“O que Tarcísio quer esconder?”, questiona Haddad após revelação de áudio sobre tiroteio

25/10/22
247
blogfolhaosertao.com.br

 

Equipe de Tarcísio de Freitas pediu que cinegrafista apagasse imagens de tiroteio em Paraisópolis, onde o candidato teve a agenda interrompida alegando ter sofrido um atentado

www.brasil247.com - Haddad e Tarcísio de Freitas
Haddad e Tarcísio de Freitas (Foto: Reprodução/Facebook | Reprodução/TV Globo)
Fernando Haddad, candidato ao governo de São Paulo pelo PT, usou a sua conta no Twitter, nesta terça-feira (25), para provocar o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre a real intenção da sua equipe ao pedir que um cinegrafista apagasse as imagens do tiroteio em Paraisópolis, (favela da zona oeste de São Paulo),  no último dia 17. “O que Tarcísio quer esconder de você?”, escreveu Haddad, que também divulgou o áudio.
De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, as imagens do tiroteio foram gravadas pelo cinegrafista da Jovem Pan, quando Tarcísio visitava a sede de um projeto social que inaugurou um polo universitário na favela quando um tiroteio entre policiais e suspeitos terminou com uma morte.

“Uma reviravolta é muito difícil’, diz Lavareda sobre pesquisa Ipespe, que aponta vitória de Lula

25/10/22
Por 247
blogfolhadosertao.com.br

“Só um fato extraordinário poderia inverter a posição dos concorrentes”, afirma o cientista político: Lula tem 53% dos votos válidos  e Bolsonaro 47%.

www.brasil247.com - (Foto: Ricardo Stuckert | REUTERS/Lucas Landau | Reprodução/Youtube)

 O cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, do Ipespe, comentou a última pesquisa eleitoral do instituto (BR-08044/2022), divulgada nesta terça-feira (25), que aponta para uma vitória do ex-presidente Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição pelo Palácio do Planalto. Em votos válidos, o petista tem 53%, ante 47% de Bolsonaro.

Segundo Lavareda, “estabilidade é a marca” do levantamento. “A cinco dias da votação uma reviravolta é muito difícil. Nunca houve na última semana numa eleição presidencial no Brasil. Só um fato extraordinário poderia inverter a posição dos concorrentes”.

Ipec: Lula tem 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%

25/10/22

Da Redação
blogfolhadosertao.com.br
Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o TSE faz a contagem oficial da eleição
Bolsonaro e Lula: petista lidera pesquisa. (Alan Santos/Ricardo Stuckert/Flickr)
Bolsonaro e Lula: petista lidera pesquisa. (Alan Santos/Ricardo Stuckert/Flickr)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% dos votos válidos, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 46%, segundo a pesquisa Ipec, encomendada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira, 24. Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição. Em relação à pesquisa publicada no dia 17 de outubro, os números se mantiveram os mesmos.

Para a pesquisa, foram ouvidas 3.008 pessoas entre os dias 22 e 24 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-06043/2022.

  • Lula (PT): 54% (na última pesquisa era 54%)
  • Bolsonaro (PL): 46% (na última pesquisa era 46%)

Em uma pergunta estimulada, com os nomes apresentados em formato de lista aos entrevistados, Lula aparece com 50%, e Bolsonaro tem 43%. As pessoas que não sabem são 2%, brancos e nulos somam 5%.

Estimulada/votos totais
  • Lula (PT): 50% (na última pesquisa era 50%)
  • Bolsonaro (PL): 43% (na última pesquisa era 43%)
  • Branco e nulo: 5% (na última pesquisa era 5%)
  • Não sabe: 2% (na última pesquisa era 2%)
Quem ficou na frente no 1º turno?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno da eleição presidencial. Com 100% das urnas apuradas, Lula ficou com 48,43% dos votos válidos, e Bolsonaro, 43,20%, na votação do primeiro turno, realizado no domingo, 2.

Veja os detalhes do resultado

Para vencer em primeiro turno, um candidato precisaria de 50% dos votos válidos mais um, excluindo brancos e nulos.

  • Simone Tebet (MDB) teve 4,16% dos votos válidos;
  • Ciro Gomes (PDT) teve 3,04%;
  • Votos nulos e brancos somam 4,20%

Alexandre de Moraes dá 24h para campanha de BOLSONARO apresentar provas contra emissoras de rádio

25/10/22

Estadão

blogfolhadosertao.com.br

Segundo o ministro, apesar de ter buscado a Corte, a equipe jurídica da campanha do presidente não apresentou qualquer provaLucas Moraes

Alejandro Zambrana/Secom TSE
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes – FOTO: Alejandro Zambrana/Secom TSE
Após o ministro das Comunicações, Fábio Faria, convocar a imprensa para apresentar acusações contra rádio de todo o País, por supostamente não veicularem inserções do candidato Jiar Bolsonaro (PL), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexadre de Moraes, classificou as denúncias como “extremaente graves”, mas “sem base documental”. O ministro determinou prazo de 24h para apresentação de provas. 

“Determino, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, que a coligação requerente ADITE a petição inicial com a juntada de provas e/ou documentos sérios que comprovem sua alegação, sob pena de indeferimento da petição inicial por inépcia e determinação de instauração de inquérito para apuração de crime eleitoral praticado pelos autores”, decidiu Moraes.

“Tal fato é extremamente grave, pois a coligação requerente aponta suposta fraude eleitoral sem base documental alguma, o que, em tese, poderá caracterizar crime eleitoral dos autores, se constatada a motivação de tumultuar o pleito eleitoral em sua última semana”, continuou Moraes.

Segundo o ministro, apesar de ter buscado a Corte, a equipe jurídica da campanha do presidente não apresentou qualquer prova.

“Os fatos narrados na petição inicial não foram acompanhados de qualquer prova e/ou documento sério, limitando-se o representante a juntar um suposto e apócrifo “relatório de veiculações em Rádio”, que teria sido gerado pela empresa “Audiency Brasil Tecnologia””, alegou Moraes no despacho.

DENÚNCIA DE FÁBIO FARIA

Na noite desta segunda-feira (24), Fábio Faria convocou a imprensa para um pronunciamento. 

“Em auditoria realizada após uma denúncia, foi levantado que várias rádios publicaram mais inserções do PT do que do presidente Bolsonaro. De 7 a 21 de outubro, após dupla checagem, foi levantado o número de 154 mil inserções a menos para a campanha do Bolsonaro”, relatou o ministro.

Apesar de estar com papéis em mãos, Faria não apresentou uma denúncia formal ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela fiscalização. Apenas disse ter informado o fato ao ministro Alexandre de Moraes, em conversa informal.

“Essa é uma grave violação do sistema eleitoral! Estamos indignados e estamos tomando as medidas cabíveis junto ao TSE. Nós, que preservamos a democracia e direito de igualdade, queremos uma campanha limpa e justa”, reiterou, a menos de uma semana para a votação do segundo turno.

TSE suspende propaganda de Bolsonaro que acusa Lula de ser o corrupto e ladrão

25/10/22

Por Estadão Conteúdo

blogfolhadosertao.com.br

Na decisão, a ministra cita três precedentes recentes da Corte que impedem a campanha de Bolsonaro à reeleição de atacar o petista com alegações de corrupção

RICARDO STUCKERT E EVARISTO SA/AFP
Lula e Bolsonaro – FOTO: RICARDO STUCKERT E EVARISTO SA/AFP

A ministra Maria Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta segunda-feira, 24, a suspensão de propaganda do presidente Jair Bolsonaro (PL) que acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ser corrupto”, “ladrão” e “orquestrador” do maior esquema de corrupção do País. Na decisão, a ministra cita três precedentes recentes da Corte que impedem a campanha de Bolsonaro à reeleição de atacar o petista com alegações de corrupção.

No último dia 10, a Corte decidiu, por unanimidade, que as acusações de “corrupto” e “ladrão” a Lula ferem a “legislação eleitoral regente e a regra de tratamento fundamentada na garantia constitucional da presunção de inocência ou não culpabilidade”. Em sua decisão nesta segunda, a ministra Gallotti ainda negou direito de resposta a Lula pelos ataques da campanha de Bolsonaro e impediu o presidente de repetir as ofensas.

A Coligação Brasil da Esperança, que apoia a candidatura de Lula, apresentou ação ao TSE contra a propaganda de Bolsonaro que chama Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) de “farinha do mesmo saco” por terem declarado apoio ao ex-presidente no segundo turno. A peça publicitária reproduz falas de Ciro em que ele diz ter conhecimento de que Lula é corrupto e um “grande corruptor”.

A campanha de Lula acusou Bolsonaro de ter transmitido “falsa conclusão” e “fatos sabidamente inverídicos” com o objetivo de “influir na lisura do processo eleitoral”, por meio da ‘produção artificial de estados mentais, emocionais e passionais no eleitorado”.

Pesquisa: Marília e Raquel terão disputa acirrada para Palácio das Princesas

25/10/22

Blogda Folha

blogfolhadosertao.com.br

 

Levantamento da Potencial Pesquisa, em parceria com a Folha de Pernambuco, mostra empate técnico
Raquel Lyra e Marília Arraes

O levantamento para o Governo de Pernambuco realizado pela empresa Potencial Pesquisa, em parceria com a Folha de Pernambuco, aponta a candidata Raquel Lyra (PSDB) com 50,1% da intenção de votos estimulada. Marília Arraes (Solidariedade) aparece com 46,3%, configurando empate técnico no limite da margem de erro que chega a 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Mil pessoas, de todas as regiões do Estado, foram entrevistadas por telefone, entre os dias 19 de outubro e 24 de outubro de 2022.

Mulheres
Maioria dos que responderam o levantamento é mulher (53,6%), contra 46,4% de homens. O maior percentual (24,5%) se concentra na faixa etária de 45 a 59 anos e o menor (1,7%), entre 16 e 17 anos. A partir dos 70 anos, o eleitor não é mais obrigado a votar, mas 58 (5,8%) deles, até os 79 anos, e 2,6% com idade superior a 79 anos foram entrevistados. 20,7% têm de 25 a 34 anos e outros 20,7%, de 35 a 44. De 60 a 69 anos de idade, o índice chega a 10,6%; 8,4%, de 21 a 24 anos, e 5%, de 18 a 20 anos.
Entre as pessoas consultadas, 25,5% disseram ter ensino médio completo; seguidas por 24,1% com fundamental incompleto; e 15,6% com ensino médico incompleto; 10,9% delas apenas leem e escrevem; 7,9% têm o superior completo, enquanto 6,7% se declararam analfabetas; 4,8% fizeram o fundamental completo e 4,5% não concluíram o ensino superior.

Levantamento Pontual Pesquisa/Folha de Pernambuco

Renda mensal
Sobre a renda mensal familiar, 594 pessoas (59,4%) afirmaram ter até dois salários mínimos como renda mensal; 271 recebem mais de dois e até cinco salários mínimos; 80 mais de cinco e até dez salários; e 55 entrevistados declararam renda mensal superior a dez salários mínimos. Maioria dos entrevistados (24,4%) vivem na Região Metropolitana; 17, 4% estão no Recife e 12% no Agreste Central. Na Mata Norte estão 8,2% dos consultados, enquanto 7,4% vivem no Agreste Meridional; 6,2% na Mata Sul e 6,2% no Agreste Setentrional. No Sertão foram 14,4%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o nº PE-06181/2022

Bibliotecas podem ter seção reservada a livros em Braille

25/10/22

 

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

 

Democratizar o acesso à leitura entre as pessoas com deficiência visual nas bibliotecas públicas, escolares e comunitárias do estado. Nesta segunda, a  Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa aprovou matéria com esse objetivo, de autoria do deputado Gustavo Gouveia, do Solidariedade. A proposta determina que os espaços de leitura tenham uma seção reservada para livros e materiais em Braille, sistema de escrita tátil usado por pessoas cegas ou com baixa visão. Relator da matéria no Colegiado, o deputado Tony Gel, do PSB, salientou a preocupação do autor em garantir o desenvolvimento intelectual das crianças e jovens com deficiência visual.

Nessa segunda, a Comissão de Justiça começou a analisar outras propostas relativas aos direitos das pessoas com deficiência. O projeto que trata da gratuidade em eventos culturais e esportivos para pessoas com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista – TEA e pessoas com Doenças Raras foi retirado de pauta em comum acordo entre o relator do texto, Antônio Moraes, do PP, e o deputado Aluísio Lessa, do PSB. Aluísio sugeriu que a iniciativa seja discutida em Audiência Pública com a participação de representantes do setor de eventos. A ideia é avaliar o impacto da gratuidade dos ingressos sobre o segmento.

O deputado também pediu a retirada de pauta do projeto que obriga as empresas do Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife e também do Transporte Intermunicipal a inserirem o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista nos locais que sinalizam a prioridade dos assentos.

Ainda durante a reunião dessa segunda, o presidente do Colegiado de Justiça, Waldemar Borges, do PSB, comentou a expectativa sobre a realização do segundo turno das eleições, no próximo dia 30. E repudiou a violência cometida pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson contra policiais federais no último domingo, no Rio de Janeiro. Borges defendeu que os políticos a favor da democracia, independentemente de posição partidária ou opção eleitoral, estejam alinhados em defesa do regime democrático.