Ciro Gomes: “Quero projetar o Brasil para ser um novo Portugal”.

24/08/22

blogfolhadosertao.com.br

Em 2022, é a quarta vez que Ciro disputa eleições como candidato à presidência da República.

EVARISTO SÁ / AFP
Ciro Gomes aparece com com 8% das intenções de voto na nova pesquisa Datafolha – FOTO: EVARISTO SÁ / AFP

Ciro Gomes (PDT) é o entrevistado pelo Jornal Nacional de hoje (23). Ele é o segundo candidato da série de entrevistas com os candidatos mais bem colocados nas pesquisas até agora divulgadas.

Ao final da entrevista, Ciro Gomes afirma que quer “projetar o Brasil para os próximos 30 anos para que o País se torne um novo Portugal” em termos de indicadores de desenvolvimento.

Por outro lado, o candidato diz que, caso eleito, abrirá mão da reeleição em troca do apoio político necessário para as reformas estruturais que planeja.

De acordo com o pedetista, a reeleição faz com que os presidentes “se vendam aos grupos políticos e econômicos” que apoiarão as suas candidaturas e favorece a corrupção. Por isso, não tem interesse em disputá-la.

Ciro acha mais interessante fazer um governo que tenha alta aprovação popular e encaminhar um sucessor do que se reeleger. Em 2022, é a quarta vez que Ciro disputa eleições como candidato à presidência da República.

Questionado por William Bonner se, ao fim de um mandado exitoso o presidente que se torna cabo eleitoral de seu sucessor não estaria sujeito à mesma lógica de apoios da disputa a reeleição, Ciro disse que seria “diferente”, mas não deu detalhes sobre essa diferença.

Deixe um comentário