07/06/24
Por Larissa Rodrigues
http://blogfolhadosertao.com.br
A última quinta-feira (6) foi o dia final para gestores deixarem governos para disputar eleições
Houve mudança também na Secretaria da Mulher. A ex-titular, Mariana Melo, se afastou da função e é cotada para ser a vice da chapa liderada por Daniel Coelho, pelo PSDB. Também de forma interina, a pasta agora passa a ser comandada por Juliana Gouveia, que era executiva de Políticas para Mulheres. Uma curiosidade sobre Juliana é que ela foi secretária da Mulher de Caruaru durante a gestão de Raquel Lyra como prefeita.
Raquel Lyra diz que tem tempo
“Daniel vai para uma outra missão e Mariana se prepara também para, possivelmente, assumir uma outra missão. Mas tem tempo. A gente tem um prazo do próprio calendário eleitoral para que as decisões possam ser tomadas num diálogo com os aliados”, afirmou, depois de participar de homenagem aos policiais e bombeiros militares recém-promovidos, ontem (6).
Vice no Recife
Cotados para vice na chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o chefe de gabinete da prefeitura, Victor Marques (PCdoB), e a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas (MDB), foram exonerados dos cargos.
No lugar de Dantas, assume a secretária executiva Debora Feijó. Ela ainda assume o comando da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que era acumulado pela ex-secretária. O posto de Marques segue vago.
Os gestores ainda foram dispensados de cargos em conselhos que acumulavam. Victor Marques deixou a função de Membro Titular do Conselho de Administração da Autarquia de Urbanização do Recife -URB.
Enquanto Dantas deixa a função de Membro Titular do Conselho Administrativo da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a função de Líder Estratégico da Central de Operações do Recife (COP).
Gravatá
Olinda
Havia a especulação de que a ministra da Ciência e Tecnologia do Governo Lula (PT), Luciana Santos (PCdoB), iria deixar o ministério para ser candidata a prefeita de Olinda. Mas, ontem, ela declarou que não vai concorrer.
A gestora, contudo, garantiu que vai participar dos debates sobre o pleito na cidade.
“Naturalmente, o debate sobre Olinda está entre as nossas preocupações. Nós teremos participação ativa na busca por um caminho que devolva à cidade o seu lugar estratégico na política, na economia, na cultura, enfim, no desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou.
Luciana disse que vai apoiar um nome que ajude o presidente Lula. “Estaremos presentes no processo de escolha de candidaturas e apoiaremos um nome que faça Olinda ser grande de novo e que ajude o presidente Lula a seguir reconstruindo”, destacou.
Com a decisão da ministra, a federação Brasil da Esperança, formada por PCdoB, PT e PV, segue com o desafio de definir um nome para a disputa contra a candidata do prefeito, Lupércio (PSD), Mirella Almeida. Ela também se desincompatibilizou da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda para disputar o pleito, na última quarta-feira (5).
Vice
Ontem, três secretários de Olinda se desincompatibilizaram e estão cotados para a vice de Mirella. Trata-se do secretário de Comunicação, Severino Júnior (Avante), o secretário de Gestão Urbana, Odin Neves (Republicanos), e do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento, Chiquinho (Solidariedade), que também possui atribuições de secretário.
Com isso, os três nomes ficaram aptos para compor a chapa da pré-candidata, que tem o apoio da governadora Raquel Lyra. Além deles, o presidente do PSDB em Olinda, Evandro Avelar, também é outro nome cotado para a vaga.