“Marília é candidata a governadora e precisa dar explicações sobre o Orçamento Secreto”, cobra Danilo

20/09/22

Ascom FPP

blogfolhadosertao.com.br

 

O candidato a governador Danilo Cabral (foto) cobrou, durante sabatina na Rádio CBN Recife, nesta segunda-feira (19), explicações à adversária Marília Arraes em relação às solicitações no orçamento secreto. O socialista levantou a hipótese de que a aliada de Paulinho da Força Sindical, por ter indicado as verbas, se aproximou da pauta bolsonarista. Danilo enfatizou que, embora as pessoas possam identificar quais deputados cadastraram pedidos, não há transparência quanto à liberação do dinheiro e os critérios de repasse. O nome de Lula em Pernambuco também cravou que, para alimentar essa usurpação da atribuição do Poder Executivo, o governo Jair Bolsonaro está cortando dinheiro de programas sociais, como o Farmácia Popular, que teve 60% do orçamento diminuído, prejudicando mais de 21 milhões de brasileiros.

“Repare o que aconteceu recentemente. Os recursos que estavam previstos para o (programa) Farmácia Popular no Brasil, R$ 2 bilhões, foram suprimidos para garantir recursos para o Orçamento Secreto. Ou seja, tiraram recursos do programa para distribuir com meia dúzia de parlamentares no Congresso”, disparou Danilo Cabral. “Eu tô cobrando de Marília porque ela é candidata a governadora. É por isso que falei de Marília, como falei de Miguel, como falo de Anderson. Quem solicitou precisa dar explicação”, reforçou o candidato de Lula.

Além de apontar o lado nocivo do Orçamento Secreto, com o desvio de recursos de programas sociais para atender interesses de parlamentares, Danilo explicou que essa prática, no Congresso Nacional, também está servindo de instrumento para cooptação de deputados para votar a favor de projetos de interesse do bolsonarismo. Para tanto, o ele  listou uma série de incoerências de Marília em relação a posições quanto à flexibilização do porte de armas, ao projeto de “fura-fila” da vacina da Covid-19 por parte de empresários e a renegociação da dívida do Fies, por exemplo.

“Esse recurso, além de ser usado para o varejo dos deputados, foi usado para formar base e cooptar parlamentares, muitas vezes, para votar a favor de propostas que nem sempre respondem aos interesses da população. Coincidência ou não, cabe a Marília explicar, ela mudou de posição ou deixou de ter posição em alguns temas centrais mais alinhados ao Centrão e ao bolsonarismo. Ela se ausentou da votação da flexibilização de armas, a principal pauta do bolsonarismo no Brasil. Coincidência ou não, Marília não participou. Ela se ausentou da votação do fura-fila da vacina. Coincidência ou não, Marília se ausentou. Teve a votação da renegociação do Fies. Coincidência ou não, Marília se ausentou”, enumerou Danilo.

Danilo lembrou que, diante da falta de dados, foi preciso uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), através da ministra Rosa Weber, obrigando que o orçamento secreto se tornasse “minimamente transparente”. “Sequer se sabia quem pediu e se sabia se foi liberado o recurso. Esse acesso a saber quem requisitou foi fruto de uma determinação do STF. Mas o mesmo sistema não permite saber o que foi ou não liberado. Ou seja, ainda não está transparente. Eu não sei se foi liberado”, completou Danilo.

——

 

Danilo: “chegou a hora, Surubim! Teu filho vai ser governador, Surubim”

 

Filho do Agreste, testado, aprovado e com entregas na região que se materializaram em melhoria da qualidade de vida das pessoas ao longo de mais de 35 anos de vida pública, o candidato a governador Danilo Cabral (foto) fez o maior ato político da história de Surubim, na noite desta segunda-feira (19). Visivelmente emocionado por estar em sua terra natal, o socialista agradeceu o apoio da prefeita Ana Célia e lideranças do município; e convocou a tropa para garantir a maior vitória da Frente Popular entre as 184 cidades pernambucanas nesta eleição. O nome de Lula em Pernambuco revelou aos apoiadores que as pesquisas apontam a sua ida para o segundo turno eleitoral e convocou as pessoas a unirem forças para chegar mais forte política e eleitoralmente. E decretou: “Essa eleição representa a oportunidade nunca vista antes na história de Surubim da gente, de fato, ter um filho dessa região governador de Pernambuco”.

Para representar um conjunto político que ao longo de mais de 50 anos vem promovendo transformações sociais e econômicas em Pernambuco, Danilo enfatizou que foi convocado pelas forças que compõem a Frente Popular, a mesma de um grande time de ex-governadores como Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos, para liderar o estado a um novo tempo de mudanças. “Eu não fui por vontade pessoal. Eu dediquei a minha vida a esse estado pelas diversas funções públicas que exerci e acumulei experiência política e administrativa e nós aprendemos a fazer. Fomos convocados pela Frente Popular pra representar uma história”, destacou o socialista. “Imaginar que um filho de Surubim recebeu o apoio desse que foi o maior presidente do Brasil, como Lula, me orgulha muito. É uma responsabilidade muito grande”, emendou Danilo, ressaltando que o seu palanque é o mesmo do ex-presidente Lula.

Danilo afirmou que pesquisas apontam o sentimento que está presente no estado e que a Frente Popular terá o espaço no segundo turno. Ele convocou as pessoas a pedirem mais votos para que esse projeto cresça ainda mais e ganhe mais força para enfrentar a segunda etapa. “As nossas pesquisas já nos colocam no segundo turno. A verdade é essa. Mas nós precisamos chegar no segundo turno com mais força política e forte eleitoralmente”, destacou.

O candidato de Lula frisou que tem andado todo Pernambuco e que o cansaço tem alimentado a alma e o animado para conquistar a maior vitória da história do estado. “Eu tenho andado muito nesse estado, não tem sido fácil. É cansativo, exige renúncia, exige dedicação, exige capacidade de estar presente na vida das pessoas. Terminamos o dia esgotados fisicamente, mas é cansaço que tem alimentado a minha alma. Quanto mais cansado eu fico nessa caminhada, mas animado eu fico de ser governador de Pernambuco”, finalizando fazendo um pedido à população: “Eu queria ter uma grande alegria de ter em Surubim a maior vitória dos 184 municípios do estado. É algo que nós ficaríamos muito felizes!”

Liderando a prefeitura na terra natal do futuro governador de Pernambuco, a prefeita Ana Célia cravou que Danilo representa a esperança para o estado e que, junto com o presidente Lula, vai trabalhar para fazer o reencontro de Pernambuco com o Brasil. “Danilo é a esperança na política e um grande parceiro, por toda a sua dedicação, como grande deputado federal, secretário e tantas outras funções. Esse povo que está aqui reconhece o seu no trabalho e tem o orgulho de dizer que esse grande líder da Frente Popular é um surubinense, que estudou na escola Lourenço Ramos e que vai, junto ao presidente Lula, é a renovação da esperança”, declarou.

Foto: Marcus Mendes

—–

Deixe um comentário