Seis jornalistas foram agredidos por bolsonaristas em invasão, diz sindicato

09/01/23
Metrópole/Francisco Dutra/Mariana Costa
blogfolhadosertao.com.br

1- Seis jornalistas foram agredidos por bolsonaristas em invasão, diz sindicato
2 -Sindicato e Federação dos jornalistas publicaram nota de repudio e acusam o GDF e as forças de segurança de inoperância durante invasão

Radicais - Metrópoles
Metrópoles

Pelo menos seis profissionais da imprensa foram agredidos por extremistas bolsonaristas durante a invasão dos Três Poderes, na capital brasileira, neste domingo (8/1), segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

Uma fotojornalista do Metrópoles que foi agredida e teve os pertences roubados durante as manifestações antidemocráticas de bolsonaristas.

Segundo o sindicato, um repórter da TV Band teve o celular destruído enquanto filmava o ato. Um repórter da Agência France Press foi roubado. Extremistas levaram equipamentos, documentos e o telefone celular.

De acordo com o sindicato, um repórter do jornal O Tempo foi agredido por criminosos que chegaram a apontar uma arma de fogo para ele, no Congresso Nacional.

O sindicato ainda informou que repórteres fotográficos da Folha e da Agência Reuters foram roubados. O SJPDF e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram as agressões e responsabilizam as forças de segurança por escalada de violência.

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Federação Nacional de Jornalistas manifestam seu mais profundo repúdio aos atos golpistas e terroristas ocorridos neste domingo na Esplanada dos Ministérios e à violência contra profissionais da imprensa, impedidos de realizar seu trabalho com segurança. Ao mesmo tempo, o Sindicato e a Fenaj se solidarizam com os e as colegas feridos/das durante o exercício da profissão. Já temos informação de ao menos seis colegas atacados, de diferentes veículos”, afirmaram as instituições.

Segundo ambos, os episódios de violência são consequência da inoperância do Governo do Distrito Federal (GDF), de setores da segurança pública e Forças Armadas. As instituições ressaltaram que pediram mais segurança para os profissionais de imprensa no DF.

Deixe um comentário