Açude do Boa Vista (Salgueiro) será restaurado pelo DNOCS

04/02/24

Por Machado Freire

http://blogfolhadosertao.com.br

 

1-O manancial que  abasteceu a população urbana de Salgueiro por muitos anos, secou completamente e sua parede e instalações hidráulicas serão restauradas.
2- Por muitos anos,  o açude  também  deu condições  de  sobrevivência a mais de 25 famílias  através da   agricultura irrigada no chamado Perímetro Irrigado do Boa Vista.

 

 

O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas- Dnocs, Fernando Leão (com origem em São José do Belmonte), determinou que  o açude Boa Vista – , em Salgueiro, será  revitalizado, dentro de seis meses,   passando por uma profunda reforma- tanto na área de engenharia civil quanto na hidromecânica,  que foram danificadas  ao longo dos anos,  por falta de uma administração competente, que permitiu que o manancial chegasse  ao total esgotamento do seu volume morto.

Esta semana, o engenheiro civil  André  Mavignier, que integra a equipe técnica do Setor de Barragens do Dnocs, em Fortaleza,   veio a Salgueiro fazer uma vistoria nas instalação do Açude Boa Vista – na parte civil e hidráulica, e constatou  que  o equipamento público que tanto serviu à população de Salgueiro  vive uma situação de “abandono”, por falta de administração comprometida com a coisa pública.

Na avaliação do técnico do Dnocs,  a parede do açude  será recuperada em toda sua extensão, inclusive com  a reposição do meio-fio, bem como as instalações hidráulicas, que foram danificadas e terão que ser refeitas para permitir  o devido controle do volume de água da reserva.

André  Mavignier também inspecionou a passagem molhada  da estrada de acesso-que foi implantada na gestão do engenheiro Otacílio Bezerra Leite,  que   também está precisando   ser revitalizada  e devidamente sinalizada, para evitar acidentes.

Na vistoria que instruirá o projeto de restauração do Açude Boa Vista, o engenheiro  registrou  que  por falta de  gestão, foi causado um grande dano ao manancial, chamando sua atenção o fato de que  houve um bombeamento exagerado e danoso  que levou ao fim a reserva do volume morto. ” Serão feitos os serviços necessários, mas  o açude precisará de uma gestão eficiente, que evite problemas futuros”,  disse o profissional.

Licitação:   A direção do Dnocs  está   elaborando o projeto técnico que visa a revitalização do açude e, ao mesmo tempo, providenciando a licitação pública  que permitirá que todos os serviços serão efetivados dentro de seis meses.

 

Paizinha Patriota defendeu melhorias efetivas  

na conservação/recuperação do Boa Vista

 

Ao longo de suas atividades na Câmara Municipal de Salgueiro, a ex-vereadora Paizinha Patriota   fez uma série de gestões em defesa da recuperação e melhorias  nas instalações do açude Boa Vista,  já no ano de 2017, chamando a atenção das autoridades sobre o estado de precariedade do manancial construído há 6 4 anos e com capacidade de mais de 16 milhões de metros cúbicos.

No requerimento 374, a ex-parlamentar – disse ao defender a revitalização do Boa Vista, que  “o açude  é muito importante para o desenvolvimento  da agricultura naquela região  e incentiva o turismo e lazer  do município. “é necessário que seja feita a substituição da tubulaçao , que apresentam vazamentos que causam  um grande desperdício  de água” disse Paizinha.

Diante da gravidade do problema que não atingiu apenas o Açude Boa Vista, a então vereadora  criou uma lei – a Lei 2.037,  que instituiu o o Programa Água Viva,  com   ações de revitalização  dos mananciais, que  obriga o poder público a proceder uma série de ações   de interesse público no tocante à preservação dos açude e barreiros.

Em outro requerimento,  também aprovado por unanimidade,  Paizinha Patriota  evidenciou que em  2004 o Açude Boa Vista chegou  a sua capacidade máxima, mas devido a vazamentos,  foi feito um tamponamento na tubulação principal, mas hoje  o manancial  encontra-se  em volume morto e não mais existe o tamponamento, o que compromete  até o maciço da barragem”.

Novas fotos mostram situação

precária do açude do DNOCS

boavista3boavista2boavista1

Usado para abastecer Sagueiro antes da inauguração da Adutora do Sertão, o açude da Boa Vista serve desde então para atender aos agricultores do perímetro irrigado implantado em Salgueiro nos anos 70 pelo Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS).

O açude cumpriu por muitos anos o seu dever, mas chegou a um estado deplorável devido à ação do homem e falta de chuvas na região.

Tivemos acesso nesta terça-feira (14) a algumas fotos que mostram como o ‘Açude do DNOCS’ se encontra atualmente. A parede de contenção está rachada, garrafas pets jogadas por toda parte, o açude praticamente seco, as tubulações enferrujadas, entre outros problemas.

Com capacidade para 16.448.450 mde água, o açude está com um acúmulo de água muito longe deste número. A solução para amenizar os problemas estruturais é uma intervenção do Governo Federal, através do DNOCS. Já em relação aos recursos hídricos, só resta pedir a Deus para chover.

 

Náutico perde para o Botafogo-PB na estreia da Copa do Nordeste

04/02/24

Por Ayrton Niño

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Por tabela, Timbu perdeu a invencibilidade em 2024
Dudu, camisa 21, foi o autor do gol da vitória do Botafogo-PB
O Estádio dos Aflitos, neste sábado (03), recebeu duas equipes que ainda se mantinham invictas em 2024. Mas depois dos 90 minutos, só uma se manteve imbatível, que foi o caso do Botafogo-PB, que mesmo fora de casa, soube desempenhar sua estratégia e venceu o Náutico pelo placar 1×0, na estreia da Copa do Nordeste.
Logo nos primeiros minutos do jogo, ambas equipes deixaram claro quais eram suas propostas para a partida. O Náutico, mandante do jogo, buscou dominar a partir da posse de bola, sendo mais propositivo. Por sua vez, o Botafogo se fechou atrás, apostando nos contra-ataques ou num eventual erro do Timbu,

As equipes demoraram a produzir boas ações. O Náutico apresentava dificuldades de romper a marcação adversária e somente aos 30 minutos ocorreu a primeira finalização em gol do jogo, quando Ray Vanegas recebeu na entrada da área e arriscou de primeira, mas a bola foi no centro da meta e não exigiu muito de Dalton. Em seguida, aos 35, Barcia recebeu um cruzamento e mandou de cabeça para fora, mas já havia sido marcado impedimento.

A essa altura, o Timba parecia ter o controle total da partida, apesar da pouca efetividade. Os paraibanos seguiam à risca a proposta de se defender bem e sair só “na boa”. E essa paciência foi recompensada aos 37 minutos. Na saída do tiro de meta, Igor Pereira perdeu o contato com a bola e precisou dividir com Júlio Rusch. Ela sobrou para Robson Reis, zagueiro do Náutico, que na tentativa de dar o chutão, acabou furando, deixando oferecida para Dudu, ponta-esquerda do Belo, que só precisou tirar de Vágner e abrir o placar nos Aflitos.

Depois de todo o erro coletivo feito pela equipe alvirrubra, o Náutico chegou a sentir o golpe e passou a não acertar uma sequência básica de passes, irritando seu torcedor. Somente aos 49 que o time da casa conseguiu produzir algo. Paulo Sérgio já recebeu dentro da grande área, finalizou em direção ao gol, mas a bola foi desviada pela defesa visitante e saiu.
Depois da volta do intervalo, o Náutico tentou imprimir um ritmo forte de jogo e assim encontrar suas as oportunidades. Mas nos primeiros 25 minutos, o domínio alvirrubro se limitou a alguns cruzamentos na área e nenhuma foi em direção ao gol. Enquanto isso, a partida ficava marcada por muitos erros – principalmente por parte do Náutico – no meio campo.

Mesmo depois das mudanças realizadas pelo técnico Allan Aal, o Náutico não encontrava alternativas de construir boas jogadas. A primeira finalização direta pro gol só aconteceu aos 43, com uma cabeçada fraca de Thalissinho, que Dalton não teve dificuldade de defender.

Na base do abafa e insistindo nos cruzamentos, aos 52 minutos o Náutico enfim achou uma boa chance, Júlio César achou Rafael Vaz na área, que cabeceou de baixo pra cima, mas ficou numa grande defesa do goleiro Dalton, que segurou a vitória do Belo.
Ficha Técnica

Náutico 0

Vágner; Arnaldo (Danilo Belão), Robson Reis, Rafael Vaz e Luiz Paulo; Lorran (Igor Pereira), Marcos Júnior e Patrick Allan (Kauan); Leandro Barcia (Thalissinho), Ray Vanegas (Júlio César) e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal

Botafogo-PB 1

Dalton; Lenon, Sousa Tibiri (Igor Souza), Wendel Lomar e Bruno Cardoso; Rodrigo; Júlio Rusch (Thalysson), Bruno Leite (Pedro Ivo), Dudu (Erick) e Kiko (Juan Xavier); Pipico. Técnico: Cristian de Souza

Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Marcio dos Santos Oliveira.
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araujo e Maria de Fatima Mendonca da Trindade
Gols: Dudu aos 37 do 1T (B)
Cartões amarelos: Guilherme Matos (N) Walace, Souza Tibiri, Dudu  (B)
Público: 7.003
Renda: R$ 124.528,00

Governadores do Nordeste divulgam nota de solidariedade a Raquel Lyra

04/02/24

JC

http:/blogfolhadosertao.com.br

Governadora de Pernambuco foi alvo de críticas do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, na última quinta-feira (1º)

Consórcio Nordeste, que reúne todos os governadores da região, divulgou nota de solidariedade à governadora Raquel Lyra (PSDB), que foi alvo de críticas e de uma palavra de baixo calão ditas por seu correligionário e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), na última quinta-feira (1º).

Segundo a nota, “a política brasileira é, tradicionalmente, um território machista, masculino e de misoginia. A maioria dos parlamentares são homens e os modos de fazer política inspiram-se em valores como força e agressividade”.

E continua: “a declaração feita por um parlamentar pernambucano contra a governadora Raquel Lyra é inaceitável. O patriarcado não pode ser naturalizado. Todos temos o dever de combatê-lo duramente em todas as dimensões de nossas vidas, inclusive nos espaços institucionais de poder”.

A nota reforça que o Brasil conta com apenas duas governadoras, ambas de estados nordestinos. “Isso é um indicativo do avanço de nossa região nessa luta permanente contra a violência política à qual as mulheres estão expostas.”

O Consórcio Nordeste atualmente é presidido pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

RAQUEL SE PRONUNCIOU SOBRE O CASO

Em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na sexta-feira (2), Raquel Lyra se pronunciou sobre os comentários feitos por Álvaro Porto, após o discurso dela na cerimônia de retomada das atividades da Casa Legislativa.

Raquel destacou que estava na solenidade para deixar uma mensagem para os parlamentares, fazendo um balanço do ano anterior e expondo perspectivas para segundo ano de mandato.

“Decidi pessoalmente participar. Eu fui deputada estadual por dois mandatos e tem diferença quando há presença do líder do Poder Executivo para falar com os deputados e deputadas. Ontem, eu estive com todo o secretariado, todo o time do governo na Assembleia, justamente para falar do nosso respeito com a Casa”, disse.

“O fato de eu estar aqui com Priscila Krause, a vice-governadora, pela primeira vez na história, uma dupla de mulheres governando um Estado, já é por si só um ato de resistência. Sempre falamos sobre violência política e quando ela acontece muitas vezes de maneira geral se tenta colocar panos mornos. Isso já não é mais aceitável”, afirmou a tucana.

ÁUDIO DO PRESIDENTE DA ALEPE VAZOU EM TRANSMISSÃO

Com o microfone ainda aberto após a sessão que contou com participação de Raquel Lyra, Porto criticou a governadora do PSDB, usando uma palavra de baixo calão para classificar o discurso. “E o discurso dela, eu entendi nada. Conversou merda demais e não disse nada”, afirmou.

O presidente da Alepe divulgou uma nota de esclarecimento na noite da quinta-feira. No texto, ele afirmou que “usou uma expressão não condizente com o contexto e local ao avaliar o discurso da governadora Raquel Lyra após a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2024”.

“Todavia, mesmo admitindo que não deveria ter usado a palavra que usou, reafirmo que considero o teor do discurso desconectado com a realidade vivida em Pernambuco. E acrescenta que sua reação é fruto de indignação em relação à falta de resultados do governo em questões sérias como saúde e segurança, por exemplo”, disse trecho da nota

Ação de Governo: Prefeitura do Recife entrega mais três vias beneficiadas pelo Programa Rua Tinindo no Ipsep

04/02/24

Imprensa PR

http://blogfolhadosertao.com.br

 

As ruas Rio Jordão, Rio Bonito, e Rio Ipojuca receberam nova pavimentação e drenagem em um investimento de R$ 3,1 milhões

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

O prefeito do Recife, João Campos (fotos) , entregou neste sábado (03) mais três obras de pavimentação e drenagem concluídas do Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro do Ipsep. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) nas ruas Rio Jordão, Rio Bonito e Rio Ipojuca, e melhoraram as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento de águas das chuvas.

 

“A gente poder, no mesmo dia, inaugurar as ruas Rio Jordão, Rio Bonito, Rio Ipojuca, não é uma tarefa fácil, nem a gente faria isso se estivesse sozinho. Então eu quero aqui agradecer a todo mundo que está aqui, principalmente os moradores que estão aqui há 40, 50, 60 anos, esperando por essa obra. Nós temos um plano de investimentos muito grande no bairro IPSEP, porque o desafio da drenagem aqui é muito grande e não tem solução fácil para problema difícil”, afirmou João Campos.

 

As obras do Programa Rua Tinindo vão beneficiar cerca de 150 vias nos próximos dois anos, um investimento de cerca de R$ 150 milhões. Já foram concluídas 45 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em 30 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. Outras 10 ruas já estão com o início de obras programado.

 

Na Rua Rio Jordão, o trecho contemplado possui uma extensão de 180 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em asfalto, numa área de 1.180,79 m². A drenagem conta agora com a implantação de 224,48 metros de tubulação e 16 caixas de ligação. Também foram implantados 419,41 metros de meio fio e 885,32 m² de passeios em piso intertravado. A intervenção teve um investimento de R$ 757.924,24.

 

O empresário Bruno Ferreira, 27 anos, aprovou a transformação da rua onde mora há dois anos, a Rio Jordão. “Vivo no IPSEP desde que nasci e estou nesta rua há dois anos, com a minha esposa e meu filho. Aqui tinha muitos buracos, havia alagamentos e água entrava nas casas. Com a pavimentação e com a drenagem, resolveu isso. Foi perfeito”, disse ele.

 

Já a Rua Rio Bonito recebeu um investimento total de R$ 838.264,46. O trecho contemplado possui uma extensão de aproximadamente 220 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em asfalto, numa área de 1.510,67 m². Os passeios foram feitos em uma área de 1.289,34 m² em piso intertravado e foram implantados 475,73 m de meio fio. Já a rede de drenagem contou com a implantação de 175,61 metros de tubulação e 13 caixas de ligação.

 

De acordo com a servidora pública Jani Albuquerque, 63 anos, as calçadas e a Rua Rio Bonito estão lindas e todo o ambiente está mais agradável: “Aqui era horrível, cheio de buracos na rua toda, três moradoras caíram aqui. Há 40 anos a gente lutava por isso, participamos de reuniões. Agora mudou tudo, graças a Deus e ao prefeito”.

 

A Rua Rio Ipojuca recebeu nova pavimentação em asfalto em uma extensão de 380 metros, correspondendo a uma área total de 2.093,47 m². O investimento foi de R$ 1.583.445,57, que também custeou a implantação de 320,30 metros de tubulação de drenagem, 21 caixas de ligação, 810,43 m de extensão de meio fio e 2.021,36 m² de passeios em piso intertravado.

 

De acordo com Kátia Maria de Lima, 61 anos, a espera foi longa, mas a Rio Ipojuca foi totalmente transformada. “Moro aqui há 57 anos, me considero praticamente uma fundadora daqui, pois cheguei aos quatro anos de idade. Aqui era cheio de lama e de mato e as águas não escorriam. Para chegar uma ambulância, caso alguém precisasse de socorro, era uma dificuldade. Agora está ótimo, melhor não poderia ficar, o trabalho valorizou a rua, valorizou as casas”, comentou ela.

 

Fotos: Wagner Ramos/ Prefeitura do Recife

04/02/24

Midias sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Faleceu neste sábado (3)  à tarde,   o ex-prefeito de Parnamirim e cirurgião dentista  Placido de Aquino Angelim, aos 84 anos de idade.

Muito conhecido e torcedor do Santa Cruz Futebol Clube,  sempre foi muito  querido  pelos conterrâneos  de Parnamirim .

Os familiares do ex-prefeito anunciaram  que a missa de corpo presente será celebrada  hoje (4)  às 15h na Igreja Matriz de Parnamirim  e o sepultamento será realizado  4 horas da tarde na Fazenda Simpatia, em Parnamirim.

 

Dança das cadeiras: Sai Carolina Cabral e entra Rodrigo Ribeiro, atual Secretário Executivo de Obras de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado.

04/02/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
 
Foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado, 3, o ato de exoneração, a pedido, da secretária de Projetos Estratégicos de Pernambuco, Carolina Cabral. Em seu lugar assume a Pasta o engenheiro civil Rodrigo Ribeiro (foto), atual Secretário Executivo de Obras de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado.
 
“Agradeço a Carol por toda dedicação ao serviço público desde o início da nossa gestão como secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas e de Projetos Estratégicos. Ela também contribuiu muito na Prefeitura de Caruaru como Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa e como Secretária de Planejamento e tenho certeza que terá muito sucesso em seus novos projetos. Rodrigo, que já estava no nosso time, assume a Secretaria para dar continuidade às nossas ações estratégicas que são coordenadas pela secretaria”, declarou a governadora Raquel Lyra.
 
Currículo
 
Rodrigo Ribeiro de Queiroz é concursado da Caixa Econômica Federal desde 2012. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, com MBA em Gestão de Pessoas na UNIFACS – Universidade de Salvador e concluindo o MBA em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação & Graduação.  
 
Na CAIXA, exerceu função gerencial desde 2015, com atuação em estados como Bahia, Maranhão e Pernambuco, onde foi Gerente de Filial na Gerência Executiva de Governo de Caruaru atendendo a 170 municípios em todo Estado.
 
Antes da Caixa Econômica Federal, atuou na área de Saneamento como concursado da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., onde exerceu função gerencial entre 2007 e 2012, respondendo pela Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em diversos municípios do Estado da Bahia.