26/09/21
Por William Tavares
blogfolhadosertao.com.br
Timbu estava segurando empate até os 52 minutos, mas sofreu o revés e amargou a quarta derrota seguida na Série B 2021
A torcida do Náutico gostaria de ver duas novidades no Baenão: uma nova escalação e a presença do técnico Hélio dos Anjos no banco de reservas. Apenas a primeira foi possível. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não liberou a presença do comandante por questões jurídicas. O auxiliar Marcelo Rocha estava à beira do gramado.
Em campo, um Náutico bastante modificado. Yago e Carlão na zaga, Breno Lorran na lateral esquerda. Júnior Tavares no meio-campo e Álvaro ganhando espaço no ataque, com Vinícius. A principal mudança, todavia, foi na postura. Marcando alto, o Timbu pressionou os mandantes, acelerando o jogo principalmente pelas laterais. De fora da área, Jean e Trindade quase marcaram.
A pressão do Náutico foi diminuindo a partir da metade do primeiro tempo. O Remo cresceu e passou a explorar as costas de Hereda. Por duas vezes, os paraenses criaram lances reais de gol da mesma forma: avanço pela esquerda e cruzamento rasteiro para quem chega pelo meio. Em ambas, os defensores alvirrubros conseguiram desviar as finalizações para evitar o gol.
Com Álvaro apagado – posteriormente ele foi substituído por Giovanny – , Vinícius acumulou também a função de pivô no ataque do Náutico. Os visitantes seguiam trocando passes no campo ofensivo, mas sem a mesma velocidade do início da primeira etapa. No Remo, o perigo morava nos contra-ataques. Em um deles, Lucas Tocantins chutou, a bola resvalou na defesa e por pouco não entrou.
Em uma dividida com um atacante do Remo, o goleiro Alex Alves levou a pior e deixou o gramado para a entrada de Jefferson. Minutos depois, a rede alvirrubra foi balançada. Após escanteio, Jansen subiu mais alto que a zaga e testou para o gol. O lance, porém, foi invalido por conta da saída da bola pelo alto, antes da conclusão da jogada. Mas deveria ter servido de alerta.
Aos 52, após expulsão de Carlão, o Remo teve outra chance na jogada aérea. Gedoz cobrou escanteio, Jefferson desviou e marcou o gol da vitória no apagar das luzes, para a euforia da torcida do Remo e frustração dos alvirrubros.
Ficha técnica
Remo 1
Thiago Coelho; Wellington Silva (Thiago Ennes), Rafael Jansen, Marlon e Raimar; Lucas Siqueira (Neto Moura), Arthur, Marcos Júnior (Pingo) e Felipe Godez; Victor Andrade (Jefferson) e Rafinha (Lucas Tocantins). Técnico: Felipe Conceição.
Náutico 0
Alex Alves (Jefferson); Hereda, Yago, Carlão e Breno; Rhaldney (Djavan), Trindade, Júnior Tavares (Marciel) e Jean Carlos; Álvaro (Giovanny) e Vinícius. Técnico interino: Marcelo Rocha
Local: Baenão (Belém/PA)
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE). Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite e Eleutério Felipe Marques Junior (ambos do CE)
Gols: Jefferson (aos 52 do 2ºT)
Cartões amarelos: Wellington, Lucas Siqueira, Jefferson (R); Carlão (N)
Cartão vermellho: Carlão (N)