10/09/21
AscomAlepe
blogfolhadosertao.com.br
Paulo Freire completaria 100 anos de nascimento no próximo dia 19 de setembro. A data será marcada por uma série de eventos, anunciados nesta quarta, durante a reunião da Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa para organizar as homenagens ao educador pernambucano. A partir do dia 16 até o domingo 19, o Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas vai promover um colóquio internacional online para debater o pensamento freireano. A programação inclui 23 mesas de diálogos, lançamentos de livros e apresentação de trabalhos.
Na sexta-feira 17, à tarde, haverá a entrega da Medalha Mérito Educacional Educador Paulo Freire, do Conselho Estadual de Educação. A atividade será no auditório da Alepe, com público presencial limitado devido ao protocolo de prevenção da Covid-19, e transmissão ao vivo pela internet. No dia 20 está prevista a inauguração do Memorial Paulo Freire, na biblioteca da Assembleia Legislativa, no Recife, como explica a coordenadora do colegiado temporário, a deputada Teresa Leitão, do PT.
“É a Casa quem está fazendo, através da Comunicação. Está bem bonito, faltam só alguns ajustes. A gente se inspirou numa foto do monumento a Paulo Freire, que está lá no campus da Universidade Federal, e o pessoal montou a partir dali um memorial”.
O pensamento freireano vai inspirar, ainda, o Seminário de Educação do Poder Legislativo, que deve ser realizado até o início do mês de outubro, com data ainda não definida. Haverá a entrega da premiação dos estudantes vencedores do concurso de redação promovido pela Secretaria de Educação e o lançamento do livro da Cátedra Paulo Freire, da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com a Cepe.
A Cepe deve lançar uma segunda publicação sobre Paulo Freire na Feira Literária Infantil, Flitin, em outubro. O educador também é tema da edição de setembro da revista Continente Multicultural, lançada recentemente.