Biden sobe o tom após condenação de Trump e esquenta disputa nos EUA

02/06/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

Trump havia convocado uma entrevista coletiva em Nova York para disparar por 33 minutos insultos ao presidente, ao juiz do caso e ao julgamento
Joe Biden diz que qualquer esforço para minar a condenação de Donald Trump seria imprudente
O presidente dos EUA, Joe Biden, subiu o tom nesta sexta-feira, 31, e rompeu o silêncio sobre a condenação do ex-presidente Donald Trump. Segundo ele, o veredicto “deve ser respeitado” e qualquer esforço para minar o Judiciário é “imprudente”, “perigoso” e “irresponsável”.

Mais cedo, Trump havia convocado uma entrevista coletiva em Nova York para disparar por 33 minutos insultos ao presidente, ao juiz do caso e ao julgamento. Ele alegou que sua condenação era uma instrumentalização política da Justiça e uma “caça às bruxas” patrocinada por Biden e pelos democratas.

“Se podem fazer isso comigo, podem fazer isso com qualquer um. Essas são pessoas ruins. Em muitos sentidos, são pessoas doentes”, disse o ex-presidente, se referindo aos integrantes do escritório do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, responsáveis pelo caso.

Trump também reiterou acusações contra o juiz Juan Merchan, descrevendo-o como “altamente conflituoso. “No que diz respeito ao julgamento em si, foi muito injusto. Vocês viram o que aconteceu com algumas das testemunhas que estavam do nosso lado, elas foram literalmente crucificadas por esse homem (Merchan)”, disse. “Ele parece um anjo, mas na verdade é um demônio.”

Contra-ataque

Os ataques do ex-presidente provocaram uma reação imediata dos democratas, esquentando a disputa – que oficialmente ainda nem começou. A equipe de campanha de Biden atacou o republicano, chamando Trump de “desesperado” e “confuso”.

Horas depois, foi a vez de Biden partir para o contra-ataque. “É perigoso, é irresponsável, alguém dizer que o julgamento foi fraudado só porque o veredicto não lhe agrada”, afirmou o presidente. “A Justiça deve ser respeitada. Ninguém está acima da lei.”

A decisão do presidente de abordar diretamente o julgamento foi uma mudança estratégica. Desde que o Trump foi acusado criminalmente pela primeira vez, Biden se recusou a comentar os casos, na esperança de ficar acima da briga e evitar alimentar as alegações dos republicanos de que a Casa Branca está por trás de tudo.

Alguns estrategistas democratas, no entanto, o encorajaram a se manifestar, argumentando que Biden tinha a responsabilidade, como presidente, de falar aos americanos sobre um momento de grande importância que tem o potencial de romper o tecido democrático e institucional do país.

A sentença de Trump foi marcada para o dia 11 de julho. Mesmo se for peso – o que especialistas dizem ser pouco provável – ele ainda pode ser eleito e assumir o cargo. Os republicanos apostam que a condenação galvanize o apoio da base ao ex-presidente. Os democratas acreditam que o enrosco na Justiça deve afastar o eleitor moderado do Partido Republicano. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Com dois gols de Marta, Brasil goleia Jamaica na Arena de Pernambuco em amistoso pré-Olimpíadas

02/05/24

Jeffrey Vila Nova

http://blogfolhadosertao.com.br

Rainha do Futebol foi o destaque da partida; Adriana abriu o placar, enquanto as jamaicanas marcaram um gol contra

 

<i>(Foto: Sandy James/DP Foto)</i>

Espetáculo brasileiro na Arena Pernambuco. Em primeiro amistoso preparatório para as Olimpíadas de Paris, o Brasil goleou a Jamaica por 4×0 hoje (01), podendo ter ampliado ainda mais o placar durante a partida. Adriana, Marta (2x) e um gol contra das caribenhas mudaram o placar na Arena.

Saiba mais

  • Cristiane celebra vitória e exalta carinho da torcida nordestina: 'Empurraram o jogo inteiro'
    Cristiane celebra vitória e exalta carinho da torcida nordestina: ‘Empurraram o jogo inteiro’
  • Brasil e Jamaica bateu novo recorde de público do futebol feminino no Nordeste
    Brasil e Jamaica bateu novo recorde de público do futebol feminino no Nordeste

A Rainha do Futebol foi o destaque da partida. Apresentando um futebol leve, conduziu o ataque brasileiro e marcou dois belos gols, sendo o segundo um chute cruzado no ângulo da goleira caribenha, que nada pôde fazer para evitar.

Agora, a Seleção se prepara para viajar para Salvador, onde encara mais uma vez a Jamaica na próxima terça-feira (04), na Arena Fonte Nova.
O JOGO
A Seleção Brasileira começou pressionando bastante as jamaicanas. Nos primeiros quinze minutos da partida, a Amarelinha empilhou chances de abrir o placar. Entretanto pecou na tomada de decisões e na pontaria no gol das caribenhas, o que manteve o placar em 0x0.
Na segunda metade da primeira etapa, o Brasil perdeu um pouco do ímpeto na partida, mas ainda continuou construindo as melhores chances do jogo. A Jamaica até conseguiu balançar as redes de Lorena, mas o gol foi anulado após falta em cima da goleira.
Aos 23 minutos, a superioridade do Brasil foi confirmada. Após passes trocados na entrada da área jamaicana, Adriana chutou colocado, fazendo um belo gol. Placar inaugurado na Arena Pernambuco.
O gol marcado não tirou em nada a vontade da equipe brasileira em buscar mais um tento. E foi brindado com mais um gol ainda na primeira etapa.
Aos 38, após bola levantada na área, em um bate-rebate a bola acabou desviando na zagueira jamaicana e acabou morrendo no fundo do gol das caribenhas. Fogo amigo que ampliou o placar das brasileiras no amistoso preparatório das Olimpíadas.
<i>(Foto: Sandy James/DP Foto)</i>
SEGUNDO TEMPO 
O Brasil não diminuiu o ritmo no segundo tempo. Logo aos oito minutos, em cruzamento na área, Yaya fez o que seria o terceiro gol da Canarinha, mas foi anulado pela arbitragem.
Entretanto, o torcedor pernambucano que chegou junto e lotou a Arena não poderia voltar para casa sem um gol da Rainha, E ela resolveu este problema. Aos 18 minutos, Marta foi lançada e entrou livre na área jamaicana. A maior jogadora de todos os tempos só teve o trabalho de tirar da goleira e sacramentar a superioridade brasileira na partida. 3×0 Brasil.
As comandadas de Arthur Elias continuaram pressionando após as alterações promovidas pelo treinador. Mas o placar  mudou mais uma vez pelos pés da Rainha. Em jogada individual, Marta driblou a marcadora jamaicana e chutou forte de perna esquerda no ângulo esquerdo do gol adversário. Segundo da maior artilheira da Seleção, e o quarto do Brasil na partida.

NA RMR e Agreste: Primeiras turmas do Qualifica PE começam as aulas na próxima semana

02/06/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Os cursos vão iniciar no próximo dia 3 de junho e contemplam municípios da RMR e do Agreste do estado

Visualização da imagem

O programa Qualifica Pernambuco, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), dará início às aulas a partir desta segunda-feira (3). As primeiras oito turmas, da categoria Qualifica Trabalho, abordarão as temáticas de Beleza, Gastronomia, Gestão e Logística. Esses cursos estão distribuídos entre quatro municípios, localizados na Região Metropolitana e no Agreste. O cronograma completo do programa possui formações que contemplam todas as regiões do estado.

As turmas iniciantes fazem parte de um primeiro bloco de qualificações, que teve as inscrições abertas no último dia 20 de maio, data em que o programa foi apresentado ao público. “Ver as aulas começarem significa perceber o interesse das pessoas em se qualificarem e a adesão delas ao Qualifica PE, que foi idealizado para promover o desenvolvimento profissional da população pernambucana e impulsionar a colocação dos nossos cidadãos e cidadãs no mercado de trabalho”, afirma a titular da SEDEPE, a secretária Amanda Aires.

Os cursos com início no dia 3 de junho se realizarão nos municípios de: Olinda (“Básico de Maquiagem”); Recife (“Básico em Corte de Cabelo Masculino e Design de Barba”, e “Elaboração de Drinks e Coquetéis”), Jaboatão dos Guararapes (“Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais”) e Caruaru (“Gestão de Estoque e Operação de Empilhadeira”). No dia 4, em Jaboatão dos Guararapes, começarão as aulas de “Preparo de Doces e Salgados”. Já no dia 5, o curso de “Cozinha Brasileira” se iniciará no Recife. Ao todo, 200 participantes estão previstos para essas formações, ministradas pelas entidades Senac e Senai.

ETAPAS E VAGAS – A modalidade Qualifica Trabalho vai oferecer 5.800 vagas de qualificação profissional, em um primeiro bloco, que começaram a ser lançadas gradativamente neste mês de maio. Nesta fase, as aulas serão ministradas em 44 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis. Até o fim de 2024, está prevista a implementação de um segundo bloco, com cerca de 10 mil novas vagas.

Os cursos previstos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula, abordando as seguintes áreas: Artes, Alimentos, Automotiva, Beleza, Comércio, Construção Civil, Eventos, Energia GTD – Geração, Gastronomia, Gestão, Hospedagem, Logística, Moda, Madeira e Mobiliário, Mecânica / Metalmecânica, Produção de Alimentos, Refrigeração e Climatização, Saúde, Segurança do Trabalho, Soldagem, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Transmissão e Distribuição, Turismo e Vestuário. A consulta de vagas, o cronograma e o sistema de inscrições podem ser acessados no site www.sedepe.pe.gov.br.

 

Ação de Governo : Prefeitura do Recife entregou nova creche escola em Água Fria

 02/05/24
Imprensa PCR
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Nesta quinta-feira (30/05), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entregou uma nova creche escola no bairro de Água Fria. Com investimentos na ordem de R$1,8 mi, a Creche Escola Municipal Irmã Cininha, localizada na comunidade Córrego do Deodato, tem capacidade de atender cerca de 130 crianças, distribuídas entre os grupos I e V. A nova unidade de ensino faz parte do Infância na Creche, programa que tem como objetivo ampliar a oferta de vagas em creches e fortalecer a educação infantil.

“Estamos investindo, de forma recorde e histórica, na expansão da rede de creches do Recife. Temos um grande plano de expansão da educação infantil, ampliando o número de vagas de creche e pré-escola. Lembrando que todas funcionam no modelo integral. Aqui, a criança passa o dia inteiro, tem cinco refeições por dia e isso garante o direito à aprendizagem, que é o primeiro passo para em seguida vir a alfabetização e o ensino fundamental e, com isso, a gente concretizar o Recife como uma cidade que é destaque no Brasil na educação infantil. Aqui, que por muito tempo foi um prédio abandonado, agora é um prédio com esperança. É um prédio que tem o cheiro do futuro da cidade”, disse o prefeito João Campos.

Com a proposta de proporcionar um ambiente escolar moderno e de qualidade, a estrutura da unidade de ensino conta com um prédio de três pavimentos, distribuídos em 08 salas de aula; sala de recursos multifuncionais; pátio; banheiros infantis; sala administrativa; sala da gestão; banheiros de funcionários; banheiros acessíveis; cozinha; despensa; lavanderia; e área de serviço. Os três pavimentos da Creche Escola são conectados por uma escada e uma plataforma elevatória, garantindo a acessibilidade nos espaços educacionais.

“Hoje, sem dúvidas, é um dia muito feliz para a educação do Recife. A Creche Irmã Cininha era um antigo sonho da comunidade do Córrego do Deodato. A escolha deste terreno não foi aleatória, a unidade de ensino está localizada ao lado de uma escola municipal, a Alda Romeu, que vai proporcionar um ambiente escolar moderno e seguro para as crianças. Ter uma creche e uma escola localizadas no mesmo bairro, na mesma rua, facilita muito a jornada escolar dessas crianças. Elas concluem a trajetória aqui na creche e já seguem para a Alda Romeu, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, além de ser um fator que contribuirá muito para os pais e responsáveis que saem para trabalhar”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

MAIS VAGAS – Além da inauguração da Creche Escola Municipal Irmã Cininha, a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Educação anunciam também a expansão da oferta de vagas em creches no bairro de Água Fria. Atendendo a um dos eixos do Programa Infância na Creche – parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades sem fins lucrativos – a gestão municipal está firmando parceria com duas unidades de ensino, a Creche Escola Brincar e Aprender e a Creche Escola Pequenos Cidadãos. Juntas, irão ofertar cerca de 290 novas vagas, contemplando as etapas de creche e pré-escola. As unidades de ensino entram em atividade ainda neste primeiro semestre.

INFÂNCIA NA CRECHE – A obra da Creche Escola Municipal Irmã Cininha faz parte do Programa Infância na Creche. Lançada pela Prefeitura do Recife em 2021, a iniciativa tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife e ampliar a oferta de vagas. O Programa Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

Desde o seu lançamento, o Programa Infância na Creche não apenas expandiu vagas nesta etapa de ensino, mas superou a meta estabelecida de dobrar a oferta de vagas até o final de 2024. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza mais de 13,5 mil estudantes matriculados e mais de 14 mil vagas ofertadas nesta etapa. Além disso, o incremento nas vagas de creche beneficiou também na expansão da Educação Infantil. Além das novas vagas em creche, o Infância na Creche contribuiu também para a criação de mais de 4 mil novas vagas para a pré-escola, contemplando estudantes com 4 e 5 anos de idade.

 
Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Cultura: Estudante da Rede Municipal tem seu filme exibido durante o São João de Caruaru

02/05/24

Cia Bacurau Cultural
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Neste domingo (02), 17h, e no próximo domingo (16), 17h acontece dentro da programação do São João de Caruaru, a exibição do curta-metragem documental ” Azul Marinho” , filme produzido por estudantes da rede municipal de ensino de Caruaru. Será exibido respectivamente na 2ª Mostra Junina de Cinema Caruaruense, e na 4ª Mostra Ela na Tela de Cinema Feminino, no Polo do Repente.

Com o intuito de prestigiar o cinema caruaruense e dar visibilidade aos realizadores e realizadoras locais, o evento 2ª Mostra Junina de Cinema Caruaruense que tem realização de Túlio Beat e a Mostra Ela na Tela de Cinema Feminino que tem realização de Paulo Conceição, conta com uma programação livre e é aberto ao público, contará com os curtas-metragens “Azul Marinho” (Dir. Stefany Gabrielly – Estudante), “Tudo o que Restou” (Dir. Bono Siqueira), “Lá Fora” (Dir. Louise Farias), “Flor do Barro” (Dir. Rosangela Araújo e Carlos Antonio França), “Imbé da Mata” (Dir. Cauê Kamalesha), “Ednilson Leite – 40 anos” (Dir. Rener Barbosa), “Chamado” (Dir. Túlio Beat) e presença dos realizadores.

O curta-metragem ‘Azul Marinho” foi produzido durante as aulas de audiovisual, realizadas pelo professor Paulo Conceição na Escola Municipal Maria Felix. O documentário foi roteirizado e dirigido pela estudante Stefhany Gabrielly do 6º ano. Sinopse: Essa é minha visão como estudante sobre o mundo caótico em que vivemos, o meio ambiente e a comunidade em que vivo.

O Professor de cinema e realizador audiovisual Paulo Conceição diz que  “Fazer audiovisual é um trabalho contínuo e muito gratificante. Quando vejo na tela o resultado das aulas fico cada vez mais inspirado em levar a cultura cinematográfica para as crianças e adolescentes do agreste e o apoio que temos da Prefeitura de Caruaru por meio de Aline Tiburcio da Secretaria Municipal de Educação é essencial para que isso aconteça.”

Além da exibição, haverá sorteio de brindes e apresentação cultural.

SERVIÇO

O que: II Mostra Junina de Cinema Caruaruense
Quando: Domingo (02/06/24) – 17h
Onde: Polo do Repente
Quanto: Gratuito

O que: 4ª Mostra Ela na Tela de Cinema Feminino
Quando: Domingo (16/06/24) – 17h
Onde: Polo do Repente
Quanto: Gratuito

Cia Bacurau Cultural
Túlio Beat | Direção artística

Caruaru – Pernambuco – Brasil
55 81 9 8310 3142

Pernambuco teve 226,7 mil contratos negociados na Faixa 1 do Desenrola por meio do site do programa

02/06/24

Secom/Presidência da República
http://blogfolhadosertao.com.br

Estado fechou o programa com mais de 102 mil pessoas envolvidas em negociações que somaram mais de R$ 79,4 milhões via site do Desenrola. Em todo o Brasil, o programa beneficiou mais de 15 milhões de pessoas com a negociação de R$ 53 bilhões em dívidas

 

Foto: Divulgação / Ministério da Fazenda

Pernambuco contabilizou 116.113 negociações da Faixa 1 do Desenrola, programa lançado pelo Governo Federal em julho de 2023 para combater a crise de inadimplência que se abateu sobre o país em função da pandemia de covid-19. Iniciada em outubro de 2023, a Faixa 1 contemplou pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico.
O Desenrola beneficiou 15 milhões de pessoas com a negociação de R$ 53 bilhões em dívidas e reduziu a inadimplência entre a população que mais precisa de apoio. A Faixa 1 teve adesão de cinco milhões de pessoas com a negociação de mais de R$ 25 bilhões em débitos. O programa foi encerrado em 20 de maio.
Levando-se em conta apenas as negociações realizadas por meio do site do Desenrola (sem contar os dados de canais dos parceiros, como Serasa, Itaú, Santander, Caixa), as negociações na Faixa 1 em Pernambuco envolveram um valor original de R$ 605,7 milhões em dívidas e 102.952 pessoas participaram.
O processo resultou em 226.727 contratos revistos. A partir das negociações, o total caiu para R$ 79,4 milhões, dos quais R$ 11,4 milhões foram pagos à vista e o restante (R$ 67,9 milhões) foi acordado de forma parcelada. Pernambuco foi a 8ª unidade da Federação com maior número de contratos negociados na Faixa 1 no programa.

Infográfico 1 | Detalhamento das negociações do Desenrola por região – Fonte: Ministério da Fazenda

BENEFÍCIO — “O programa foi um verdadeiro sucesso, por diminuir o endividamento da população mais vulnerável e reduzir o ritmo de crescimento da inadimplência como um todo. Além disso, precisou de aporte relativamente baixo do governo: R$ 1,7 bilhão dado como garantia caso as pessoas não paguem o refinanciamento”, afirmou o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto. “Para cada R$ 1 investido no Desenrola, foram negociados R$ 25 em dívidas atrasadas. Isso beneficiou mais de 600 credores com valores que, em muitos casos, eles já davam como perdidos. Tudo isso favoreceu a economia brasileira como um todo”.

ESTADOS — Os estados onde mais pessoas foram beneficiadas pelo programa na Faixa 1 foram São Paulo (25,3% do total), Rio de Janeiro (11,3%) e Minas Gerais (8,6%). Esses estados também lideraram em valores absolutos e em volume de renegociação.

Com 705.890 acordos firmados, São Paulo foi o estado com maior número de negociações na Faixa 1. O valor original das dívidas foi de R$ 3,75 bilhões e, ao fim das negociações, com os descontos de até 90% aplicados, totalizou R$ 500 milhões negociados. Ao todo, 623.705 CPFs foram registrados, que resultaram em 1,4 milhão de contratos revistos.
Na sequência, aparecem Rio de Janeiro, com 320.660 negociações, 281.263 CPFs envolvidos e R$ 203,54 milhões negociados; e Minas Gerais, com 237.703 contratos, 212.336 CPFs e R$ 186,77 milhões negociados.

MUNICÍPIOS — Do total de 5.570 municípios, foram realizadas renegociações em 5.567 (99,9%). Com 229 mil negociações, São Paulo é a cidade com maior quantidade na Faixa 1, com 446.221 contratos renegociados. A capital paulista também lidera em relação ao valor negociado: R$ 163,57 milhões.
Na sequência aparecem Rio de Janeiro (256.222 contratos e R$ 83,95 milhões negociados), Manaus (126.039 contratos e R$ 50,42 milhões negociados) e Brasília (126.039 contratos e R$ 47,72 milhões negociados).
Na Faixa 1 do Desenrola, 52% do público elegível ao programa era formado por mulheres. Entre o público que efetivamente negociou, o percentual de mulheres sobe para 56% do total.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044