Raquel  visita o HR e diz que o prédio do hospital  “precisa de muitos cuidados para atender à população”

14/01/23

Além de se comprometer em reformar o HR, a governadora de Pernambuco pretende avançar na descentralização da saúde do Estado

Filipe Farias

Divulgação/SEI
Raquel Lyra visita o Hospital da Restauração – FOTO: Divulgação/SEI

A governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB), visitou, na tarde desta sexta-feira (13), o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na região central do Recife. Além de discutir sobre as prioridades da unidade com servidores, pacientes e acompanhantes, a chefe do Executivo estadual conheceu as emergências adulto e pediátrica, a unidade de queimados e o setor de imagem.

O diretor-geral da unidade, Petrus Andrade, recebeu Raquel Lyra, que foi acompanhada por sua vice-governadora, Priscila Krause, e da secretária de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti. “Conforme nos comprometemos em estar perto de quem mais precisa em Pernambuco, viemos visitar o Hospital da Restauração. Aqui, a gente vê que o prédio precisa de muitos cuidados para atender à população“, disse a governadora, que informou que sua gestão já está analisando as possibilidades legais para autorizar melhorias no hospital. “Nós estamos fazendo um diagnóstico do contrato referente à obra que está em andamento para colocar de pé o hospital que é a maior referência do Norte e Nordeste brasileiro. Vamos avançar com os mutirões de cirurgias e avançar na descentralização da saúde”, afirmou.

Durante a visita, a comitiva do governo ouviu as demandas de médicos, enfermeiros, servidores, pacientes e acompanhantes sobre as melhorias mais urgentes que devem ser feitas na unidade. “Viemos ver de perto a situação do hospital, andamos pelo setor de queimados, pediatria e emergências, e confirmamos que a necessidade do cuidado, de manutenção e descentralização dos serviços para atender também o interior do Estado”, reforçou a vice-governadora Priscila Krause.

Já a secretária de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti, acredita que é preciso manter os leitos de retaguarda que já existem, mas também criar novos em outras regiões para descentralizar a enorme demanda do Hospital da Restauração. “Atualmente, a Restauração é o único hospital que atende urgência e emergência 24h em todo o estado. Precisamos estabelecer uma rede de referência, construindo novos hospitais pelo estado, mas também referenciando aqueles que já existem para as áreas que são críticas dentro do HR, como neurocirurgia, por exemplo”, apontou.

Petrus Andrade, diretor-geral da unidade, ressaltou a importância do Hospital da Restauração para a população pernambucana. “Sem dúvida, o HR é o principal hospital da rede de saúde de Pernambuco e concentra algumas especialidades que são referências em todo o Estado, como neurocirurgia, neurologia e cirurgia pediátrica”, comentou.

HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO

Fundado em 1969, o Hospital da Restauração concentra mais de 800 leitos, sendo uma referência para atender casos de queimaduras graves, intoxicação exógena e por animais peçonhentos, vítimas de violência e acidentes de trânsito. A emergência geral recebe, em média, 70 pacientes graves por dia oriundos de todos os municípios do Estado.

Ao todo, trabalham na unidade quase quatro mil servidores, sendo três mil profissionais de saúde, que realizam cerca de sete mil atendimentos ambulatoriais por mês. Na unidade, também são realizados em média seis mil atendimentos de emergência (clínica, geral e pediátrica), além de 800 cirurgias, sendo 300 eletivas e 500 de emergência.

Deixe um comentário