Gretchen se pronuncia após morte de Chrystian, seu 1º marido

24/06/24

Por Metrópoles

http://blogfolhadosertao.com.br

Chrystian e Gretchen foram casados quando ele tinha 25 e ela, 22. A Rainha do Rebolado ainda reclamou sobre a cobrança por um posicionamentocopy sharing button
sharethis sharing button
Gretchen e Chrystian, seu primeiro marido (Foto: Reprodução )
Gretchen e Chrystian, seu primeiro marido (Foto: Reprodução )
Chrystian morreu na última quarta-feira (20/6) e, desde então, a expectativa sobre um pronunciamento de Gretchen cresceu. A Rainha do Rebolado teve o cantor como primeiro marido, quando tinha 22 anos de idade. Ela lamentou a cobrança das redes sociais para falar sobre a tragédia.
“Este era o momento da esposa atual dele. Eu não ia ficar aparecendo, querendo mídia. Eu fiz o que tinha que fazer: lamentei em off, mandei meus pêsames, falei com os familiares”, declarou, em entrevista ao Extra, durante o Rock in Rio Lisboa. Os dois se casaram em 1981, mas o matrimônio durou apenas seis meses.
Por fim, a cantora desabafou sobre as cobranças para que ela se manifestasse publicamente. “As pessoas aproveitam. Eu já me acostumei, posso aparecer de várias formas, mas com morte, não gosto. Não era o momento”, encerrou.

Liberdade: Vice-prefeito que atirou dentro de casa e postou vídeo, deixa a cadeia

24/06/24

Por DP

http://blogfolhadosertao.com.br

Tonho do Egito terá que cumprir várias medidas para poder responder ao processo em liberdadeemail sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button
Tonho do Egito postou vídeo dando tiros (Foto: Redes Sociais)
Tonho do Egito postou vídeo dando tiros (Foto: Redes Sociais)
O vice-prefeito de Catende, Antônio Luiz Colaço Lira, conhecido como Tonho do Egito (PSDB), foi solto e deixou o presídio Rorinildo da Rocha Leão, em Palmares, na sexta (21).
Ele tinha sido preso no dia 17 de junho após ter postado na internet um vídeo em que dava tiros de revólver dentro de casa, na Mata Sul de Pernambuco.
Os vídeos foram postados no sábado (15) e tiveram grande repercussão.
No dia seguinte, a polícia fez busca e apreensão na residência.
A captura aconteceu em  Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
 Nas redes sociais, o advogado de Tonho do Egito, Dalmir Cavalcanti agradeceu  mensagens de apoio a ele e seu cliente e disse que ele tinha recebido o alvará de soltura.
Para responder em liberdade, o vice-prefeito terá que cumprir várias determinações da Justiça.
Comparecimento periódico em Juízo: o vice-prefeito deverá se apresentar regularmente às autoridades judiciais.
 Proibição de acesso a bares ou similares: ele está impedido de frequentar bares e estabelecimentos similares.
Recolhimento domiciliar noturno e nos dias de folga: Tonho do Egito deve permanecer em sua residência todas as noites, das 20h às 6h, e durante todo o dia nos feriados e fins de semana.
Proibição de comparecimento a festejos públicos ou particulares: o vice-prefeito não poderá participar de festas públicas ou privadas, limitando sua interação social em ambientes potencialmente problemáticos.
Fiança Estipulada: para garantir o cumprimento das medidas, foi estipulado o pagamento de uma fiança no valor de 15 salários mínimos.

Morre Charles Batista, prefeito de Joaquim Nabuco

24/06/24
Informações do JC
http://blogfolhadosertao.com.br

Por meio de nota, a prefeitura do município confirmou a morte de Charles Batista, que estava internado no Recife, e decretou luto oficial de três dias

Faleceu neste sábado (22), no Recife, o prefeito do município de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata pernambucana, aos 42 anos. Charles Batista (PSDB) estava internado na UTI de um hospital particular no Recife,  após sofrer uma parada cardíaca por decorrência de complicações no pâncreas. 

Por meio de nota, a prefeitura do município confirmou a morte e decretou luto oficial de três dias na cidade.

VICE DEVE ASSUMIR

Antes de ser eleito prefeito, Charles havia sido eleito vereador em Joaquim Nabuco. Com o falecimento, o vice-prefeito de Joaquim Nabuco , Gilvan Silva Barreto, conhecido como ‘Sapatinho’, deve assumir o cargo.

PÊSAMES DO GOVERNO DO ESTADO

Em nota, a governadora Raquel Lyra informou que que recebeu com pesar a notícia da morte do prefeito.  “Expresso a minha solidariedade aos familiares, amigos e população do município neste momento de dor e despedida. Que Deus console a todos”, disse.

Professores e técnicos da Educação Básica aceitam proposta do governo para encerrar greve

24/06/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

Paralisação será suspensa após assinatura de acordo pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológico

Informação e análise sobre Educação, Enem e formação profissional

Professores e servidores técnico-administrativos da Educação Básica, Profissional e Tecnológica aceitaram, no sábado (22), a proposta do governo federal para encerramento da greve nas escolas, que começou há mais de 2 meses. A paralisação será suspensa após as assinaturas dos termos de acordo entre o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e o governo.

Já os servidores da educação das universidades federais ainda não decidiram, de forma unânime, pela suspensão da greve, mas há indicativos de que pode haver um acordo com o governo nos próximos dias.

DOCENTES

Para os docentes da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, o governo propôs a reestruturação da remuneração com dois reajustes salariais – um em 2025, outro em 2026.

Haverá também a liberação do controle de frequência dos magistrados e a revogação da ampliação da carga horária semanal dos professores em sala de aula, que havia sido feita em 2020. A categoria alega que tal medida impedia a dedicação dos docentes para atividades de pesquisa e extensão.

Dentre outros pontos, ficou acordado ainda que o MEC irá articular, junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, posição favorável para o fim dos recursos nas demandas judiciais em processos para concessão de reconhecimentos de saberes e competências (RSC) aos aposentados e pensionistas, além de regras padronizadas nacionalmente para a progressão docente.

Por sua vez, para os técnico-administrativos em educação, o governo propôs a recomposição salarial de 9% em 2025 e 5% em 2026.

Outros pleitos da categoria também foram propostos pelo governo, como: a redução do intervalo de tempo para avanço na carreira, de 18 para 12 meses; a implantação do RSC; a aceleração da progressão do servidor por capacitação, que se dará a cada 5 anos; e a mudança do parâmetro do piso salarial.

Outro gesto do governo para o setor da educação foi feito no início do mês, quando o MEC anunciou investimento de R$ 5,5 bilhões de recursos federais, como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), com a melhoria da infraestrutura dos campus e hospitais universitários, incluindo 10 novos campis e 8 novos hospitais.

GREVE DAS UNIVERSIDADES

A greve das universidades federais já se arrasta há mais de dois meses e tem gerado desgaste para o governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito queixas e pediu a reitores que revejam as motivações para a paralisação continuar.