Deputado federal Wolney Queiroz é  novo líder da Oposição

17/02/22

Por Renata Bezerra de Melo

blogfolhadosertao.com.br

 

1 -Costuras passaram por conversa com Gleisi Hoffmann, porque petistas pleiteavam vaga

2 -Wolney Queiroz foi indicado pelo PDT e referendado por mais cinco partidos

 

Indicado pelo PDT, o deputado federal Wolney Queiroz  (foto)  teve nome referendado, ontem, por mais cinco partidos, PT, PSB, PCdoB , Rede e PSOL, para estar à frente da liderança da Oposição na Câmara Federal ao longo de 2022. Até então, o parlamentar, que preside o PDT em Pernambuco, era líder do seu partido, função que assumiu ainda em 2020 e para a qual foi reeleito.

A reunião que definiu a escolha do pernambucano se deu na liderança da minoria, ontem, às 12h. As costuras prévias, no entanto, se estendem desde o ano passado. Ainda na última terça-feira (15) à noite, o deputado federal Marcelo Freixo, até então líder da Minoria, informou, ao presidente da Casa, Arthur Lira, que faria, ali, na tribuna, uma homenagem a Wolney, registrando que o pedetista estava passando a liderança do partido ao deputado André Figueiredo.

“Wolney exerceu com grandeza, com coragem, com capacidade de liderança e com diálogo, num momento difícil, deputado Arthur Lira, de pandemia e retrocesso no País, momento de ameaça à democracia e de um governo autoritário. Por isso foi tão importante a liderança de Wolney à frente do PDT, para todos os deputados de Oposição. Obrigado, Wolney, pela sua coerência, diálogo, inteligência, liderança, fundamental nesse plenário e nesse Congresso”, enalteceu Freixo, pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro pelo PSB.

O detalhe é que o PT chegou a alegar que, pelo volume de sua bancada, teria direito a exercer a liderança da Oposição, o que exigiu articulação nos bastidores, através da qual a legenda abriu mão do espaço em favor do pedetista.

A referida negociação passou por conversa com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o martelo foi batido na noite da terça (15), mesmo dia em que Freixo cuidou de homenagear o pernambucano.

Nas coxias, se diz é que os petistas fizeram o gesto porque o nome em questão era o de Wolney, o que sinaliza a boa relação do pedetista com o PT. Em Pernambuco, o PSB, que anuncia Danilo Cabral na próxima segunda (21), como a coluna registrara ontem, ainda não bateu o martelo nos nomes que vão ocupar as vagas do Senado e de vice na chapa da Frente Popular e Wolney é um dos cotados no páreo da corrida pela Casa Alta.

Há uma corrente na aliança defendendo que o PT apoie um nome de partido aliado para vaga do Senado, o que é improvável, mas não é de todo descartado em conversas reservadas.

Anúncio sem ato

Conforme a coluna registrara ontem, o anúncio do deputado Danilo Cabral como pré-candidato a governador será realizado na próxima segunda (21). O comunicado, em função das restrições exigidas pelas pandemia da Covid-19, se dará na presença dos presidentes de partidos da Frente Popular, mas sem um ato festivo. A projeção é que haja apenas uma coletiva de Imprensa.

Roteiro >

Hoje, Danilo Cabral vai à mesa com os dirigentes do Solidariedade, Augusto Coutinho, do Republicanos, Silvio Costa Filho, e do PP, Eduardo da Fonte. Antes, dialogou com André de Paula (PSD), Sebastião Oliveira (Avante) e com Eriberto Medeiros, presidente da Alepe.  Ele dá sequência à série de conversas que Paulo Câmara teve com os partidos. O circuito se encerra amanhã.

Day after > Em entrevista à Rádio Jornal Petrolina, ontem, Luciano Bivar confirmou a pré-candidatura de Miguel Coelho. “Em Pernambuco, nós teremos uma candidatura própria com certeza. Miguel faz parte do União Brasil, é o pré-candidato”, afirmou.

Deixe um comentário