13/08/22
Ricardo Bezerra
blogfolhadosertao.com.br
Com a redução, aproximadamente 150 mil crianças estão aptas para receber as duas doses do imunizante
Em julho, Recife havia iniciado a campanha de vacinação com crianças de quatro anos – Foto: Ikamahã/Sesau
As crianças com idade a partir de três anos poderão, a partir desta sexta-feira (12), ser imunizadas contra a Covid-19. A redução veio após uma reunião envolvendo representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e gestores municipais, que buscou definir os próximos passos da campanha de vacinação em Pernambuco.
Ainda no mês de Julho, Pernambuco havia iniciado a campanha de vacinação de crianças com, no mínimo, quatro anos de idade. Com a nova redução, aproximadamente 150 mil crianças já estão aptas a receber as duas doses do imunizante, que deverão ser aplicadas com um intervalo de 28 dias. O movimento se tornou possível após a ampliação dos estoques da vacina Coronavac/ Butantan no estado.
“Diante da procura pela vacinação pelo público formado por crianças com 4 anos, que foi muito aquém do que se esperava, discutimos a situação tecnicamente e aprovamos junto aos gestores municipais a recomendação da redução da faixa etária. Tal medida visa oportunizar o acesso à proteção ofertada pela vacina a mais pessoas, visto que o Ministério da Saúde informou aos Estados que pretende enviar nova remessa dos imunobiológicos da Coronavac no mês de setembro”, declarou o Secretário Estadual de Saúde, André Longo.
Com a busca pelo imunizante não atingindo a expectativa de público esperada, cidades ainda possuem vacinas que deveriam ter sido utilizadas na campanha disponíveis em seus estoques.
De acordo com a Superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, e informações encaminhadas pelos municípios para o Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), apenas 13.597 mil crianças com quatro anos de idade receberam a primeira dose da vacina, de um público estimado de 154.355. “Não podemos perder tempo quando o assunto é proteger nossas crianças”, afirma.