20/06/24
Por DP
http://blogfolhadosertao.com.br
Quadrilhas, bois e bandas de pífano, além de aulas-espetáculos, passarão em escolas de todas as regiões do estado, integrando a programação pedagógico-cultural das instituições.
![]() |
Brincantes nas Escolas – Edição São João na Erem Presidente Kennedy, em Cachoeirinha (PE). (Foto: Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe) |
O Governo de Pernambuco levará o programa Brincantes nas Escolas – Edição São João para 100 escolas em mais de 60 municípios do estado. Por lá, passarão quadrilhas, bois e bandas de pífano, além de aulas-espetáculos, em escolas de todas as regiões do estado, integrando a programação pedagógico-cultural das instituições.
A iniciativa busca proporcionar benefícios educacionais, tendo em vista que as expressões culturais têm relação com o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, possibilitando o acesso à cultura a toda comunidade escolar.
A atividade será uma roda de conversa, entre os personagens e o grupo escolar. A ação será mediada por um docente ou coordenador pedagógico, que facilita o diálogo de estudantes e professores com os brincantes. Na sequência, os participantes são convidados a interagir com os grupos por meio de apresentações e performances.
A ideia é que a experiência seja retomada na sala de aula, em momento posterior à atividade prática, em diálogo com as diretrizes curriculares.
“Essa é uma ação importante, porque a gente acredita que por meio da cultura os estudantes vão conhecer a história e a forma de vida de nosso Estado. É uma ação de valorização dos mestres da cultura popular dando andamento ao tema de nosso ano letivo. A gente sabe que são culturas periféricas e que precisam ser valorizadas”, afirma a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PE), a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), são investidos mais de R$ 700 mil em contratações de habilitados na Convocatória do Ciclo Junino e convidados de acordo com a territorialidade.