Ipespe: Lula tem 49% dos votos válidos e mantém chances de vitória em primeiro turno

01/10/22

P>or 247

blogfolhadosertao.com.br

Em segundo lugar ficou Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O ex-presidente também ganha do seu adversário com uma diferença de quase 20 pontos percentuais no segundo turno

www.brasil247.com - Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: REUTERS/Felipe Iruata)A pesquisa Ipespe/Abrape, divulgada neste sábado (1º), mostrou o candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de votos válidos no primeiro turno. Em segundo lugar ficou Jair Bolsonaro (PL), com 35%.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) apareceu na terceira posição, com 8%, e Simone Tebet (MDB) na quarta, com 7%. Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB) ficaram com 1% cada.

Segundo turno

O ex-presidente vence Bolsonaro por 59% a 41% nos votos válidos em segundo turno. Nos votos totais, o placar ficou 55% a 38% a favor do petista. Brancos, nulos e os que disseram não votar em candidatura alguma somaram 6%, e não souberam ou não responderam, 1%

Foram entrevistados 1.100 eleitores por telefone no dia 30 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05007/2022.

Datafolha, Ipec, Quaest e Ipespe divulgam hoje últimas pesquisas para presidente 2022

01/20/22

P>or Amanda Azevedo/jc

blogfolhadosertao.com.br

Na véspera do primeiro turno, expectativa é pela divulgação das últimas pesquisas para presidente

RICARDO STUCKERT E MARCOS CORRÊA/PR
Lula lidera principais pesquisas para presidente. Bolsonaro vem em segundo – FOTO: RICARDO STUCKERT E MARCOS CORRÊA/PR-

DatafolhaIpecQuaest, CNT/MDA e Ipespe divulgam hoje as últimas pesquisas de intenção de voto para presidente antes do primeiro turno das eleições 2022, neste domingo (2).

O primeiro levantamento deste sábado (1º) vai ser o do Instituto MDA contratado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), às 9h. Em seguida, às 10h, deve sair o do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), com 1.100 entrevistados.

Quaest Pesquisa e Consultoria publica sua última rodada contratada pela Genial Investimentos, com 2.000 pessoas ouvidas, no começo da noite.

Última pesquisa Datafolha para presidente

A nova pesquisa do instituto Datafolha para presidente tem publicação prevista para as 17h30.

O levantamento, contratado pela Folha de S.Paulo e TV Globo, vai trazer a opinião de 12.800 eleitores de todas as regiões do País.

A última pesquisa Datafolha foi publicada nessa quinta (29), e mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) liderando com 48% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha 34%.

No caso de um segundo turno em 30 de outubro, Lula venceria Bolsonaro com 54% contra 39%.]

Considerando-se somente os votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, Lula tinha 50%, e Bolsonaro, 36%.

Para vencer as eleições, é necessário ter a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% mais um.

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas nessa pesquisa.

Última pesquisa Ipec para presidente

O Jornal Nacional vai divulgar a nova pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo a partir das 20h30. Estão sendo ouvidos 3.008 eleitores.

O levantamento mais recente do Ipec, do dia 26 de setembro, apresentou Lula com com 48% das intenções de voto, ante 31% de Bolsonaro.

Levando em conta apenas os votos válidos, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 34%.

O Ipec entrevistou 3.008 eleitores.

Animação total, caminhadas, carreatas e comícios relâmpagos marcam encerramento da campanha de Gonzaga Patriota

01/10/22

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Os últimos dias de compromissos eleitorais do candidato à reeleição Gonzaga Patriota (Fotos -PSB) foram marcados por uma intensa agenda, percorrendo os municípios de Tabira, Santa Cruz da Venerada, Petrolina, Santa Maria, Lagoa Grande, Cabrobó e Salgueiro. Patriota se dedicou a participar de caminhadas nas feiras, carreatas e comícios itinerantes fazendo uma prestação de contas do seu mandato e levando as suas propostas para os eleitores.
Em ritmo acelerado, devido à empolgação dos populares, Gonzaga Patriota caminhou lado a lado com as pessoas, distribuindo sorrisos e abraços, tirando fotos e ouvindo os anseios da população para tornar Pernambuco cada vez mais forte. Os compromissos do candidato, ao longo da campanha, tiveram muita receptividade e adesões. “Feliz com a forma que fui recebido em todo o Estado. A avaliação é muito positiva, foi uma caminhada longa, de muita luta, coragem e, principalmente, fé e trabalho. Estamos chegando ao fim dessa jornada, mas cientes dos compromissos assumidos e do trabalho que nos espera. Vou continuar de forma ética lutando por todos de Pernambuco”, disse Patriota.
O deputado vai encerrar sua campanha eleitoral neste sábado (1), em Lagoa Grande, depois segue para Petrolina, onde realiza uma carreata, saindo do bairro Vila Eduardo. A tarde estará no distrito de Rajada. No local, vai realizar visitas e um comício itinerante.

Datafolha divulga hoje (1º/10) última pesquisa para a Presidência

01/10/22
Por talita de Souza
blogfolhadosertao.com.br

A nova pesquisa será a maior já realizada pelo Datafolha: serão 12,8 mil pessoas com mais de 16 anos entrevistadas

 

Lula (PT), Bolsonaro (PL), Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) são os quatro presidenciáveis com maior preferência dos eleitores - (crédito: Miguel Schincariol/AFP)
Lula (PT), Bolsonaro (PL), Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) são os quatro presidenciáveis com maior preferência dos eleitores – (crédito: Miguel Schincariol/AFP)

O Instituto Datafolha divulga, neste sábado (1º/10), a última rodada da pesquisa que apura a preferência dos eleitores sobre os candidatos à Presidência. A um dia do primeiro turno das eleições, o levantamento pode dar uma expectativa mais aproximada do que será apurado nas urnas brasileiras no domingo (2/10). Os dados estarão disponíveis no site do Correio.

A nova pesquisa será a maior já realizada pelo Datafolha: serão 12,8 mil pessoas com mais de 16 anos entrevistadas. A amostra inédita é quase o dobro do número de eleitores entrevistados nas últimas apurações (6,8 mil).

Assim como no último levantamento, divulgado na quinta-feira (29/9), o Instituto deve divulgar, primeiro, os votos válidos — apurados após a exclusão dos brancos, nulos e do percentual de entrevistados que afirmam estar indecisos. É o percentual de votos válidos, de 50% mais um voto, que define a vitória de um candidato no primeiro turno.

O foco nos votos válidos, adotado pelo instituto, deve-se à proximidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em alcançar a marca necessária e encerrar a corrida eleitoral pela Presidência ainda no domingo.

No último levantamento, de 29 de setembro, o petista tinha 50% dos votos válidos, mesma marca atingida em 22 de setembro, na pesquisa anterior. É preciso considerar, no entanto, a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Assim, os votos válidos para Lula oscilam entre 48% e 52%.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado na disputa, marcava 36%. A marca é um ponto percentual acima da anterior, de 22 de setembro. Com a margem de erro, os votos válidos do chefe do Executivo oscilam entre 34% e 38%.

Ciro Gomes (PDT) marcou 6%, um a menos do que o levantamento de 22 de setembro, e Simone Tebet (MDB) manteve os 5% da última pesquisa.

Pesquisa anterior: Lula marcou 48% e Bolsonaro, 34%, na pesquisa estimulada

Ao levar em consideração os votos brancos e nulos, a última pesquisa estimulada do Datafolha, de quinta-feira (29/9), mostrou que os dois candidatos que lideram a pesquisa cresceram um ponto percentual cada. Lula marca 48%, antes tinha 47%; já Bolsonaro saiu de 33% e atingiu 34%.

O pedetista Ciro Gomes oscilou um ponto para baixo e marcou 6%. Simone Tebet (MDB) permaneceu com 5%.

Afinal, o Padre Kelmon é padre ou não?

01/10/22
Por Pupi Rosenthal
blogfolhadoseertao.com.br

O candidato a presidente do PTB causou controvérsia no debate

Figura controversa que ganhou notoriedade no último debate entre presidenciáveis, realizado na quinta-feira (29), na TV Globo, Kelmon Luis da Silva Souza virou candidato pelo PTB depois do nome escolhido pelo partido, o ex-deputado Roberto Jefferson teve sua candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa. O petebista se autodenomina Padre Kelmon e também de sacerdote. Mas qual a verdade sobre isso?

Anunciado pelo PTB, inicialmente como candidato a vice de Jefferson, Kelmon Souza é natural de Acajutiba, na Bahia, e tem 45 anos. No site do partido, ele foi descrito como uma pessoa “dedicada à igreja” desde criança e que, em 2003, resolveu seguir o caminho da ortodoxia – vertente do cristianismo, assim como a Igreja Católica Apostólica Romana, e que tem uma presença mais forte em outras regiões do mundo.

O perfil diz ainda que ele aceitou o desafio de criar, numa ilha da Bahia, uma missão ortodoxa e dali fazer surgir uma paróquia. No entanto, o nome do local não é divulgado e fala que, lá, ele conheceu o ex-deputado. Segundo o PTB, Kelmon é presidente do Movimento Cristão Conservador. “Em 7 de outubro de 2021, foi eleito pelo Santo sínodo da igreja como bispo e nesta mesma data, na cidade de São Paulo, fundou o Movimento Cristão Conservador Latino-Americano, assumindo como o seu primeiro Presidente. Será Sagrado Bispo em novembro de 2022 na sua cidade Natal, Salvador”.

Na Ortodoxia Oriental –, o Santo Sínodo é a autoridade máxima na igreja e formula as regras e regulamentos relativos a questões de organização da igreja, fé e ordem de serviço. No dia 14 de setembro, no entanto, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil emitiu um comunicado oficial, dizendo que Kelmon não integra nenhuma das “paróquias, comunidades, missões ou obras sociais” da instituição.

O documento, assinado pelo arcebispo Dom Tito Paulo George Hanna, afirma ainda que Kelmon “nunca foi seminarista ou membro do clero” da igreja em nenhum dos três graus da ordem (diácono, presbítero/padre e bispo), quer no Brasil ou em qualquer outro país. A nota diz ainda que o mesmo vale para suas igrejas irmãs: Igreja Copta Ortodoxa de Alexandria, Igreja Apostólica Armênia, Igreja Sirian Ortodoxa Malankara, Igreja Ortodoxa Etiope ou Igreja Ortodoxa Eritreia.

O petebista chegou a reclamar dessa nota e, segundo a sua legenda novamente, alegou ter documentos de sua ordenação em 2015, em São Paulo. Recentemente, após ele assumir a titularidade da candidatura, sua assessoria informou que ele integra a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru. Em seguida, divulgou uma carta de Ángel Ernesto Morán Vidal, chefe da organização religiosa, que diz que o candidato é “parte da nossa jurisdição eclesiástica”.

A reportagem visitou a página no Facebook da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, que foi criada em julho de 2020, e tem pouco mais de 700 seguidores. A maioria das postagens se referem a nomeações de membros do clero e são escritas em português. . Em uma delas, de outubro de 2021, é informado que Kelmon foi nomeado bispo eleito para o Brasil e que teria sido ordenado sacerdote em 2013. E não 2015 como ele alegou.

“Agora é no segundo turno”, afirma Raquel, após vencer outro debate

01/10/22

AscomPSDB

blogfolhadosertao.com.br

 

Na TV Jornal, Raquel se destaca como a mais preparada, por isso foi a única candidata a participar de todos os debate

 

 

O debate realizado pela TV Jornal, no final da manhã desta quinta-feira (29), deu uma nova oportunidade para a população de Pernambuco conhecer as propostas e identificar Raquel Lyra  (foto) como a melhor candidata para conduzir os destinos de Pernambuco.

Ao longo de todos os debates que participou, ao contrário de Marília Arraes, que faltou a todos os sete realizados, Raquel assumiu vários compromissos, a exemplo da construção de cinco maternidades, abertura de 60 mil novas vagas de creche, restaurantes populares fixos e móveis em todo o estado, redução da violência, apoio ao empreendedorismo com crédito popular, programa Mães de Pernambuco com um auxílio de R$ 300 mensais, geração de empregos e o maior programa de qualificação profissional da história, dentre muitos outros.

Raquel também mostrou que tem preparo, experiência e resultados concretos que transformaram a vida das pessoas. Prefeita de Caruaru eleita e reeleita, deputada estadual por dois mandatos, secretária de Infância e Juventude, delegada da Polícia Federal e procuradora do estado, Raquel deixou claro que para cada desafio que enfrentou na vida se preparou, e que está pronta para ser a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco.

Em sua mensagem final, Raquel convocou as pernambucanas e pernambucanos a multiplicar votos no melhor projeto para o futuro de Pernambuco. “Estamos há três dias da eleição. E eu quero agradecer a todos e a cada um que nos recebeu ao longo de toda essa caminhada. Eu trago aqui uma mensagem de esperança. É possível transformar a vida do nosso povo para melhor, com seriedade, com honestidade e compromisso. Faço uma grande convocação para você que acredita que sou instrumento da transformação que Pernambuco precisa, gerando oportunidades, sem deixar ninguém pra trás”, concluiu.

Foto: Américo Nunes