaboradores contratados. Um dos diferenciais da loja de Caruaru é a adega Spazio, localizada dentro do Mix Mateus, com rótulos de vinhos nacionais e importados. A estrutura ainda conta com praça gastronômica com restaurante, cafeteria e padaria.

“Agradeço ao Governo do Estado e à governadora Raquel Lyra por todo apoio oferecido para mais esta inauguração. Em breve, abriremos outra loja também em Caruaru, no bairro Kennedy. Aprendemos a amar o estado de Pernambuco e já me sinto em casa. Temos muito a agregar no desenvolvimento do Estado e gerar mais empregos”, comentou o fundador da companhia, Ilson Mateus.

Participaram do evento os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar) e Eduardo Vieira (Gabinete da Governadora), além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

Fotos: Miva Filho/Secom

Pesquisa Datafolha no Recife: saem novos números para eleições a prefeito do Recife

23/08/24

JC/Pedro Beija

http://blogfolhadosertao.com.br

Números foram divulgados na tarde desta quinta-feira (22); João Campos (PSB) lidera as pesquisas com 76%, crescendo em 1% em comparação a julho

Foi divulgada, na tarde desta quinta-feira (22), os números da nova pesquisa Datafolha para as eleições para prefeito do Recife, que apontam a liderança do candidato à reeleição João Campos (PSB), com 76% das intenções de voto, o que daria vitória em primeiro turno para o atual prefeito.

A pesquisa traz um empate técnico para o segundo lugar, em razão da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Gilson Machado (PL), figura na segunda posição com 6%, mas apenas 2 pontos percentuais separam Gilson de Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (PSOL), com 5% e 4%, respectivamente.

Tecio Teles (Novo) fecha a lista com 1%. Ludmila Outtes (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO) não pontuaram. 5% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum candidato. Já os que não sabem em quem votariam chegam a 2%.

Confira os números divulgados pela pesquisa Datafolha no Recife:

João Campos (PSB) – 76%
Gilson Machado (PL) – 6%
Daniel Coelho (PSD) – 5%
Dani Portela (PSOL) – 4%
Tecio Teles (Novo) – 1%
Branco/Nulo – 5%
Não sabem – 2%

A pesquisa Datafolha entrevistou 910 eleitores no Recife, entre terça-feira (20) e quarta-feira (21). O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha de São Paulo e TV Globo, com o protocolo PE-06023/2024 na Justiça Eleitoral.

Os números divulgados nesta quinta-feira representam a primeira pesquisa do Datafolha após o início da campanha eleitoral, iniciada na última sexta-feira (16).

Em julho, em levantamento anterior, João Campos liderava com 75% das intenções de voto, seguido de Daniel Coelho (7%), Gilson Machado, (6%), Dani Portela (3%), Tecio Teles (1%) e Simone Fontana (1%), ainda sem Ludmila Outtes e Victor Assis, confirmados como candidatos semanas depois.

Pesquisa espontânea

João Campos também lidera na pesquisa espontânea, que acontece quando o entrevistador não fornece os nomes dos candidatos.

De acordo com a pesquisa Datafolha, João tem 51% das intenções de voto nesse formato, enquanto outros 5% votariam “no atual”. Na sequência, seguem Gilson Machado (4%), Daniel Coelho (1%), Dani Portela (1%). Branco, nulo e nenhum foram 4% dos entrevistados, enquanto entrevistados que deram outras respostas chegam a 4%. 32% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votariam.

Egape abre 6,8 mil vagas para 48 cursos gratuitos que acontecerão em setembro

23/08/24

Ascom Egape

http://blogfolhadosertao.com.br

Inscrições podem ser realizadas no site da escola, no www.egape.pe.gov.br

 (Foto: Egape)

Para estimular o aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos e da sociedade, a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), da Secretaria de Administração (SAD), abriu inscrições para 48 cursos que acontecerão em setembro. São 6,8 mil vagas distribuídas em qualificações oferecidas nas modalidades presencial e EAD. As matrículas gratuitas podem ser feitas no site da escola, no www.egape.pe.gov.br.

Os servidores estaduais e municipais podem se matricular em 15 cursos presenciais, a exemplo de “Gerenciando o Estresse no Ambiente de Trabalho”, que abordará conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o bem-estar corporativo. Ao final do curso, os alunos estarão capacitados para reconhecer os sinais, sintomas e as fases dessa disfunção, serão capazes de planejar estratégias para gerenciar o estresse na vida pessoal e no trabalho, além de outras competências.

Oferecido na modalidade EAD, por meio da modalidade Teams, o curso “Módulo A do Transferegov – Atos Preparatórios e Execução” tem o objetivo de capacitar os servidores a realizarem captação de recursos federais (Emendas e Programas Federais), bem como as regras e técnicas para elaboração de projetos de convênios, com foco no portal Transferegov. Outra qualificação oferecida a distância é “Módulo B do Transferegov –  Execução e Prestação de Contas”, que ajudará os estudantes a compreenderem e realizarem a prestação de contas no sistema, entre outros assuntos.

O diretor da Egape, Henrique Oliveira, enfatizou a relevância dos cursos oferecidos. “Todas essas qualificações possibilitam que os servidores e a população tenham melhorias na carreira profissional e na qualidade de vida. Por meio dessas formações presenciais e EAD, o funcionalismo público e a sociedade têm à disposição o que há de melhor em inúmeras áreas temáticas”, destacou.

Na modalidade EAD ao Vivo, também está disponível para servidores públicos o curso “Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicabilidades”, que abordará o entendimento do aprendizado de máquina, a compreensão dos primeiros modelos de redes neurais, entre outros tópicos. Para se matricular nessa qualificação, é preciso ter formação em Nível Superior.

O público em geral pode se inscrever nos cursos na modalidade EAD autoinstrucionais. Para isso, é necessário possuir apenas nível médio. As aulas dessa modalidade terão início a partir do dia dois de setembro. Entre as capacitações ofertadas, destaque para “Liderança e Motivação”, “Inteligência Emocional”, “Introdução ao Web Design”, entre outras.

Mais informações podem ser obtidas nos números (81) 3183-8025 (Coordenação Pedagógica) e (81) 3183.8065 (cursos EAD).

Pauta de hoje (23): Raquel Lyra vistoria obras em Caruaru, inaugura serviço em hospital de Garanhuns e abre Festival Pernambuco Meu País em Arcoverde

23/08/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Nesta sexta-feira (23), a governadora Raquel Lyra (foto)  cumpre extensa agenda no Agreste e no Sertão do Estado. Pela manhã, em Caruaru, a gestora vistoria a obra da Adutora do Agreste, às 9h. No momento, estão sendo assentados 960 metros de tubulação até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado. Depois, às 10h30, a gestora vistoria as instalações do Hospital da Mulher do Agreste, primeira maternidade de alto risco que será entregue pela atual gestão.

À tarde, às 15h, a governadora inaugura o novo Centro de Imagens do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. O espaço passa a oferecer para a população uma série de exames complementares de alta tecnologia.

À noite, às 20h, a governadora abre o Festival Pernambuco Meu País, em Arcoverde. Este será o sétimo município a receber o evento, com uma programação multicultural, que envolve música, dança, gastronomia, circo, entre outras atividades. Artistas como Negra Li e Francisco El Hombre subirão ao palco Pernambuco Meu País do evento.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Sexta-feira, 23 de agosto de 2024

9h – Visita à obra da Adutora do Agreste

Local: Rua Goiás, s/n, Cidade Jardim, Caruaru (Acesso pela Rua José Vieira de Lima)

10h30 – Visita à obra do Hospital da Mulher do Agreste

Local: Avenida José Rodrigues de Jesus, Santa Rosa, Caruaru

15h – Inauguração do Centro de Imagens do Hospital Regional Dom Moura

Local: Av. Simoa Gomes, s/n, Heliópolis, Garanhuns

20h – Festival Pernambuco Meu País Arcoverde

Local: Praça da Bandeira, Arcoverde

Workshop sobre imigração e investimentos imobiliários nos EUA movimentou o Recife e segue para Fortaleza

23/08/24

Midis sociais

http://blogfolhadosertaocom.br

 

Recife
O Workshop Be International, evento voltado a profissionais que buscam internacionalizar suas carreiras ou negócios nos Estados Unidos, aconteceu no Recife, no Bugan Hotel, em Boa Viagem, na noite de terça-feira (20), com o apoio da Câmara de Comércio da Central Flórida. O evento na capital pernambucana foi considerado um sucesso com um público de mais de 90 inscritos.
As palestras com os especialistas abordaram os temas sobre Internacionalização e Estratégia Empresarial, Vistos e Imigração para os EUA, Investimentos em Real Estate, e Planejamento Tributário e de Investimentos nos EUA. O workshop, que já passou por Brasília e Goiânia em maio e Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre em março deste ano, apresentou quais são os vários tipos de vistos para morar e empreender nos Estados Unidos e todas as possibilidades de imigração para viver o sonho americano.
A Flórida foi apresentada como um dos destinos mais buscados por quem deseja imigrar. O CEO da WIN 8, Felipe Winston, empresa focada em estratégia para pequenas e médias empresas, destacou a importância do planejamento, além da importância do autoconhecimento para aqueles que decidem mudar de país. “A importância do ‘com quem’ é extremamente essencial, saber com quem trabalhar, com quem seguir adiante com os negócios e saber que empreender é saber pedir ajuda, ter um bom networking.”
O evento focou ainda nas dúvidas de profissionais qualificados que querem obter o green card com dispensa por interesse nacional, a exemplo de médicos, engenheiros, empresários, profissionais de TI e da saúde com carreira comprovada. O advogado licenciado nos Estados Unidos e membro da Associação Americana de Advogados de Imigração (AILA) Vinícius Bicalho, da Bicalho Consultoria Legal, único brasileiro a figurar no ranking de melhores advogados pelo New York Times, fez questão de tirar todas as dúvidas dos participantes. “Entre os principais motivos que levam o brasileiro a pensar em migrar para os EUA está a onda crescente de violência no Brasil. Existem vários caminhos para a imigração e inúmeros tipos de vistos. É preciso saber identificar o mais adequado a partir de uma boa avaliação de cada caso”, finaliza.
Para falar sobre o mercado imobiliário da Flórida, os consultores imobiliários Any Alves e Pablo Farias destacaram as melhores oportunidades de investimento, em especial a área da Central Flórida, local com muitas possibilidades de investimento em terrenos, casas e condomínios. “É preciso, antes de qualquer coisa, ter planejamento emocional, cultural e imigratório, saber bem quem é o profissional que está te auxiliando e entender a importância da ‘dolarização’ do seu patrimônio. O mercado americano é bem claro, o passo a passo está em definir o valor, tipo e finalidade do investimento, selecionar os imóveis, fazer a oferta conforme a pesquisa de mercado e a inspeção para então finalizar a compra”, afirma.
O evento, que teve o apoio da Câmara de Comércio da Central Flórida e contou com a presença de sua presidente Carol Sousa, frisou as vantagens de empreender, morar e investir nos EUA, com um bom planejamento tributário. “A tributação nos EUA se dá pela renda ativa, pelos dividendos e pelos ativos, então é preciso saber aproveitar os benefícios disponíveis e identificar as vantagens para os empresários”, ressalta.
Em 2023, entraram mais de dois milhões de pessoas ilegais nos EUA, o que dificulta o processo para se tornar legalizado no país, por isso, é necessário o alinhamento de expectativas, analisar bem as possibilidades e cumprir a lei. “Vender visto é fácil, entregar imigrante é outro negócio”, enfatiza Vinicius Bicalho.
FORTALEZA
O Workshop Be International segue para Fortaleza, no dia 22 de agosto, no Hotel Luzeiros, na Avenida Beira Mar, 2600, Meireles, das 19h30 às 21h30. “Em todas as cidades que passamos com o evento, tivemos momentos de muita troca de informações, conhecimento e possibilidade de networking de alto nível. Sem dúvida, o workshop permite gerar conexões que podem resultar em relações valiosas para o projeto imigração e internacionalização de negócios”, completa Renato Oliveira, CEO da Be International e também diretor de expansão da Bicalho Consultoria Legal. O ingresso tem o valor de R$ 50 e todo o valor arrecadado neste evento será repassado para a Associação Peter Pan. Link para inscrições: https://beinternational.com.br/evento-fortaleza/
A EMPRESA
A Bicalho Consultoria Legal acumula ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais. Mais informações disponíveis no site https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).

Número de candidaturas diminui, mas concorrência entre vereadores é acirrada

23/08/24

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Em alguns municípios, a disputa chega a mais de 18 candidatos por vaga, segundo o TRE-PE
Quem tem experiência em campanha política diz que a disputa para as Câmaras Municipais é uma das mais difíceis. Em alguns municípios a concorrência chega a ser de quase 20 candidatos por vaga.  É o caso de Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, todos no Grande Recife.No primeiro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), existem 281 postulantes, o que representa 18,73 para cada uma das 15 vagas. Em Jaboatão, há mais candidatos (492), mas também é maior o número de vagas (27). A média é quase a mesma: 18,22 nomes para cada cadeira.

No Cabo, o clima é um pouco menos acirrado. São 374 concorrentes para 21 vagas, uma média de 17,81. O Recife aparece em 10º lugar entre as cidades onde os candidatos vão precisar trabalhar mais para se reeleger ou conquistar um mandato.

Com o agravante de que, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE, houve redução do número de habitantes. Como o número de representantes no Legislativo varia de acordo com a população, a capital perdeu duas vagas, caindo de 39 para 37 cadeiras.

O cientista político Isaac Luna lembra que a situação poderia ser ainda mais difícil. Mas nos últimos anos dois fatores ajudaram a reduzir o número de candidaturas. O primeiro foi a Lei nº 14.211/21,  que limitou em 100% mais um o número de vagas por partidos. Antes era de 150%.

“Essa mudança impactou bastante na quantidade de candidaturas.”  Outro fator, destaca Luna, é a formação das federações. “Elas  atuam como um partido. Como as três federações existentes congregam sete legendas, temos quatro partidos a menos”, contabiliza. .As federações reúnem: PT, PV e PCdoB; PSOL e Rede; Cidadania e PSDB.

O professor avalia como positiva essa redução, acrescentando que com ela são menores as chances de candidaturas meramente ilustrativas. Em 2020, por exemplo, Recife registrou mais de 900 nomes para a Casa de José Mariano. Este ano são 515.

Cabelo em ovo
O prefeito do Recife e candidato à reeleição pela Frente Popular, João Campos (PSB), rechaçou a informação do também candidato Daniel Coelho (PSD) de que escolas da rede municipal estariam funcionando em sistema de rodízio. O oposicionista alegou que aparelhos de ar-condicionado foram instalados, mas a rede elétrica não suporta. “Temos uma rede completamente reestruturada e 100% climatizada. Se existir rodízio, é pontual, em razão de alguma reforma. O problema é que a oposição não vai ter o que mostrar e vai querer achar cabelo em ovo”, disse em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Ironia
João Campos alfinetou também quem critica o funcionamento das unidades do Compaz. Sugeriu discutir com as Nações Unidas, que premiou a iniciativa. “Peço que ligue para a ONU para dizer que a avaliação mundial não serve. Essa pessoa precisa conhecer o equipamento”, sugeriu.