06/09/21
Por Marjourie Corrêa
blogfolhadoserto.com.br
Pelo placar de 1 a 0, Tricolor foi derrotado e vê chances de espacar do rebaixamento cada vez menores
Há quatro jogos sem perder e vindo de uma vitória no sufoco, o Santa Cruz foi até Belém tentando manter esse ritmo e engrenar na competição, mas não obteve sucesso na missão. Pela 15ª rodada, o Tricolor foi derrotado pelo Paysandu neste domingo (05), no Estádio da Curuzu, pelo placar de 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Marino. Com o resultado, a Cobra Coral segue enraizada na lanterna da Série C e as chances matemáticas vão diminuindo.
Primeiro tempo
Assim que a bola rolou, parecia que seria um duelo intenso e equilibrado. Já no primeiro lance, uma dividida duríssima entre Wallace Pernambucano, que saiu sangrando, e Victor Sallinas, que ficou caído no gramado, paralisava a partida.
Mas a tensão foi se dissipando ao longo dos minutos. Trabalhando melhor a bola, trocando mais passes, o elenco de Roberto Fonseca ficou mais próximo de abrir o placar, enquanto o Santa Cruz de Roberto Fernandes se colocava para a frente por meio de ligações direta. Foram seis finalizações do Papão contra apenas duas da Cobra Coral.
Depois do intervalo
Já no primeiro minuto da segunda etapa, o Papão desperdiçou uma chance claríssima de gol. De frente para a meta de Jordan, ele mandou a bola para fora. Depois do susto, o Santa Cruz tentou se impor. Construindo jogadas em velocidade, até chegou ao gol, com Pipico, mas a arbitragem marcou o impedimento.
Na sequência, mais uma chegada coral, com Wallace Pernambucano sendo acionado, mas mandando a bola para fora.
Se parecia que o Santa Cruz estava em amplo crescimento no jogo, Ruy, o motor do Paysandu pelo meio campo, tratou de frustrar as investidas da equipe pernambucana. Encarando os adversários no setor intermediário, ele deixou dois marcadores para trás, e mandou a bola para Leandro Silva, que cruzou para Marino, que se recuperou do gol perdido no primeiro minuto e abriu o placar aos 13.
No desespero, Santa Cruz se lançou ao ataque, dando mais espaços para o Paysandu, que controlava a posse de bola, sem muita ansiedade para responder, já que estava à frente no placar e usava o tempo a seu favor.
Perto do final da partida, dois jogadores foram expulsos. Maycon Lucas, do Santa Cruz, que deixou uma mão no rosto de Paulinho, e o próprio Paulinho, que exagerou na cena e na reclamação.
Placar parecia encaminhado quando Danrlei surgiu sozinho na frente de Jordan, mas finalizou em cima do goleiro, que fez uma grande defesa e manteve a Cobra viva na partida até o final.
Em contrapartida, o ataque Coral não foi eficiente para buscar o empate e o jogo terminou com os três pontos para os donos da casa, que assumem a vice-lideranç da competição. Já o Santa Cruz, que não larga a lanterna de jeito nenhum, vê as chances de escapar do rebaixamento para a Série D cada vez menores.
Como fica
Com o resultado, o Santa segue na lanterna do grupo A, com 11 pontos. Já o Paysandu foi a 24 e virou o vice-líder. O próximo compromisso da Cobra é contra o Altos, no próximo sábado, às 17h, no Arruda.
Ficha do jogo
Paysandu 1
Victor Souza; Leandro Silva, Denilson, Victor Sallinas e Diego Matos; Marino, Paulo Roberto (Paulinho) e Ruy (Jhonnatan); Luan Santos (Laércio), Marlon (Robinho) e Rafael Grampola (Danrlei). Técnico: Roberto Fonseca.
Santa Cruz 0
Jordan; Lucas Rodrigues, Breno Calixto, William Alves e Leonan (Gilmar); Maycon Lucas, Vitinho (Rondinelly) e Jailson; Levi (Frank), Pipico e Wallace Pernambucano (Bruno Moraes). Técnico: Roberto Fernandes.
Local: estádio da Curuzu, em Belém (PA)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Gustavo Rodrigues de Oliveira (ambos de SP)
Gols: Marino, aos 13’2T (Paysandu)
Cartões amarelos: Vitinho, Roberto Fernandes (Santa Cruz) | Marino (Paysandu)
Cartões vermelhos: Maycon Lucas (Santa Cruz) | Paulinho (Paysandu)