Raquel Lyra: “Sofro violência todos os dias”

03/02/24
Ricardo Barreto
http:blogfolhadosertao.com.br

A governadora Raquel Lyra (foto- PSDB) voltou a repercutir a situação criada, nessa sexta-feira (2), ao tomar conhecimento da conversa reservada do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), e que vazou na transmissão ao vivo da TV Alepe.

Ele criticou o discurso da chefe do Executivo, no reinício das atividades legislativas. Durante entrevista à Rádio Jornal, Raquel lamentou o fato de ser alvo de atitudes machistas pelo fato de ser uma mulher que está à Frente do Governo de Pernambuco. Mas que está pronta para resistir.

“É importante que a gente consiga ter espaços para falar sobre esse tema. E sempre que a gente sobreviveu a essa política, e diga-se, eu sofro violência política todos os dias de diversas formas, com atitudes, olhares, interpretações, com adjetivo. Sempre têm que estar julgando o nosso trabalho, os nossos discursos, as nossas atitudes e tentar diminuir o papel que a mulher exerce, julgando-a pelo seu gênero, como se fosse um gênero menos capaz, muito menos do que pelas nossas atitudes, pelos nossos resultados”, desabafou a governadora.

Raquel disse que não tinha obrigação de comparecer à cerimônia na Alepe, mas fez questão de ir em respeito à Casa onde já frequentou. “Ontem, foi o reinício dos trabalhos legislativos da Assembleia e há uma previsão de que deve ser encaminhada a mensagem da chefe do Poder Executivo. Fazer um balanço daquilo que foi feito no ano passado e falar um pouco sobre o ano que chega. Decidi ir pessoalmente. Fui deputada estadual por dois mandatos e sei da diferença que faz a presença do líder do Poder Executivo para poder falar com os deputados e deputadas, vereadores e vereadoras”, disse.

Em outro trecho da entrevista, a governadora disse: “Meu sentimento lá era, primeiro, de agradecer, demonstrar nosso respeito à Assembleia Legislativa, aos deputados e deputadas. Começar os trabalhos permitindo que a gente possa continuar com muito diálogo sobre os debates e problemas de Pernambuco, mas, sobretudo, fazendo mais uma vez uma convocação de união para que possa trazer Pernambuco de volta no Nordeste brasileiro como referência no Brasil. Saindo dos indicadores sociais e econômicos, que infelizmente ainda batem na nossa porta”.

Raquel Lyra também defendeu uma maior representação das mulheres na política. “O fato de eu estar aqui hoje, junto com Priscila Krause, vice-governadora, pela primeira vez na história com duas mulheres governando o Estado, já é por si só um ato de resistência. A gente sempre fala sobre violência política, e quando ela acontece, muitas vezes, em geral se tenta colocar panos mornos ao que acontece. Isso já não é mais aceitável. Estamos no século 21. Nós temos hoje ainda só duas governadoras no Brasil. A gente tem uma subrepresentação feminina no Congresso Nacional, no Senado. Nós temos representação feminina muito menor que outros países que têm democracia muito menos solidificada do que a nossa”, salientou.

A tucana continuou a sua em defesa à igualdade entre os gêneros, por entender que em primeiro lugar está a pessoa e a sua representatividade. “Sonho com um País em que a gente não faça essa diferenciação, ‘ah aqui é a governadora mulher Raquel’. Não, ‘aqui é a governadora de Pernambuco que está falando e precisa ser respeitada pelo cargo que ocupa e pelo ser humano que é’. Estou representando um poder. Sou servidora pública por vocação, já estive na Assembleia Legislativa por dois mandatos, fui a primeira presidente da Comissão de Legislação e Justiça, disputei a Prefeitura de Caruaru, fui a primeira prefeita de Caruaru e tive, para o olhar de muitos, a ousadia, para não dizer outro adjetivo, de me colocar à disposição de Pernambuco para disputar a eleição”, assinalou.

A governadora voltou a falar na luta diária de resistir ao preconceito,“pelas características que as mulheres imprimem quando exercem espaço de poder, com transparência, da conciliação, da probidade, buscar imprimir a mudança que Pernambuco que a gente deseja todos os dias”. “Agora, para isso, a gente enfrenta também atitudes machistas. Eu estou aqui num ato de resistência, falando sobre esse tema, mas quero dizer que estou olhando para a frente para cumprir meus compromissos com o povo de Pernambuco. Há milhares e milhões de mulheres no anonimato que todos os dias sofrem esse tipo de violência. É por elas que nós estamos aqui”, ressaltou Raquel Lyra.

Univasf divulga lista de selecionados na Chamada Regular do Sisu 2024 e convoca para matrícula on-line a partir hoje (3)

03/02/24

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou ontem (1º) a relação de candidatos aprovados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Nesta edição do Sisu, a Univasf disponibilizou 1.189 vagas para 29 cursos de graduação presenciais. Todos os candidatos convocados nesta Chamada Regular deverão fazer a matrícula on-line no período de sábado (3) até quarta-feira (7).

A matrícula será feita pelo Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase) da Univasf, por meio do preenchimento do Questionário Socioeconômico. Para efetuar a matrícula, é necessário preencher as informações pessoais, finalizar o questionário socioeconômico e gerar o protocolo de finalização da matrícula. Todas as informações sobre o procedimento, além dos documentos necessários, estão disponíveis no Edital Nº 1/2024, do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais da Univasf (PS-ICG) 2024, que pode ser acessado no Portal do Ingresso Discente 2024. Os documentos comprobatórios devem estar em formato JPG, no tamanho de até 1Mb.

Um tutorial com orientações para acesso e preenchimento do Sase está disponível neste link. O candidato que não anexar no Sistema Sase os documentos exigidos e/ou não realizar o Questionário Socioeconômico, ou deixar de clicar em ‘Finalizar Questionário’ não concluirá a matrícula on-line no prazo estabelecido e será, portanto, eliminado do processo seletivo 2024 para a Univasf.

Nesta edição do Sisu houve alterações nos grupos para vagas reservadas e ampla concorrência, decorrentes da nova Lei de Cotas (Lei Nº 14.723/2023). Desta forma, conforme o Edital Nº 1/2024 do PS-ICG, no mínimo 50% do total das vagas ofertadas por curso são reservadas para os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e o restante das vagas são para a ampla concorrência, destinada aos candidatos que cursaram o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino. Este ano também foram reservadas vagas para candidatos autodeclarados quilombolas. As vagas são distribuídas em nove grupos, como consta abaixo.

O resultado parcial da matrícula on-line está previsto para ser divulgado no dia 9 de fevereiro, com prazo para recursos entre 15 e 16 de fevereiro. O resultado final será divulgado em 20 de fevereiro. Os candidatos que tiverem a matrícula on-line confirmada serão convocados, posteriormente, para apresentar os documentos físicos com o objetivo de formar o prontuário (dossiê) do discente.

As vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular do Sisu 2024 serão preenchidas mediante utilização prioritária da Lista de Espera disponibilizada pelo Sisu. Os candidatos não classificados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu até quarta-feira (7), pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O cronograma de matrícula do PS-ICG 2024 da Univasf está disponível no Anexo III do Edital Nº 1/2024. Todas as informações referentes ao PS-ICG 2024 são disponibilizadas no Portal do Ingresso Discente 2024.

Grupos:

LB_PPI: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

b) LB_Q: vagas reservadas para candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta percapita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

c) LB_PCD: vagas reservadas para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

d) LB_EP: vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

e) LI_PPI: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

f) LI_Q: vagas reservadas para candidatos autodeclarados quilombolas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

g) LI_PCD: vagas reservadas para candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

h) LI_EP: vagas reservadas para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

i) Grupo Ampla Concorrência (AC): vagas destinadas aos candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.

INSS fará busca de 4,3 milhões de aposentados e pensionistas que precisam comprovar que estão vivos

03/02/24

Por Agência O Globo
http://blogfolhadosertao.com.br
Procedimento anual passou a ser automático em 2023, mas governo anunciou convocações de beneficiários não encontrados em bases de dados oficiais
INSS
Depois de anunciar o início da notificação de 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios para a prova de vida, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retrocedeu nesta sexta-feira (2) e informou que irá fazer uma busca ativa para localizar os beneficiários que precisam comprovar que estão vivos.

Antes, a orientação que vinha sendo dada pelo governo era que os convocados deveriam buscar atendimento nas agências bancárias, usar o site ou o aplicativo do Meu INSS (preferencialmente) ou comparecer a uma agência do órgão para realizar o procedimento (neste último caso, o instituto ainda divulgaria instruções a respeito).

Agora, o Instituto informou que os aposentados e pensionistas não precisam se deslocar ao banco onde recebem o pagamento ou a uma agência da Previdência, e que o próprio INSS fará busca ativa. Ou seja, vai se dirigir ao endereço indicado no cadastro do segurado. O órgão não informou como isso vai acontecer, nem a partir de quando.

4,3 milhões de notificados
No ano passado, a prova de vida presencial nos bancos — com apresentação de documento e biometria — deixou de ser obrigatória. O procedimento passou a ser realizado pelo próprio INSS de forma automática, por meio do cruzamento de bases de dados de órgãos públicos e de empresas. A ideia de acabar com o recadastramento nos bancos surgiu no último ano do governo de Jair Bolsonaro.

O beneficiário só é noticiado quando o instituto não consegue encontrar as informações da pessoa em nenhuma base de dados. Neste caso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, central telefônica 135 e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.

Na quarta-feira (31), o instituto divulgou que 4.351.557 pessoas estão sendo chamadas para comprovar que estão vivas.

Por enquanto, são convocados apenas beneficiários que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março. Se a média mensal se mantiver, até o fim do ano cerca de 17 milhões de pessoas poderão ser chamadas à prova de vida. O volume representa quase a metade do total de 39,4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. O instituto, porém, afirma ainda não ter a previsão sobre o total de notificados até dezembro.

Procurados para entender que problemas podem ter levado a ausência de dados de 4,3 milhões de beneficiários, o INSS e o Ministério da Previdência Social não responderam até a publicação desta reportagem.

Carnaval do Recife divulga atrações de 19 polos descentralizados

03/02/24

Por JC

http://blogfolhadosertao.com.br

No total, o Carnaval do Recife terá mais de 3.000 atrações em 49 polos distintos, de acordo com a prefeitura

 

A programação completa do Novo Cais e dos 18 polos descentralizados do Carnaval 2024 do Recife, sendo seis deles dedicados exclusivamente ao público infantil, foi divulgada nesta sexta-feira (2) pela Prefeitura do Recife.

No total, o Carnaval do Recife terá mais de 3.000 atrações em 49 polos distintos, de acordo com a prefeitura, com programações que variam entre a próxima sexta-feira (9) e a terça-feira Gorda (13).

POLOS DESCENTRALIZADOS

Os polos serão sempre iniciados pela salvaguarda dos brinquedos e brincantes com espetáculos da Matriz de Cultura Popular (MCP), que trazem ao público as tradições das agremiações que fazem no Carnaval do Recife o maior em linha reta com suas características únicas construídas ao longo dos século por seu povo: ursos, clubes de bonecos, afoxés, maracatus, bois, clubes de índios, caboclinhos, escolas de samba, passistas e cirandas irão convidar todos para a folia.

A festa está garantida no Alto José do Pinho, Bomba do Hemetério, Brasília Teimosa, Casa Amarela, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá, Jardim São Paulo, Linha do Tiro, Novo Cais, Poço da Panela e Várzea. à exceção do Polo Novo Cais, os demais terão suas programações iniciadas sempre às 15h, a partir do domingo de Carnaval, garantindo a alegria também na segunda e terça-feira (dias 12 e 13).

MAIS DIAS DE FESTA

No caso do polo Ibura, a festa se estende até a quarta de Cinzas, quando o já tradicional festival Cinzas da Diversidade celebrará a cena LGBTQIA+ a partir das 18h.

Outro polo que também terá dias a mais de folia garantida é o Novo Cais, que fica às margens do Capibaribe, em Santo Antônio, na altura do Armazém do Campo. Por lá, os festejos começam na sexta de Carnaval (9) e oferecerão ao público um total de 40 atrações até a terça-feira Gorda. Confira a listagem completa dos polos descentralizados.

Parques da Macaxeira, Dona Lindu, Graças, Jaqueira, Santana e Rua da Aurora serão dedicados às crianças, com muita brincadeira e diversão para toda a família, com início sempre às 15h, a partir do domingo (11).

 VEJA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS NOS 19 POLOS DESCENTRALIZADOS:

VÁRZEA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
MARACATU MIRIM NAÇÃO CATIMURÁ; AFOXÉ ELEGBARÁ; BLOCO CARNAVALESCO MISTO FLOR DA LIRA; ASSOCIAÇÃO DOS CABOCLINHOS INDIO BRASILEIRO DE BUENOS AIRES; COCO DE MULHERES-CARNAVAL DE RITMOS PERNAMBUCANO

MATHEUS DE BEZERRA

GERALDO MAIA

SILVERIO PESSOA

ALMÉRIO

RUBEL

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
URSO PÉ DE LÃ; CIA REVERSOS; ORQUESTRA BRASILEIRA DO RECIFE; AGREMIAÇÃO BOI ARCOVERDE; CIA DK DE DANÇA; ORQUESTRA FREVO MANIA

PC SILVA

BANDA PAU E CORDA part. esp. PC SILVA

ANTULIO MADUREIRA

FLAÍRA FERRO

LENINE E SPOK

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
BALÉ POPULAR DO RECIFE; ORQUESTRA TROPICANA 2001; AGREMIAÇÃO BOI ARCOVERDE; BLOCO AFRO SENZALA; ORQUESTRA SOM BRASIL BANDA SHOW; TRINCA DE ÀS PASSISTAS DE FREVO

POLI

ACADEMIA DA BERLINDA

BIONE

DORALYCE

PITTY

JARDIM SÃO PAULO

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

NENA QUEIROGA

ART POPULAR

MÁRCIO SWINGÃO

AFOXÉ FILHOS DA DANDALUNDA

CHARLES THEONE

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

GUSTAVO TRAVASSOS

SOM DA TERRA

DJ SAFIRA BLUE

N’ZAMBI

MARCELO FALCÃO

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

COCO DO ROSÁRIO

FIM DE FEIRA

NANDO CORDEL

ANDRÉ RIO

IRAH CALDEIRA

LINHA DO TIRO

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
AFOXÉ FILHOS DE XANGÔ; BOI CARA BRANCA DE LIMOEIRO; CIA BRASILIART DE DANÇA; ORQUESTRA VENEZA BRASILEIRA; TRIBO INDÍGENA PARANAGUASES; CLUBE DE BONECO SEU MALAQUIAS; MANO DE BAÉ

BETO HORTIS

PATRÍCIA CRUZ

ORQUESTRA 100% MULHER

MARRON BRASILEIRO

FUNDO DE QUINTAL

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
AFOXÉ YAMIM BALÉ GILÊ; TROÇA CARNAVALESCA MISTA A DOMADORES DA MANGABEIRA; GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA PRETO VELHO; BOI TRELOSO – CARNAVAL 2024; MARACATU ÁGUIA MISTERIOSA; GIL E SUA ORQUESTRA; PASSISTAS – ANGÉLICA LINS DANÇA E CIA

MAESTRO FORRÓ E OPBH

BANDA VACILO

ROGÉRIO RANGEL

BANDA EXTASY

NENA QUEIROGA

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
OMARACATU RURAL ÁGUIA FORMOSA; GRUPO MATULÃO DE DANÇA / BUMBA MEU BOI BUMBÁ; SALTOS CIA DE DANÇA – PASSISTAS; ACORDA RECIFE ORQUESTRA DE FREVO; CABOCLINHO UNIÃO SETE FLECHAS DE GOIANA; ORQUESTRA CONFETE E SERPENTINA

KR & BANDA

JORGE ARAGÃO

MANOEL NETTO

CRISTINA AMARAL

ED CARLOS

POÇO DA PANELA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
BLOCO BOEMIOS DA BOA VISTA; URSO PRETO DO MARANGUAPE; MARACATU NAÇÃO RAÍZES DE PAI ADÃO; MOVIMENTO ARTÍSTICO CATUCA; ORQUESTRA COQUEIRAL

LARISSA LISBOA

ORQUESTRA MALASSOMBRO

GONZAGA LEAL

MESTRE AMBRÓSIO

RECORDA SAMBA

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
MARACATU NAÇÃO ESTRELA DE OLINDA; CABOCLINHOS 7 FLEXAS; BOI FACEIRO; ORQUESTRA HELENO RAMALHO; STUDIO CULTURAUP; MARACATU PIABA DE OURO

MATHEUS GAUDENCIO

SAGRAMA

BULE

FILIPE CATTO

ARNALDO ANTUNES

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
BOI MIMOSO NO ALEGRIA DO CARNAVAL LEMBRANDO O MOVIMENTO ARMORIAL; AFOXÉ OXUM PANDÁ; CIA DE FREVO FREVANÇA; ORQUESTRA SOM BRASIL TRIO SOM BRASIL; NAÇÃO DO MARACATU ELEFANTE

MATUCANA

BARRO

ANTONIO NÓBREGA

SILVÉRIO PESSOA

PATU FU 30 ANOS

ALTO JOSÉ DO PINHO

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
URSO MANHOSO DO ENGENHO DO MEIO; CIA DE FOLGUEDOS; IMPÉRIO FREVO ORQUESTRA; CLUBE ÍNDIOS TUPI GUARANI

BLACK BAMBAS

CARRANZA

ZÉ BROWN

POEIRADA – JOSILDO SÁ, NEGADEZA E MARCOS SUZANO

DADÁ BOLADÃO

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
TRINCA DE ÀS PASSISTAS DE FREVO; ORQUESTRA TOM MAIOR; TROÇA CARNAVALESCA COMUNITÁRIA MIXTA TÔ CHEGANDO AGORA; TROÇA SUELY NO FREVO; BOI DA CUTIA; CIA STYLE; FREVO ZEN ORQUESTRA; MARACATU LEAO FORMOSO DE TRACUNHAEM

DEKO PRIME E BANDA

GILÚ AMARAL

NEGO THOR

BONSUCESSO SAMBA CLUBE

MICHELLE MENEZES

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
TROÇA CARNAVALESCA MISTA ESTOU AQUI DE NOVO; REISADO IMPERIAL; CIA 40 GRAUS DE DANÇA; ORQUESTRA CURICA – PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO; BLOCO CARNAVALESCO MISTO COM AMOR A VOCÈ

SE7EPALHA

DIABLO ANGEL

MUNDO LIVRE

DEVOTOS

NAÇÃO ZUMBI

BOMBA DO HEMETÉRIO

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
BOI MIRIM DE ÁGUA FRIA; MARACATU NAÇÃO GATO PRETO; GRUPO DE PASSISTAS LUZ DO AMANHECER; ORQUESTRA SUPER POP; TROÇA CARNAVALESCA MISTA ESTRELA DA MADRUGADA; BLOCO CARNAVALESCO MISTO MADEIRA DO ROSARINHO; MARACATU DE BAQUE SOLTO ONÇA DOURADA DA CHÃ DO ESCONSO

BANDA SURREAL

HENRIQUE BARBOSA

BANDA DE PAU E CORDA

BANDA SAMBAR & LOVE

BANDA KITARA

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
CLUBE ÍNDIOS TUPI GUARANI; TRIBO INDIGENA CARIJÓS; MARACATU DE BAQUE SOLTO LEÃO TEIMOSO DE LAGOA DE ITAENGA; GRUPO DE DANÇA NEGO EL E COCO ARRANCA TOCO; STUDIO 08 DE DANÇA; ORQUESTRA VAI PEGAR FOGO; MESTRE PIXITO E A CIRANDA FLOR DO LUAR

AFOXÉ YLÊ AXÉ OXUM JAGURÁ

ADIEL LUNA

NÁDIA MAIA

ELBA RAMALHO

BATEU A QUIMICA

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
CIA DE DANÇA NO RITMO DO COMPASSO; ORQUESTRA HARMONIA; MARACATU DE BAQUE SOLTO PAVÃO DOURADO DE TRACUNHAÉM; INCLUSÃO CIA DE DANÇA; ORQUESTRA NA LEVADA DO FREVO; AFOXÉ OBÁ AIYE; CLUBE DE BONECO SEU MALAQUIAS; CIRANDA IMPERIAL

AFOXÉ POVO DE OGUNTÉ

LUCIANO MAGNO

NONÔ GERMANO

FAFÁ DE BELÉM

MC ELVIS

BRASÍLIA TEIMOSA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
MARACATU NAÇÃO ERÊ; BATERIA DA CHARANGA DO BIÉ; GRUPO SEREIAS TEIMOSAS; ORQUESTRA DE FREVO CONECTIVIDADE

ALMIR ROUCHE

SAMBA SOUL DELAS

MICHELLE MELO

TONI GARRIDO

SEDUTORA RETRÔ

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
MARACATU NAÇÃO ESTRELAR; CIA DE DANÇA EVOLUÇÃO; ORQUESTRA VIENNA

LADY NEWTON

KARYNNA SPINELLI

BANDA SEM RAZÃO

ALCEU VALENÇA

VALQUÍRIA SANTANA

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
AFOXÉ YLÊ AXÉ OXUM JAGURÁ; MARACATU VÁRZEA DO CAPIBARIBE; URSO ZÉ DA PINGA; ORQUESTRA GOLDEM; STUDIO VIEGAS DE FORMAÇÃO EM DANÇA;
BOI DE MAINHA

LIV MORAES

MESTRE LUA

BIA VILLA CHAN

TUCA BARROS

MC SHELDON

CAMPO GRANDE

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
GRUPO JARDIM NO FREVO; ORQUESTRA TROPICAL; TRIBO INDÍGENA CARIJÓS; ORQUESTRA FABULOSA DE FREVO; GRUPO DE DANÇA DOCE MEL; GRUPO FOLCLORICO URSO TEIMOSO DA TORRE; CIRANDA COBIÇADA

DJ ELI

LUCIANO MAGNO

KELLY ROSA

GUSTAVO TRAVASSOS

ALCEU VALENÇA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
BALÉ POPULAR DO RECIFE; ORQUESTRA ITINERANTE DE CASA AMARELA; MARACATU DE BAQUE VIRADO NACAO DE LUANDA; GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA SAMBISTAS DO CORDEIRO; T.C.M. URSO TEXACO; GRUPO DE FREVO SOMBRINHA NO AR; ORQUESTRA VENENO DO RECIFE; ZECA CIRANDEIRO

PORTOZERO

ORQUESTRA MAESTRO EDSON RODRIGUES

BANDA SENTIMENTOS

VERSÃO BRASILEIRA

CARLA ALVES

DANY MILLER

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
MARACATU NAÇÃO ESTRELAR; MARACATU ESTRELA DE OURO DE ALIANÇA; BOI DOURADO DE LIMOEIRO; SULTAKI DO SAMBA; CLUBE CARNAVALESCO MISTO COQUEIRINHO DE BEBERIBE; CIA DANÇANTES DO PASSO; ORQUESTRA FREVO E ENCANTOS

SOB EFEITO Q66

BELO XIS

PURA PAIXÃO

HELTON LIMA

LUIZA KETILYN

CASA AMARELA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

REGGAE PELO REGGAE

MARRON BRASILEIRO

QUINTETO VIOLADO

MC ELVIS

ART POPULAR

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

COLETIVO MUSICAL VAGA 33

MARCELO D2

ADRIANA B

GERLANE LOPS

BANDA ROSSI – ORIGINAL

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

ARMANDO CAVALCANTI

MAZULI

BANDA VOLVER

MONBOJÓ

LUIZ LINS

IBURA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

DJ GUILHERME

ORQUESTRA ARRECIFES FREVO

EDU MENDONÇA

BANDA EFEITO A

BANDA VUMBORA

TAYARA ANDREZA

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

MADRY CALYPSO

OS NEIFFS

BENIL

BAILE DO MARLEY

RODRIGO LUFF

LEKINHO CAMPOS

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

DJ GUILHERME

ANDERSON KONHAQUE

FREVO S.A

MC CEGO

MC TOCHA

JORGE ARAGÃO

DATA

14/02 quarta-feira

ATRAÇÃO

CINZAS DA DIVERSIDADE

DJS LARGADOS

STEPHANY FOX; SHERRANNA TREYC; KELLY VENENOSA; RHAYANNA FOX; LIZANDRA MENEZES; MORGANA FLYER; RAINHA DE RECIFE; DANIELLY FOX; JENYFFER STRONG THE BLOON; KATTY SAIMON; RAYMYLLE BLOOM; DIAMANTE GREEN; MIKELLY BENEVOLA; VALENTINA FOSTER; CHRYSTINE LIZARD; MADRY CALYPSO; DUDA MEL; D’ MOON; MELYNA EYSHLA RIOS; MADONNA TWINS; KYRA SAIMON; TORY MILLICENT; RENATA VARGAS; MEGAN THE DRAG QUEEN; PALOMA PITT; SAFIRA BLUE; SHIVA SAIMON

CARLA ALVES

CORDEIRO

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
BALÉ BRILHART; ORQUESTRA GIRASSOL; BLOCO DE SAMBA BATUQUE MOVIDO A SAMBA; COLETIVO PERNAMBUCAFRO

EVERTON LINS

BIA MARINHO

EM CANTO E POESIA

RAYSSA BACELAR

GERALDO AZEVEDO

CLARA SOBRAL

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
AFOXÉ AGANJÚ ASÉ OBÀ; VACA CHARMOSA – VACA CHARMOSA; GRUPO CHINELO DE IAIÁ; TROÇA CARNAVALESCA MISTA ESTRELA DA TARDE; DONA DEL DO COCO & CIRANDA

EDUARDO LEITE

WALMIR CHAGAS

ANDRÉ MACAMBIRA

ED CARLOS

O CONDE

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
CIA AAZ; ORQUESTRA LUZES DA FOLIA; TROÇA CARNAVALESCA MISTA BOLACHÃO DE BEBERIBE; MARACATU CARNAVALESCO MISTO LEÃO COROADO; AFOXÉ OMIM SABÁ; TRIBO ÍNDIOS TUPI GUARANI; AFOXÉ OGBON OBÁ

RODA DE SAMBA OS BATUQUEIROS

3º LUGAR PRE AMP

FABIANA PIMENTINHA

EDILZA AIRES

SEM COMPROMISSO

INFANTIS

INFANTIS (Parque da Jaqueira, Parque Santana, Parque Macaxeira, Parque Lindu, Polo Aurora, Parque das Graças)

PARQUE DA JAQUEIRA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
CIA PE-NAMBUCO DE DANÇA – PASSISTAS; NACIONAL FREVO ORQUESTRA; LA URSA DE MAINHA; TURMA DE PALHAÇOS PERIQUITOS DO ZUMBI; ORQUESTRA DO MAESTRO NININHO
MARACATU LEÃO DAS CORDILHEIRAS DA LAGOA DE ITAENGA

BAILINHO KIDS

MINI ROCK

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
AFOXÉ YLÊ DE EGBÁ; BONECOS GIGANTES DE PERNAMBUCO; MARACATU DE BAQUE SOLTO LEÃO DO NORTE DE GLÓRIA DO GOITÁ; ABISSAL E O MARACATU REAL DA VÁRZEA

BANDINHA CIRCENSE DO RECIFE

TINTIM POR TINTIM

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
A LA URSA ROSINHA; STUDIO 08 DE DANÇA; ORQUESTRA BANDA FREVO; BOI MIRIM DE ÁGUA FRIA; O CLUBE DOS INDIOS PAPO AMARELO

RODRIGO LIMA (MÁGICO)

SPOK E INSTITUTO PASSO DE ANJO

ILANA VENTURA E BANDA

PARQUE SANTANA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
MARACATU NAÇÃO TIGRE; ESPETÁCULO LEÃO DO NORTE; ORQUESTRA ARCO IRIS; CIA DE DANÇA NO RITMO DO COMPASSO

FADA MAGRINHA (Caixinha de Ritmo)

PERNAMBUCANINHUS(JOANAH FLOR)

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
MARACATU PIABA DE OURO; BOI MIMOSO NO ALEGRIA DO CARNAVAL LEMBRANDO O MOVIMENTO ARMORIAL; CIA DE DANÇA ANGEL; ORQUESTRA IMPERATIVIDADE

MATEUS E KATILINDA

MARIANE BIGIO

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
CABOCLINHO URUBA DE RECIFE; BOI D’ LOUCOS; ORQUESTRA AMANTES DO FREVO; CIA. DE DANÇA VALDECK FARIAS; VACA CHARMOSA

BANDA CERVAC

TAMANQUINHO(LUCAS DOS PRAZERES)

PARQUE MACAXEIRA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
CIA SAPATILHA DE DANÇA; ORQUESTRA DE FREVO CAMBUCÁ; T.C.M. VERDUREIRAS DE SÃO JOSÉ; URSO PRETO DA MACAXEIRA; TRIBO INDIGENA CABOCLO TAYGUARA

TAMANQUINHO(LUCAS DOS PRAZERES)

BANDA ALEGRIA DE BRINCAR

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
MARACATU LEÃO COROADO DE ARAÇOIABA; URSO DO OIÃO; BRINCANTEAR; ORQUESTRA BEIRA RIO; AGREMIAÇÃO BOI ARCOVERDE

ILANA VENTURA E BANDA

CARNAVAL DO BITA

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
ESCOLA DE CAPOEIRA ANGOLA IFÉ; CLUBE CARNAVALESCO MISTO O MENINO DO PATIO DE SÃO PEDRO; ORQUESTRA MISTURA FINA

CAROL LEVI

PERNAMBUCANINHUS(JOANAH FLOR)

PARQUE DONA LINDU

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
GRUPO ARTISTICO E CULTURAL BOI TA TA TA; GRUPO FUZUÊ DE DANÇA; ORQUESTRA LEMOS; BLOCO CARNAVALECO LÍRICO CORDAS E RETALHOS; GRUPO DE DANÇA TROCADILHO
ORQUESTRA INDEPENDENTE DO IBURA

CIA BRINCANTES DE CIRCO

GRUPO INFANTIL SOL MENORES

PATO FU – MÚSICA DE BRINQUEDO

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
CIA FREVO KIDS; ORQUESTRA NA LEVADA DO FREVO; BLOCO CARNAVALESCO LÍRICO COM VOCÊ NO CORAÇÃO; CIRANDA MIMOSA

CIA BRINCANTES DE CIRCO

TIO BRUNINHO

MINI JOIA (CHINA)

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
AFOXÉ ARÁ OMIM; URSO BRANCO DA MUSTARDINHA; CIA SÓ ARES DE DANÇA; DANDA E SUA ORQUESTRA ITINERANTE; MARACATU NAÇÃO DE OXALÁ

CIA BRINCANTES DE CIRCO

TINTIM POR TINTIM

MINI ROCK

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
COMPANHIA ARTÍSTICA JOVENS ENCENAM (CIA AJE DE DANÇA); ORQUESTRA 100% MULHER; ORQUESTRA PRIME; PASSISTAS ZENAIDE BEZERRA; O BONDINHO BLOCO CARNAVALESCO INFANTIL

KELLY BENEVIDES – CIGARRA KIKA

BLOCO DO BITA

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
INCLUSÃO CIA DE DANÇA; ORQUESTRA BICHOS SOLTOS; GRUPO FOLCLORICO URSO TEIMOSO DA TORRE; CIA DE FREVO DO RECIFE; ORQUESTRA DOS PALHAÇOS

FADA MAGRINHA FADA MAGRINHA (Caixinha de Ritmo)

PATO FU – MÚSICA DE BRINQUEDO

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
BOI DA CUTIA; MARACATU NAÇÃO ERÊ; TRIBO DE CABOCLINHO TUPI; CIA FREVO KIDS; ORQUESTRA 29 DE MAIO

BANDINHA CIRCENSE DO RECIFE

A BANDINHA

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
ASSOCIAÇÃO DOS CABOCLINHOS TAPUYA CANIDÉ; BOI DA LUA; MARACATU NAÇÃO DE OXALÁ

TRUPE CIRCENSE

A BANDINHA

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
MARACATU NAÇÃO CAMALEÃO; CIA DE DANÇA FREVO CIRCULAR; ORQUESTRA FREVIOCANDO; URSO DA PELEJA 2024; CABOCLINHO UNIÃO SETE FLECHAS DE GOIANA

BAILINHO KIDS

CAROL LEVI

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular
TRIBO INDIGENA ONÇA NEGRA; CIA DE DANÇA ANGEL DE BRASÍLIA TEIMOSA; ORQUESTRA FELICIDADE; T.C.M. SUELY NO FREVO

MARIANE BIGIO

BANDA MARIA FULÔ

LAGOA DO ARAÇÁ

DATA

11/02 domingo

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

FORRÓ RECEBA

CLARA SOBRAL

ORQUESTRA RECIFE DE BAMBAS com participação KARYNNA SPINELI, HELENA CRISTINA, GRACINHA DO SAMBA, LUISA PÉROLA

LARISSA LISBOA

VANESSA DA MATA

DATA

12/02 segunda-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

BANDA FORRÓ DUBÃO

QUINTETO VIOLADO

FIM DE FEIRA

SAMUEL ROSA

BENIL

DATA

13/02 terça-feira

ATRAÇÃO

Recife MCP – Matriz da Cultura Popular

ANDRÉ RIO

BANDA RUDHIA

PARALAMAS DO SUCESSO

LIA DE ITAMARACÁ

GAROTA ASSANHADA

Raquel Lyra participa da posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco

03/02/24

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
A governadora Raquel Lyra (foto) prestigiou a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nesta sexta-feira (2), no Palácio da Justiça. A gestora acompanhou a cerimônia que empossou o desembargador Ricardo Paes Barreto como presidente do tribunal para o biênio 2024/2026. Durante o evento, a chefe do Executivo estadual agradeceu pelo trabalho da presidência anterior do TJPE, em nome do desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, e disse que a instituição continuará em excelente gestão. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a solenidade.
 
“O Tribunal de Justiça de Pernambuco é uma instituição histórica, que garante a ética como princípio fundamental do comportamento dos agentes públicos. Que o povo pernambucano possa se sentir legitimamente representado pelos Poderes públicos, porque sem justiça social nenhuma das garantias, como saúde, educação e segurança, se sustentam. Por isso, é com grande satisfação que eu parabenizo os integrantes que tomam posse na nova Mesa Diretora, em nome do desembargador Ricardo Paes Barreto, com desejo de muito sucesso nessas ações, e também agradeço ao desembargador Luiz Carlos pelo seu empenho e dedicação à frente do TJPE”, destacou Raquel Lyra.
 
Ainda compõem a nova mesa os desembargadores Fausto Campos (1º vice-presidente), Eduardo Sertório (2º vice-presidente) e Francisco Bandeira de Mello (corregedor-geral da Justiça). “Este é um dia histórico e muito especial para mim e para os colegas que assumem a Mesa Diretora do biênio 2024/2026. Vamos prestar justiça com ainda mais eficiência, modernidade e inclusão, nos esforçando muito nesta gestão. Agradeço ao desembargador Luiz Carlos por tudo que ele fez pela Casa”, disse o novo presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto.
 
Em seu discurso, o desembargador Luiz Carlos Figueirêdo agradeceu pelos trabalhos de todos os integrantes enquanto esteve na presidência. “Tenho que agradecer, tenho a obrigação de fazer o meu melhor. E sem a ajuda dos Poderes públicos não teria conseguido”, registrou o desembargador.
 
Estiveram presentes na solenidade a senadora Teresa Leitão, os ministros Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), José Múcio Monteiro (Defesa) e André de Paula (Pesca e Aquicultura); o prefeito do Recife, João Campos; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Carvalho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, além de deputados federais e estaduais. 
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom