Sudene e UPE promovem maratona de inovação em Salgueiro, hoje (23)

23/02/24

Ascom UPE/Sudene

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Hackaton Sertão, com início nesta sexta (23) vai estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas para as áreas de negócios, agricultura familiar, turismo e meio ambiente

 


Salgueiro (PE) – Um evento promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade de Pernambuco (UPE) vai levar ao limite a capacidade empreendedora e a resistência física de estudantes e profissionais de tecnologia, negócios e criatividade no interior de Pernambuco. Começa nesta sexta-feira (23), a partir das 18h, o Hackaton Sertão, maratona de desenvolvimento de soluções para promover a cultura do empreendedorismo associada às demandas da economia local.

A ação, batizada de Programa de Capacitação para Consolidação de Novas Tecnologias de Computação, faz parte do convênio assinado entre as instituições para fomentar a qualificação técnica de estudantes e profissionais no tema computação em nuvem (cloud computing).

“As soluções tecnológicas, de um modo ou de outro, precisam de computação na nuvem para serem operadas. Então o tema é relevante para o desenvolvimento regional. A ideia deste projeto é discutir o papel da computação em nuvem na viabilidade tecnológica e também financeira dos negócios”, explicou o coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, o economista José Farias.

O evento terá 54h de duração e segue até o dia 25. Neste período, os participantes serão desafiados a conceber novas ideias para tratar as potencialidades econômicas do município e validar as propostas junto ao mercado. A ideia é que as equipes construam modelos de negócio que viabilizem a criação de soluções tecnológicas nas áreas de negócios, agricultura familiar, turismo e meio ambiente.

“Os temas foram definidos a partir de oficinas com o poder público, que apresentou os desafios do município e as oportunidades. O evento tem a preocupação de apresentar soluções contextualizadas”, explicou a professora adjunta e coordenadora do ambiente de inovação da UPE, campus Salgueiro, Eryka Sobral. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por gestores públicos locais e representantes do setor produtivo. As três melhores propostas serão premiadas.

Os dois primeiros dias do hackaton acontecem na sede do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que fica localizado na BR-232, Km 504, em Salgueiro. O encerramento, por sua vez, ocorre no Campus da UPE em Salgueiro, na Avenida Veremundo Soares, BR-232, s/n – Planalto. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Prefeitura de Salgueiro, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e empresas locais.

Destruição em Gaza aumenta isolamento de Israel e põe em xeque aliança com os EUA, seu fiel aliado

23/02/24
Por Hugo Viana
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Agravamento da crise humanitária provoca uma onda de condenação contra a operação militar em curso e testa o apoio até de Washington
Quando David Ben-Gurion, um dos pais fundadores de Israel, foi avisado em 1955 de que seu plano de tomar a Faixa de Gaza do Egito provocaria uma reação na Organização das Nações Unidas, ele famosamente ridicularizou a ONU, simbolizando a disposição de Israel de desafiar organizações internacionais quando acredita que seus interesses principais estão em jogo.Quase 70 anos depoisIsrael enfrenta outra onda de condenação na ONU, na Corte Internacional de Justiça e dezenas de países por sua operação militar em Gaza, que matou aproximadamente 29 mil palestinos, muitos deles mulheres e crianças, e deixou grande parte do território em ruínas.A enorme pressão global deixou o governo israelense e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu profundamente isolados, se ainda não curvados, em grande parte porque ainda têm o apoio de seu mais firme aliado, os Estados Unidos.

Desta vez, no entanto, Israel enfrenta uma rara quebra com Washington. A administração Biden está circulando um projeto de resolução no Conselho de Segurança da ONU que alertaria o Exército israelense para não realizar uma ofensiva terrestre em Rafah, perto do Egito, onde mais de 1 milhão de refugiados palestinos estão se abrigando. Também pediria um cessar-fogo temporário.

— É um grande problema para o governo israelense porque anteriormente ele foi capaz de se esconder atrás da proteção dos Estados Unidos — disse Martin Indyk, ex-embaixador dos EUA em Israel. — Mas agora [Joe] Biden está sinalizando que Netanyahu não pode mais considerar essa proteção como garantida. Há um contexto mais amplo de condenação pela opinião pública internacional, que é sem precedentes em amplitude e profundidade, e que se espalhou para os Estados Unidos. Os progressistas do Partido Democrata, a juventude e os eleitores árabes-americanos todos ficaram irritados e criticaram duramente Biden por seu apoio a Israel.

Até agora, o presidente Biden não permitiu que a pressão internacional ou doméstica o influenciasse. Na terça-feira, os Estados Unidos voltaram a um papel familiar, invocando seu veto no Conselho de Segurança para bloquear uma resolução, patrocinada pela Argélia, que exigia um cessar-fogo imediato em Gaza. Foi a terceira vez durante a guerra entre Israel e o Hamas que os Estados Unidos vetaram uma resolução colocando pressão sobre Israel.

Desde que as Nações Unidas foram estabelecidas em 1945, três anos antes do estado de Israel, os Estados Unidos usaram seu veto mais de 40 vezes para proteger Israel no Conselho de Segurança. Na Assembleia Geral da ONU, onde os americanos são apenas mais um voto, as resoluções contra Israel são comuns. Em dezembro passado, a Assembleia votou 153-10, com 23 abstenções, por um cessar-fogo imediato.

— Para os israelenses, essas organizações estão contra nós — disse Michael Oren, ex-embaixador de Israel nos Estados Unidos, referindo-se à ONU, à Corte Internacional de Justiça e a outros órgãos. — O que eles fazem não nos afeta estrategicamente, taticamente ou operacionalmente.

Mas Oren reconheceu que qualquer quebra com os Estados Unidos, seu maior fornecedor de armas, poderoso aliado político e principal defensor internacional, seriam “outros quinhentos”.

Embora Israel tenha enfrentado uma forte pressão desde os primeiros dias de sua ofensiva em Gaza, o coro de vozes de capitais estrangeiras se tornou ensurdecedor nos últimos dias. Em Londres, o Partido Trabalhista da oposição pediu um cessar-fogo imediato na terça-feira, mudando sua posição em relação ao Partido Conservador no governo, sob pressão de seus membros e de outros partidos de oposição.

Acusação na CIJ

Possivelmente a manifestação mais marcante do isolamento de Israel ocorre na Corte Internacional de Justiça em Haia, onde representantes de 52 países estão se preparando para esta semana apresentar argumentos em um caso que examina a legalidade da “ocupação, assentamento e anexação” de territórios palestinos por Israel, incluindo a Cisjordânia e Jerusalém Oriental. A maioria tem sido extremamente crítica em relação a Israel.

A África do Sul comparou o tratamento de Israel aos palestinos a uma “forma extrema de apartheid”. O governo sul-africano trouxe um caso separado à corte acusando Israel de genocídio em Gaza.

Na quarta-feira, os Estados Unidos mais uma vez defenderam Israel, implorando à Corte para não emitir uma decisão que exija que Israel se retire incondicionalmente desses territórios. Um advogado do Departamento de Estado, Richard C. Visek, argumentou que isso tornaria ainda mais difícil um acordo de paz entre Israel e os palestinos, pois não levaria em conta a segurança de Israel.

Mas a voz dos Estados Unidos estava isolada, com apenas o Reino Unido oferecendo um argumento semelhante.

— A verdade é exatamente o oposto — disse Philippe Sands, um advogado de direitos humanos que falou em nome dos palestinos.

Observando que a Corte já havia confirmado o direito dos palestinos à autodeterminação, ele disse:

— A função desta Corte, desses juízes, de vocês, é declarar a lei: definir os direitos e obrigações legais que permitirão uma solução justa no futuro.

Uma decisão da Corte Internacional de Justiça seria apenas consultiva, e Israel se recusou a comparecer a esses procedimentos. Mas o desafio de Israel às organizações internacionais não significa que as ignore completamente.

O governo israelense inicialmente rejeitou a alegação de genocídio da África do Sul como “desprezível”. Houve relatos de que Netanyahu queria enviar Alan Dershowitz, o advogado que defendeu o ex-presidente Donald Trump e o financista e agressor sexual Jeffrey Epstein, para apresentar o caso de Israel — uma escolha que alguns disseram que teria transformado a audiência em um circo.

No final, enviou uma equipe jurídica de alto nível, liderada por um respeitado advogado australiano-israelense, Tal Becker, que argumentou que a África do Sul apresentou “uma descrição contrafactual abrangente” do conflito.

Em uma decisão provisória no início de fevereiro, a Corte ordenou que Israel impedisse e punisse declarações públicas que constituíssem incitações ao genocídio e garantisse que a ajuda humanitária chegasse a Gaza. Mas não atendeu a um pedido-chave da África do Sul: que Israel suspendesse sua campanha militar.

Oportunidade: Com 280 vagas para Pernambuco, concurso da Caixa oferece salários de quase R$ 15 mil; confira

23/02/24

Por Isabelle Barbosa

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Inscrições começam no dia 29 de fevereiro
Com 280 vagas para Pernambuco, a Caixa Econômica Federal publicou, nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial da União, os dois editais do concurso público para o preenchimento de 4.050 vagas em todo o Brasil, para níveis médio e superior, incluindo cadastro reserva.

São 2 mil vagas para Técnico Bancário Novo (TBN) e 2 mil vagas para TBN na área de Tecnologia da Informação (TI), ambos de nível médio e com remuneração inicial de R$ 3.762. Há também 50 vagas de nível superior, sendo 28 para Médicos do Trabalho, com remuneração inicial de R$ 11.186, e 22 para Engenheiros de Segurança do Trabalho, com salário inicial de R$ 14.915.

Para Pernambuco, estão sendo ofertadas 278 vagas de nível médio, incluindo cadastro reserva, distribuídas no Recife; Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, além de mais duas de nível superior, para a capital.

As inscrições começam às 10h do dia 29 de fevereiro e terminam às 16h do dia 25 de março, e devem ser realizadas no site da banca avaliadora, que é a Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$ 50 para nível médio e R$ 65 para superior.

As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 26 de maio, com divulgação dos resultados finais prevista para o dia 5 de agosto.

NÍVEL MÉDIO
Segundo o edital, a remuneração inicial ofertada é de R$ 3.762 para jornada de trabalho de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais. É necessário ter o ensino médio completo para participar. A taxa de inscrição custa R$ 50.

Benefícios:
– Participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo sindical vigente;
– Plano de saúde, plano de previdência complementar;
– Auxílio refeição/alimentação, vale transporte, auxílio creche
– Possibilidade de ascensão profissional e acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.

O concurso consistirá em quatro etapas. São elas:
– 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório
– 2ª Etapa – Prova de Redação de caráter eliminatório
– 3ª Etapa – Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras
– 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para contratação e exames médicos admissionais, de caráter eliminatório.

Confira vagas de nível médio para Pernambuco

Técnico Bancário Novo
Recife – 47 vagas imediatas, sendo 36 de ampla concorrência, 2 para PcD e 9 para negros. Há 12 vagas de cadastro reserva;
Caruaru – 96 vagas imediatas, sendo 72 de ampla concorrência, 5 para PcD e 19 para negros. Há 23 vagas de cadastro reserva;
Petrolina – 16 vagas imediatas, sendo 12 de ampla concorrência, 1 para PcD e 3 para negros. Há 4 vagas de cadastro reserva.

Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação
Recife – 64 vagas imediatas, sendo 47 de ampla concorrência, 4 para PcD e 13 para pessoas negras. Além disso, há 16 vagas de cadastro reserva.

NÍVEL SUPERIOR
O segundo edital da Caixa, também publicado nesta quinta, oferece 50 vagas para nível superior, incluindo cadastro reserva, sendo 28 para médicos do trabalho, com remuneração inicial de R$ 11.186, e 22 para engenheiros de segurança do trabalho, com salário inicial de R$ 14.915. Para Pernambuco, há uma vaga para cada cargo.

A prova ocorrerá também no dia 26 de maio, e a divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 5 de agosto. Para os cargos de e Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho, a seleção consistirá em cinco etapas:

– 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
– 2ª Etapa – Prova discursiva de caráter classificatório e eliminatório;
– 3ª Etapa – Avaliação de Títulos, de caráter classificatório;
– 4ª Etapa – Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras;
– 5ª Etapa – Procedimentos admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para contratação e exames médicos admissionais, de caráter eliminatório.

Confira detalhes dos cargos:
Cargo: Engenheiro de Segurança do Trabalho
Remuneração inicial: R$ 14.915
Jornada de trabalho: 40 horas semanais
Exigência: Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em arquitetura ou engenharia
Inscrição: R$ 65
Vagas para Pernambuco: 1 vagas para ampla concorrência

Cargo: Médico do Trabalho
Remuneração Inicial: R$ 11.186
Jornada de trabalho: 30 horas semanais
Exigência: Diploma de conclusão de curso de graduação em Medicina
Inscrição: R$ 65
Vagas para Pernambuco: 1 vaga para pessoas negras.

Benefícios:
– Participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo sindical vigente;
– Plano de saúde, plano de previdência complementar;
– Auxílio refeição/alimentação, vale transporte, auxílio creche
– Possibilidade de ascensão profissional e acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.

Os candidatos contratados estarão subordinados à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O concurso terá validade de um ano, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo da Caixa.

Flávio Dino reitera compromisso de atuar com imparcialidade no STF

23/02/24

Agência Brasil

http://blogfolhadosertao.com.br

Flávio Dino também defendeu a atuação independente dos Três Poderes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, reiterou nesta quinta-feira (22), em Brasília, o compromisso de atuar com imparcialidade nos julgamentos da Corte. No início desta noite, ele deu a primeira declaração à imprensa após a cerimônia de posse.

Durante a entrevista, o novo ministro disse que vai atuar cumprindo a Constituição. “Reitero os compromissos fundamentais de exercer a magistratura integralmente com imparcialidade e isenção, cumprindo o compromisso formal que assumi de respeito à Constituição, às leis, de isenção e de imparcialidade e de contribuir para que o Judiciário funcione bem”, afirmou.

HARMONIA ENTRE PODERES

Flávio Dino também defendeu a atuação independente dos Três Poderes. “No que se refere ao plano institucional, que nos consigamos sempre levar cada vez mais harmonia entre os poderes, na medida em que for possível, cada um respeitando sua função, o seu papel, tendo muita ponderação para que com isso nós possamos ajudar o nosso país no principal, fazer com que as políticas públicas evoluam e os direitos cheguem a todos os lares”, completou.

Indicado para a cadeira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Dino chega ao Supremo aos 55 anos de idade e poderá permanecer na Corte por 20 anos até completar 75 anos, idade para aposentadoria compulsória dos membros do STF. Ele entra na vaga deixada pela aposentadoria de Rosa Weber, que deixou o tribunal em outubro do ano passado.

O novo ministro herdará cerca de 340 processos oriundos do gabinete de Weber. Ele se tornará relator de processos sobre a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão do ex-presidente.

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, participou na noite desta quinta-feira (22) de uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília.

O ato religioso foi celebrado pelo cardeal Dom Paulo Cesar Costa em razão da posse de Dino no cargo de ministro da Corte.

A eucaristia foi acompanhada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. O ministro do STF, André Mendonça, que é pastor presbiteriano, também esteve presente. Em razão da missa, Flávio Dino dispensou a realização do tradicional jantar oferecido por associações de magistrados aos ministros que tomam posse no Supremo.

PERFIL DE FLÁVIO DINO

Flávio Dino é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi juiz federal, atuou como presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e chefiou a secretaria-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2006, entrou para a política e se elegeu deputado federal pelo Maranhão. Entre 2011 e 2014, ocupou o cargo de presidente da Embratur.

Nas eleições de 2014, ele foi eleito governador do Maranhão pela primeira vez, sendo reeleito no pleito seguinte, em 2018. Em 2022, venceu as eleições para o Senado, mas deixou a cadeira de parlamentar para assumir o comando do Ministério da Justiça no terceiro mandato de Lula.

No Recife, Encontro Estadual de Consórcios Públicos aborda desafios em ano eleitoral e transição de mandato

23/02/23

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

Técnicos e técnicas de consórcios públicos estão reunidos desde ontem (21) na capital pernambucana, no Encontro Estadual de Consórcios Públicos, promovido pela Federação Nacional de Consórcios Públicos (Fenaconp). O evento, que se estendeu até esta quinta-feira, (22), abordou temas como o desafios e limitações em ano eleitoral e em períodos de transição de mandato, saúde e educação.

Os participantes aprofundaram-se nas limitações eleitorais que afetarão agentes públicos em 2024, abordando condutas vedadas, publicidade institucional e abuso de poder. As discussões também se estenderam para as providências e restrições administrativas e fiscais que marcam o último ano de mandato, com enfoque nas Prestações de Contas, na Lei de Responsabilidade Fiscal e nos processos de transição.

A mesa foi coordenada pelo advogado mestre em direito e conselheiro da Fenaconp, Alexandre Ávalo, e contou com orientações dos advogados especialistas em direito eleitoral Delmiro Campos, Eduardo Teixeira, Marcos Gadelha Jr, Otávio Rodrigo Marinho, além do contador, especialista em Controladoria Governamental, Paulo Eduardo, sócio da Socam Contabilidade.

Além dos temas eleitorais e administrativos, o encontro não deixou de lado a relevância dos consórcios públicos em setores cruciais para o desenvolvimento local. Educação e Saúde foram destaque, com os consórcios públicos assumindo o papel de protagonistas em iniciativas que impactam diretamente essas áreas.

Para a Fenaconp, na pessoa do seu presidente, Edson Ávalo, o evento foi um sucesso. “O Encontro reuniu representantes de diferentes regiões do Estado e esferas do poder público e da sociedade. A Fenaconp, através de eventos como esse, destaca a importância de Pernambuco no fortalecimento da atuação dos consórcios, consolidando parcerias e estratégias que contribuam para a eficiência na gestão pública”, concluiu.

Maconha: Alepe instala Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial.

23/02/24

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Alepe aprova criação de frente parlamentar para discutir cannabis medicinal : Nill Junior

Durante a reunião, foram apresentados os objetivos do colegiado, além do cronograma de atividades previstas para este semestre. Coordenador dos trabalhos, o deputado João Paulo, do PT, afirmou que a principal meta do grupo é facilitar a aquisição de medicamentos à base de derivados da cannabis. O que é importante é nós garantirmos desenvolvimento social, regional, mas, acima de tudo, levar o acesso à população que mais precisa. Porque quem tem recursos tem a medicação e pode comprar importado ou tem uma articulação capaz de entrar com ação judicial.”

A distribuição pelo SUS, o Sistema Único de Saúde, foi apontada como fundamental para ampliar esse acesso. A deputada Rosa Amorim, do PT, defendeu o combate ao preconceito quanto ao uso medicinal do canabidiol. Socorro Pimentel, do União, destacou a existência de estudos que comprovam a eficácia de tratamentos com a cannabis.

Entre os objetivos da Frente Parlamentar estão ainda o apoio à pesquisa científica sobre o tema e a avaliação sobre o potencial de uso do cânhamo industrial, a fibra extraída da planta e que pode ser utilizada na produção têxtil, de papel, entre outros. O calendário de atividades do colegiado inclui reuniões para ouvir as associações que possuem autorização para produzir o óleo de canabidiol; entidades envolvidas na regulamentação federal da produção; universidades e institutos que desenvolvem pesquisas sobre o uso medicinal da cannabis em Pernambuco e experiências de regulamentação em outros estados. Todos os encontros devem ser acompanhados por representações do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, que vão participar da elaboração do relatório final.

O relator, deputado Luciano Duque, do Solidariedade, ressaltou a importância da articulação com representantes do Congresso Nacional. Se nós não tivermos uma legislação que contemple essa política, vamos ter dificuldade. Não há autorização para comercialização para entes públicos, ou seja, não está no escopo, na lista Rename do Ministério da Saúde, que é, de fato, aquilo que desejamos no caso da cannabis medicinal.”

A necessidade de inclusão de comunidades indígenas e quilombolas na produção da cannabis medicinal também foi levantada. Participou da reunião, ainda, a deputada Débora Almeida, do PSDB. Outros parlamentares que integram o grupo são Dani Portela, do PSOL; Doriel Barros, do PT; Eriberto Filho, do PSB; Francismar Pontes, do PSB; Izaías Régis, do PSDB; Jarbas Filho, do MDB; João de Nadegi, do PV; Waldemar Borges, do PSB; e Romero Sales Filho, do União.

Raquel Lyra discute a retomada de obras de habitacionais e ações do Novo PAC para Pernambuco com o ministro das Cidades, Jader Filho

23/02/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Visualização da imagem
A governadora Raquel Lyra (foto) participou, nesta quinta-feira (22), de uma reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no Distrito Federal. Na ocasião, foram tratados temas como a retomada de obras de habitacionais pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida e outras ações estruturadoras que serão atendidas pelo Novo PAC.
 
“Viemos a Brasília para fazer reuniões importantes e hoje estive com o ministro Jader Filho, tratando da retomada de obras importantes, sobretudo pelo Minha Casa, Minha Vida, e obras nos corredores metropolitanos. Agradeço ao ministro e a toda sua equipe, que sempre têm atendido com disponibilidade o time do Governo de Pernambuco, que tem trabalhado para entregar as mudanças necessárias para a população”, destacou a gestora.
 
Participante do encontro, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, comentou sobre os assuntos tratados pelo grupo. “Falamos sobre pautas importantes para Pernambuco. O Estado tem, aproximadamente, 2 mil unidades habitacionais que carecem de retomada e o Ministério das Cidades tem sinalizado que elas são prioridade”, disse.
 
Também acompanharam a reunião o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério das Cidades, Glauto Wolfgang.
 
Fotos: Marcelo Camará/Ministério das Cidades.
 

8 de janeiro: Valdemar e Torres destoam de Bolsonaro e militares e falam à PF sobre trama golpista BRASIL

23/02/24

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

 

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, decidiu falar em seu depoimento na Polícia Federal, nesta quinta-feira. Segundo investigadores, o mO presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres destoaram de outros aliados de Jair Bolsonaro (PL) e responderam às perguntas da Polícia Federal durante depoimento nesta quinta-feira (22) referente às investigações sobre os planos discutidos no fim de 2022 para um golpe de Estado contra a eleição de Lula (PT) à Presidência da República.

Valdemar deixou a sede da PF, em Brasília, por volta das 17h15. Segundo a defesa do político, ele “respondeu todas as perguntas que lhe foram feitas”. Os advogados, porém, decidiram não fazer comentários sobre as apurações.

Anderson Torres seguia prestado esclarecimentos aos investigadores durante esta tarde. A decisão do ex-ministro de não silenciar diante da PF já havia sido anunciada pela defesa.

“[Anderson] reafirma, assim, sua disposição para cooperar com as investigações e esclarecer toda e qualquer dúvida que houver, pois é o maior interessado na apuração isenta dos fatos”, disse o advogado Eumar Novacki.

Bolsonaro e os oficiais-generais Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Almir Garnier ficaram em silêncio.

As defesas dos investigados alegam que não tiveram acesso à íntegra dos documentos apreendidos pela Polícia Federal, como os anexos da delação do tenente-coronel Mauro Cid.

A defesa do ex-presidente pediu três vezes ao STF (Supremo Tribunal Federal) para adiar a data da oitiva de Bolsonaro. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, negou os três pedidos.

Bolsonaro chegou à sede da PF em Brasília por volta das 14h20. O depoimento estava previsto para começar às 14h30. Com a decisão de Bolsonaro de se manter em silêncio, o depoimento foi encerrado pouco depois. Ex-ministros, ex-assessores, militares e aliados também foram intimados a prestar esclarecimentos à PF no mesmo horário. No total, 23 pessoas. Só em Brasília, 13.

O advogado de Bolsonaro, Paulo Bueno, disse nesta quinta que a defesa não teve acesso a todos os elementos das imputações contra o ex-presidente, o que motivou a opção pelo silêncio. Ele também afirmou que Bolsonaro nunca foi simpático a movimento golpista.

“O presidente fez o silêncio, como a defesa antecipou. Esse silêncio, quero deixar claro, não é simplesmente o uso do direito constitucional, mas estratégia baseada no fato de que a defesa não teve acesso a todos os elementos que estão sendo imputados ao presidente a prática de certos delitos”.

A PF investiga as tratativas por um golpe de Estado desde que encontrou na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, em janeiro de 2023, uma minuta de decreto para Bolsonaro instaurar estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O objetivo seria reverter o resultado da eleição, segundo os investigadores.

Com a delação de Mauro Cid e as provas obtidas em outras operações, a PF chegou à conclusão de que Bolsonaro teve acesso a versões da minuta golpista (não exatamente a mesma que estava com Torres).

De acordo com as investigações, ele chegou a pedir modificações no texto e apresentar a proposta aos chefes militares, para sondar um possível apoio das Forças Armadas à empreitada.

Novo Atacarejo abre 600 vagas em lojas de Ribeirão e Caruaru

23/02/24

Tony Duda

http://blogfolhadosertao.com.br

São disponibilizadas 380 para Caruaru e outras 250 a Ribeirão, incluindo ocupações para pessoas com deficiência. A rede também tem vagas para lojas já em operação

 

A rede nordestina Novo Atacarejo está com vagas de emprego em aberto para novas lojas, este ano, e também para atender as que já estão em operação. Só para a unidade do município de Ribeirão, que está em fase de obras, na Zona da Mata e distante 90 km da capital pernambucana, estão sendo disponibilizadas 250 vagas para cargos de liderança e operacionais. Já para Caruaru, no Agreste, estão sendo oferecidas 380 empregos.

 

A seleção de candidatos envolve funções, que incluem açougueiro, assistente de operações, assistente de recursos humanos, assistente de TI, encarregado de manutenção, encarregado de operações, gerente de área, operador de empilhadeira, operador de loja. O processo inclui ainda vagas para pessoas com deficiência.

 

Para as funções operacionais, como operador de loja, os candidatos precisam ter, no mínimo, 18 anos de idade, ensino médio completo, disponibilidade de horário e não é exigida experiência.

 

No caso dos cargos técnicos, como açougueiro, padeiro, operador de empilhadeira, é necessário ter curso na área. Já para as ocupações de liderança, é necessário ter experiência na área, em liderança, ensino médio completo e disponibilidade de horário.

Arquivo
Novo Atacarejo.jpg
Pela plataforma, é possível ver onde tem vaga, a cidade e as funções disponíveis

 

Cadastro on-line

Segundo a gerente de RH do Novo Atacarejo, Ilza Santos, o processo de inscrição é todo on-line para facilitar o acesso dos candidatos às vagas. Os interessados devem acessar a plataforma de recrutamento da rede de atacarejos: https://novoatacarejo.jobs.recrut.ai/#openings

Prefeitura do Recife capta recursos com a União para obras do Mercado de São José

23/02/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Acordo de R$ 20 milhões foi assinado nesta quinta-feira (22), em Brasília, pelo prefeito do Recife, João Campos. Reforma do equipamento passa a ser uma obra do Novo PAC

Miniatura do anexo

BRASÍLIA (DF) – A obra de reforma e restauro do Mercado de São José, um dos mais emblemáticos da capital pernambucana, receberá aporte do Governo Federal, em uma parceria firmada entre a Prefeitura do Recife, o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O termo de captação do recurso foi assinado nesta quinta-feira (22), em Brasília, pelo prefeito do Recife, João Campos, e garante um investimento de R$ 20 milhões através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O trabalho de requalificação do Mercado de São José foi iniciado em janeiro deste ano e está sendo realizado em etapas. Atualmente estão sendo efetuadas intervenções no setor de artesanato do local. “Assinamos hoje este termo de compromisso para a revitalização do Mercado de São José, que já está acontecendo, e que agora será uma obra do PAC. Quero agradecer ao presidente Lula, à ministra Margareth Menezes e ao superintendente do IPHAN, Leandro Grass, por esta parceria que garante a preservação do patrimônio histórico, além de ajudar no desenvolvimento das cidades brasileiras”, comemorou o prefeito João Campos.

As obras estão sendo realizadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e vão contemplar todos os 403 boxes existentes. Os trabalhos incluem a reforma dos banheiros, restauração dos elementos de ferro, vidro e madeira, além da requalificação total do imóvel e das fachadas do mercado. Também serão feitas novas instalações elétricas, lógicas, hidráulicas e de incêndio. O equipamento ocupa uma área de 4,6 mil m² (dos quais 3,5 mil m² são cobertos), dividida em dois pavilhões, além de um pátio externo. O projeto irá preservar a estrutura dos elementos do Mercado. Haverá a reorganização dos 403 boxes existentes, sendo 44 localizados na rua central, 178 localizados no pavilhão norte, 156 localizados no pavilhão sul e 25 localizados no espaço destinado às lanchonetes.

FOTOS: Divulgação / Ministério da Cultura.